Primeiro dia de NM2Business é marcado pelo encontro de grandes personalidades e trilhas de conhecimento sobre marketing, inovação e empreendedorismo
O encontro de alta gestão recebeu centenas de
visitantes em busca de conteúdo, inovação e conexão com players do mercado de
todo o Nordeste
NM2B Divulgação |
“Relacionamento move o mercado.
Marketing, inovação e pessoas geram relacionamento”. Essa é a missão do
NM2Business (Nosso Meio to Business), promovido pelo Nosso Meio e correalização
do BS Innovation Hub, iniciado nesta terça-feira (9), no BS Design, em
Fortaleza. O encontro de alta gestão reuniu centenas de visitantes de todo o
Nordeste para conferir a agenda inédita, marcada pela produção de conhecimento,
inovação e encontros com grandes personalidades, players e marcas de renome
regional e nacional.
Comemoração
Fernando Hélio Martins Brito, diretor do
Nosso Meio, abriu o evento celebrando os 2 anos do veículo. Considerada a maior
mídia especializada em Marketing, Comunicação e Negócios do Ceará, o Nosso Meio
segue proporcionando o relacionamento e integração entre os profissionais que
participam da cadeia da indústria de Marketing e Comunicação do Nordeste. O
NM2Business é mais um produto do Nosso Meio, que visa conectar executivos de
grandes organizações aos profissionais de marketing, comunicação e gestão de
pessoas em um momento único de troca de conhecimento e oferta de soluções
empresariais.
“Gostaria de agradecer meu amigo Beto Studart pelo espaço no BS Design e pela
parceria no evento, aos palestrantes e à minha equipe do Nosso Meio. Espero que
consigamos provocar inquietação sobre as boas práticas nas organizações no
quesito de comunicação, marketing e gestão de pessoas. A curadoria de conteúdo
feita para o NM2Businss foi pensada estrategicamente para isso”, compartilha
Fernando Hélio, CEO do Nosso Meio, na
abertura do NM2Business.
Trajetória de sucesso
Para abertura da edição, Pedro Lima, CEO do Grupo 3Corações e vencedor do
Prêmio Equilibrista 2022, oscar do setor financeiro, compartilhou sua
trajetória brilhante à frente da gigante cearense para o painel “Nosso Jeito de
Ser”. Com mais de 32 anos de experiência dedicados inteiramente à construção e
condução do Grupo, Pedro destacou os pontos altos da trajetória da empresa, as
principais parcerias de publicidade e os pilares para um empreendedorismo de
sucesso mesmo durante o momento mais difícil da década: a pandemia da Covid-19.
Universo digital
A digitalização e seus impactos no consumo e na produção do Marketing também
foram temáticas do NM2Business. Pela manhã, Davi Eastman, diretor da YouGov na
América Latina, empresa líder em pesquisa de mercado na Internet, apresentou
insights de como as operações pode impulsionar e capitalizar dados para tornar
sua marca ainda mais valiosas. Em seguida, no auditório 1, Flávio Azevedo,
professor-titular da ESPM, apresentou o metaverso sob a óptica das conexões
sociais, algo que vem ganhando grande proporção nas discussões e planejamento
de ações das maiores empresas do mundo.
Live Commerce
A CEO do principal player de Live Commerce do Brasil, a Mimo Live Sales,
Monique Lima deu ênfase ao novo panorama do varejo, marcado pelo shopstreaming
- a combinação do livestream com o e-commerce, a partir do estudo do mercado na
China. Além disso, Monique compartilhou experiências relevantes para começar a
prática em seu varejo com jornada que envolve escolha do conteúdo, visualização
estratégica, autonomia do
consumidor e conversão de vendas.
Gestão estratégica,
desenvolvimento organizacional e inclusão
Estratégias para garantir um desenvolvimento organizacional sólido, inclusivo e
sustentável também foram discutidas pelos palestrantes do NM2B. Iniciando a
trilha de conhecimento, Márcia Gonçalves Nunes, head corporativo de Gente &
Gestão do Grupo Iquine, compartilhou cases de sucesso e o desenvolvimento de um
projeto inovador para o ambiente de trabalho do grupo, presente no Ceará e
Pernambuco. A palestra foi assinada pela consultoria Audens Group, consultoria
especializada em capital humano que apoia as empresas na superação de seus desafios
através de pessoas.
Mais tarde, Jorge Jubilato, executivo com mais de 25 anos de atuação no setor
do varejo, apresentou metódos estratégicos de como aliar alta produtividade a
uma gestão efetiva de pessoas e colaboradores. Ampliando a discussão para o
universo do RH, Helena Rocha e Leandro Camilo representaram a PWC Brasil,
empresa referência na incorporação de soluções para garantir um mercado de
trabalho mais inclusivo, dentre eles o time de I&D (Inclusão e
Diversidade), liderados por um sócio ou sócia engajado em diversas dimensões de
diversidade.
