Inovação no campo: o poder da Inteligência Artificial no agronegócio
Por Pedro Ica
Com a evolução da tecnologia, a modernização de processos tonou-se
primordial para as empresas manterem-se competitivas no mercado. Seja qual for
a área, apostar em inovação é a chave para ter bons resultados e atrair boas
oportunidades de negócios. No agronegócio, o cenário não seria diferente. De
acordo com relatório desenvolvido pela consultoria 360 Research & Reports,
o mercado global de agricultura digital deve crescer 183% em relação a 2019,
atingindo o valor de US$ 8,33 bilhões, até 2026.
A pesquisa ainda prevê uma média de crescimento de 15,9% ao ano neste
período. Analisando este contexto, podemos observar que soluções que apoiam o
gerenciamento do campo e a otimização de processos têm ganhado espaço no
segmento, ajudando a transformar rotinas em diferentes esferas dos ambientes
rurais. Desta forma, a Inteligência Artificial no campo
pode ser aplicada desde o aprendizado de máquina e visão computacional, até a
análise preditiva. Há ainda a segmentação por aplicativos que envolvem a
agricultura de precisão, monitoramento de gado e robôs agrícolas.
Como a Inteligência Artificial pode ajudar a superar os desafios na
agricultura
A aplicação de Inteligência Artificial impacta diretamente o dia a dia
do agricultor. Com essa tecnologia em mãos, o profissional tem um auxilio
qualificado na melhor tomada de decisão, garantindo assim, o fácil acesso aos
principais mercados, insumos, dados, e até mesmo, consultoria, empréstimos e
seguros. Isto contribui diretamente na economia agrícola por meio de maior
renda e custos de insumos otimizados, bem como na redução do risco de
agricultura por meio de intervenção imediata de dados, que pode ser muito
benéfico para a agricultura familiar e pequeno fazendeiro, por exemplo.
O uso de soluções disruputivas ainda pode ajudar a rastrear dados de
aplicações de entrada, áreas em produção, limites de fazendas, perfis de
agricultores, saúde do solo, clima e regiões, além de criarem uma cadeia de
valor analisando ações pré e pós-colheita, qualidade, notas, rastreabilidade e
perdas, e, ainda, os mercados de varejo e exportação. Mas, afinal, como fazer
com que a adoção de Inteligência Artificial seja uma realidade cada vez mais
presente no agronegócio?
O avanço da Inteligencia Artificial no agronegócio
Para fomentar a inovação no campo, é fundamental que os profissionais
rurais tenham acesso às informações que reforcem as vantagens da digitalização,
da Inteligência Artificial, mecanização agrícola e Machine Learning. Assim, os
agricultores conseguirão ter o melhor treinamento para saber como lidar com as
tecnologias disponíveis não apenas no cultivo, mas também, em todo o processo
de planejamento de trabalho.
Neste contexto, as AgriTechs têm investido em esforços digitais. Essas
startups, ao fornecer soluções atuais e relevantes centradas em dados, têm o
poder de potencializar negócios de pequenos produtores bem como, grandes
proprietários de fazendas, promovendo uma mudança significativa, otimizando a
gestão e inibindo perdas ao longo de toda a cadeia de valor, desde o preparo da
terra e plantio, até a entrega do produto ao consumidor final. Além, é claro,
do controle de alimentos, que reflete no bolso do agricultor gerando maior
renda.
Além disso, um dos cenários em que a inovação no campo tem uma atuação
promissora, é na combinação de análises de dados com sensores em tempo real e
observação de drones. A partir dessa união, é possível automatizar a
pulverização de pesticidas e pragas nos campos. Desta forma, ao pulverizar um
determinado espaço, o processo torna-se mais eficaz e exato com relação a área,
bem como a quantidade de substância utilizada.
É fato que a digitalização é uma realidade que chegou para transformar
as empresas brasileiras. No âmbito do agronegócio, o uso das tecnologias e
dados corretos traz maior autonomia ao agricultor, que agora pode contar com um
auxilio qualificado para a melhor tomada de decisões. Através de soluções como
Inteligência Artificial, é possível mapear o andamento completo de todo o
processo agrícola, resultando em maior economia e rentabilidade aos agricultores.
O desafio agora é fomentar ainda mais como a adoção de ferramentas baseadas em
dados podem ajudar a revolucionar o segmento de agronegócio, mantendo o setor
cada vez mais moderno e competitivo.
Pedro Ica é CRO and founder da HartB, startup brasileira referência em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e análise de dados massivos.
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