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Palestra da Academia Mineira de Letras faz homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós

GRUPO DE PESQUISA LEITURA, LITERATURA E SAÚDE (LELIS) FALA SOBRE O ESCRITOR NO DIA 25 DE AGOSTO NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

AML - Foto Guto Cortes 

A palestra “10 anos sem Bartolomeu Campos de Queirós”, realizada pela Academia Mineira de Letras, ressalta a vida e obra do escritor que marcou a literatura brasileira. Integrantes do grupo de pesquisa Leitura, Literatura e Saúde (LeLiS) conduzem esse mergulho pela trajetória do autor em ensaios apresentados em vídeo disponível a partir das 11h do dia 25 de agosto, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Após apresentação do grupo e da homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós, Guilherme Semionato levanta um breve panorama da obra de Bartolomeu, dividida em quatro eixos: jogos de linguagem, existencial, social/político e não ficção/ensaístico. Destaca, ainda, a importância do autor na divulgação de obras estrangeiras e de língua portuguesa no Brasil, os numerosos prêmios recebidos por seus livros e as edições estrangeiras de suas histórias. Por fim, conta um pouco do percurso do LeLiS ao estudar sua obra: a feitura de resenhas, as apresentações do grupo no Seminário da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil batizado com o nome do escritor, a organização de um e-book de distribuição gratuita (Com a palavra, Bartolomeu) e as postagens feitas nas redes sociais com trechos de sua obra, para sensibilizar as pessoas para a leitura de seus livros.

Maria Beatriz Rezende, em “Bartolomeu para crianças, mas não só” põe ênfase na densidade da obra poética do autor, em especial os livros destinados às crianças bem pequenas, que não costumam receber a mesma atenção que os demais, mas que guardam sofisticado jogo de inter-relações linguísticas.

No texto “A casa em Indez”, Bettina Zellner Grieco mostra como os espaços da casa descritos por Bartolomeu no livro Indez tornam-se espaços da memória. Esses espaços refletem os modos de morar, sendo reconhecidos nas imagens criadas pelo autor em sua prosa poética, repletas de referências culturais. 

“De Minas ao interior do estado do Rio: Indez atravessa fronteiras” através do texto de memórias da infância e da juventude de Inez Helena Muniz Garcia, a autora evoca canções, histórias, ditos populares, comidas, rezas e benzimentos preservados ao longo dos anos em sua família paterna, de tradição mineira.    

No texto “Brincadeiras e costumes: um inventário afetivo em Indez” Dayane Cabral Leite apresenta brincadeiras simples e cotidianas que marcam o modo de vida de uma época em que o ato de brincar era mais importante do que com o que se brincava. 

 Em “Bartolomeu, um autor visionário, no Clube de Leitura em Língua Portuguesa da ONU”, Margareth Silva de Mattos trata da inserção de dois dos três livros do escritor nesse Clube de Leitura: Sem palmeira ou sabiá O rio. Com a análise dessas obras, busca-se evidenciar como Bartolomeu, um autor à frente do seu tempo, contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, que visam, de forma colaborativa, à erradicação da pobreza, ao desenvolvimento econômico sustentável, à inclusão social e à proteção ambiental. 

Em “Breve ensaio sobre o esgotamento do mundo”, Nilma Lacerda considera o projeto existencial de Bartolomeu como um ato ético que ele estende à obra, em direção a um mundo regido por valores caros à humanidade, dentre os quais ganha relevo o espaço da literatura.  

A homenagem a Bartolomeu encerra-se na constatação da significativa produção do autor para a literatura brasileira contemporânea, aí se incluindo obras que crianças e jovens também podem ler.

O grupo de pesquisa Leitura, Literatura e Saúde (LeLiS) é ligado ao Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE/UFF) e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes/CNPq. É coordenado por Nilma Lacerda e Margareth Mattos, e integrado por Bettina Zellner Grieco, Dayane Cabral Leite, Eneide Lima de Mesquita, Guilherme Semionato, Inez Helena Muniz Garcia e Maria Beatriz Rezende.

 

Sobre os palestrantes:

Nilma Lacerda (coordenadora)

Autora de Manual de tapeçaria, Pena de ganso, Viver é feito à mão / Viver é risco em vermelho, Estrela de rabo e mais histórias, entre outros. Organizou, com Margareth Mattos, Esses livros sem idade. Recebeu os prêmios Jabuti, Rio, Brasília de Literatura Infantojuvenil, entre outros. Doutora em Letras, é professora colaboradora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Bettina Zellner Grieco

Mestra em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC/RJ. Organizou o livro Entrevista com Erich Hess, da série Memórias do Patrimônio.

Dayane Cabral Leite

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialista em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Maricá. Além do LeLiS, integra o grupo de pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Etnicorraciais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ALMEFRE - UERJ).

Eneide Mesquita

Mestranda em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Literatura Infantojuvenil e graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da rede municipal de ensino de Itaboraí.

Guilherme Semionato

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), escreve histórias para crianças, jovens e quem mais quiser ler. Publicou cinco textos em 2020: Um belo dia... (Editora do Brasil), Mi padre (Editorial Edebé, México), Os sinais do coração (Porto Editora, Portugal), Saving Friedenreich (SCOOP Magazine, Inglaterra) e Nossa bicicleta (Edições SM), vencedor do Prêmio Barco a Vapor.

Inez Helena Muniz Garcia

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Além do LeLiS, integra o grupo de pesquisa Linguagem, cultura e práticas educativas (UFF). Curadora do Café com Paulo Freire (Solar da Paz, em Niterói).

Margareth Mattos

Doutora em Estudos de Linguagem e especialista em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Titular aposentada do magistério de Ensino Básico da UFF. Leitora-votante e colaboradora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Integrante dos Grupos de pesquisa LeLiS e GPS-LeiFEn, ambos da UFF. 

Maria Beatriz Rezende

Arquiteta aposentada do IPHAN da área de Pesquisa e Documentação em Sítios Urbanos, com trabalhos no campo de Educação Patrimonial, tendo coordenado o Projeto Patrimônio e Leitura. Especialista em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “10 anos sem Bartolomeu Campos de Queirós” com o grupo de pesquisa Leitura, Literatura e Saúde (LeLiS)

Data: a partir de 25 de agosto, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

 

Cemig

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