Para encerrar a trilha, Luis Lobão, professor de estratégia e governança da
HSM, palestrou sobre a importância de estabelecer uma gestão mais estratégica e
adaptável a mudanças, com ambição, ações dinâmicas e indicativos de desempenho,
como KPIs e metas de curto a longo prazo. Ainda, simultaneamente, Clotilde
Perez, professora titular da ECA USP e uma das principais semioticistas do
país, debateu sobre o comportamento do consumidor com ciência para expor a
relação da indústria com as manifestações estéticas.
Estratégias de marketing e
publicidade
A programação de palestras também contemplou discussões atuais dentro do
cenário do Marketing e Publicidade. Há mais de 22 anos como líder do setor de
mídias sociais da TV Globo, Carlos Alberto Ferreira Júnior, compartilhou com o
público do NM2B a sua jornada na emissora, os pilares para construção de
conteúdo digital e grandes cases de branding dentro da maior rede de negócios
do mundo.
Com 16 anos de experiência na área de Artes Gráficas e Registro de Produto na
Seara Alimentos, Mariângela Gallina, apresentou no painel “Estratégias de
Marketing com foco em produto e comportamento do consumidor” grandes insights
para as empresas se adequarem ao consumidor do futuro com um olhar de atenção
ao meio ambiente e sensibilidade aos preços.
Para a palestra “Publicidade em Games”, Rodrigo Tigre, country manager da
Entravision Cisneros Interactive, apontou estrategicamente o crescimento do
mercado de games e E-sports no país, e evidenciou soluções para marcas
começaram a entender e investir no meio com ativações digitais e branded
content mais assertivo.
Inovação no mercado
Um dos setores que mais cresceu nos últimos anos, o varejo supermercadista foi
representado no NM2B por grandes lideranças no mercado. Alexandre Pinheiro
(diretor comercial e MKT do Supermercado Pinheiro), Fernando Neto
(vice-presidente do Mercadinhos São Luiz) e Nidovando Pinheiro (presidente do
supermercados Nidobox, ACESU e rede Uniforça) divulgaram práticas inovadoras
dentro de seus empreendimentos, assim como previsões de investimentos e
soluções para garantir um maior posicionamento no mercado.
A virada de chave do mercado imobiliário cearense para o mercado “figital” foi
outra temática retratada no encontro. Patriolino Dias de Sousa (presidente do
Sinduscon Ceará e diretor executivo da Dias de Sousa Construções), ao lado de
Águeda Muniz, diretora Executiva da C.ROLIM Engenharia, e Renata Santos,
superintendente Comercial do Grupo BSPAR, apresentaram ao público todas as
inovações e tecnologias investidas no mercado imobiliário, que tange o meio
social, ambiental e econômico.
Aplicativo oficial
Para garantir a imersão completa no NM2Business, a plataforma Nosso Meio
lançou, na última sexta-feira (5), o aplicativo oficial para os sistemas
Android e iOS. A novidade conta com funções que são tendências das redes
sociais e estimulam o engajamento por meio da gamificação, como criação de
perfil, feed de notícias, salas de bate-papo, publicação de conteúdos próprios,
reações, filtros de busca. Os usuários ainda garantem acesso exclusivo à
programação de eventos e conteúdos sobre palestrantes, convidados e
patrocinadores.
O aplicativo oficial do Nosso Meio já está disponível para download aos
dispositivos com sistema Android na loja Google Play
(https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.yazo.nossomeio2022) e aos
dispositivos com sistema iOS na Apple Store
(https://apps.apple.com/br/app/nosso-meio/id1636698748).
Confira a programação do
2º dia de NM2B, realizado nesta quarta-feira (10):
9h - Abertura do
Networking Hall
9h30 - 10h15 - Podem as
empresas tradicionais evitar a autodestruição?
Palestrante: Eduardo Gomes de Matos (Chairman Gomes de Matos Consultoria)
Local: Auditório 1 (Carlos Alberto Studart Gomes)
9h30 - 10h15 - Relatos x
Cases: a experiência de ir de uma agência local para uma agência global
Palestrante: Joe Richardson (Diretor de contas GUT São Paulo)
Local: Auditório 2 (Walter Nogueira)
10h30 - 11h15 - Por trás
de grandes marcas, grandes mulheres
Palestrantes: Annette de Castro (Vice-presidente Mallory Eletroportáteis), Ana
Lúcia Mota (Presidente Cerbras Cerâmicas do Brasil) e Joselma Oliveira
(Diretora Pardal Sorvetes)
Local: Auditório 1 (Carlos Alberto Studart Gomes)
10h30 - 11h15 - Atender é
entender e fazer acontecer
Palestrante: Paulo Celso Freitas “PC” (Presidente Grupo de Atendimento &
Negócios SP e diretor-geral de Atendimento África)
Local: Auditório 2 (Walter Nogueira)
11h30 - 12h15 - O cenário
da Publicidade Brasileira
Palestrantes: Luiz Lara (Chairman da Lew’Lara\TBWA, presidente Cenp e
vice-presidente Conar), Dudu Godoy (Vice-presidente FENAPRO, vice-presidente
CENP e presidente SINAPRO SP), Daniel Queiroz (Presidente FENAPRO e sócio Ampla
Comunicação) e Paulo Henrique Donato (Presidente SINAPRO-CE)
Local: Auditório 1 (Carlos Alberto Studart Gomes)
11h30 - 12h15 - A gestão
de pessoas como diferencial competitivo nas organizações
Palestrantes: Rafaela Mota (CEO BScash) e Carlos Mororó (CEO Grupo Camarmo)
Local: Auditório 2 (Walter Nogueira)
14h - 14h45 - Da economia
à influência com sotaque
Palestrantes: Vinícius Machado (CEO Creators) e Flávio Santos (CEO MField)
Local: Auditório 1 (Carlos Alberto Studart Gomes)
14h - 14h45 - A
importância da comunicação para a Agenda ESG nas empresas
Palestrante: Alexandre Sattos (Gerente de ESG Ancar Ivanhoe)
Local: Auditório 2 (Walter Nogueira)
15h - 15h45 -
Marketing&Pricing: a importância desse alinhamento para o sucesso da estratégia
nos negócios
Palestrantes: Camila Coutinho (Consultora de Estratégia e Marketing Nexum),
Aderson Uchoa (CFO Grupo Jereissati Centros Comerciais - JCC) e Renata Santiago
(Diretora financeira BSPAR Incorporações)
Local: Auditório 1 (Carlos Alberto Studart Gomes)
15h - 15h45 - As fundações
do novo: tendências descodificadas para um futuro em construção
Palestrante: Giovana Alcântara (Diretora de Desenvolvimento de Negócios
Regionais da Kantar IBOPE Media)
Local: Auditório 2 (Walter Nogueira)
16h - 16h45 - Cultura
Solar Coca-Cola: Pessoas e Marketing
Palestrantes: Emiliana Albanaz (Diretora de Recursos Humanos Solar Coca-Cola) e
Fernanda Raizama (Diretora de Estratégia & Marketing Solar Coca-Cola)
Local: Auditório 1 (Carlos Alberto Studart Gomes)
16h - 16h45 - Não existe
marca sem propósito
Palestrante: Simone Moura (Diretora Ping Pong Estratégia)
Local: Auditório 2 (Walter Nogueira)
17h - 18h30 - Como as
empresas constroem uma cultura centrada no cliente?
Palestrante: Érica Bamberg (Professora de Estratégia e Marketing Fundação Dom
Cabral) e Nelson Gurgel (Diretor de Marketing ibyte)
Local: Auditório 1 (Carlos Alberto Studart Gomes)
Serviço
NM2Business (Nosso Meio to
Business)
Quando: 9 e 10 de agosto
Onde: BS Design (Av. Desembargador Moreira, 1300, Aldeota, Fortaleza – Ceará)
Saiba mais em: @nm2business e no site
nossomeio.com.br
Contato: (85) 99979-0003 | eventos@nossomeio.com.br | contato@nossomeio.com.br
Patrocínio:
Unimed Fortaleza, BScash, PWC Brasil, Sobral Gráfica e Editora, MOV Comunicação
Visual, Grupo Urbmídia, Eletromidia Fortaleza, Aaron Rótulos & Etiquetas,
Terravista360, Cajuína São Geraldo, Fortes Tecnologia, Formma Contábil,
Amar.elo Saúde Mental, Entravision Cisneros Interactive, Grupo Audens,
Odontoart, ACESU, Sankhya, ESPM, Outbox e ibyte.
Apoio Institucional:
USP, Fundação Dom Cabral, Barros Soluções e Consultoria, FENAPRO, Sinapro-CE,
Kantar Ibope Media, IBEF-Ceará, ABRH-Ceará, GAN-SP, ACADi, Gomes de Matos
Consultoria, Cerveja Turatti, Wirelink, Capuchino Press, Grupo 3corações, Nossa
Fruta, Pardal Sorvetes e Noélia Doces & Salgados.
Nenhum comentário