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Sistema de gestão de vendas lança novo recurso para ajudar empresas no cumprimento da LGPD

Smark inova ao implementar gerenciador de consentimento e torna-se primeiro CRM do país a oferecer a funcionalidade

Em 2022, o Brasil entrou no segundo ano de plena vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Desde sua implementação, a forma como empresas captam e utilizam informações privadas precisou mudar drasticamente. Além das punições e multas de até R$ 50 milhões para quem não seguir as regras, a lei também incentiva cada vez mais clientes a optarem por negócios que respeitem sua privacidade. 

Foi em busca de oferecer mais qualidade e credibilidade que a Smark, pioneira em CRM para gestão de vendas no Brasil, implementou um novo recurso para ajudar as empresas no cumprimento da LGPD. A solução, inédita no mercado, é um gerenciador de consentimento já embutido no software, que permite que o cliente aprove o recebimento de promoções, ofertas e outros contatos.

Na prática, ao cadastrar um novo contato no software, seja de forma manual ou automatizada, é preciso requisitar o consentimento para conversar. “Para cada tipo de consentimento, há uma solicitação diferente, que é customizável de acordo com a necessidade da empresa. Você pode colocar a opção de consentimento para comunicados relacionados a ofertas, por exemplo. O usuário do CRM não fica dependente de outras ferramentas para buscar o consentimento, ele pode fazer de dentro do CRM diretamente, com total controle para cada contato com o qual está trabalhando”, explica o sócio e CTO da Smark, Fábio Beckenkamp.

Para o advogado especialista em Direito Digital, contratos e negociações de TI, Reges Bronzatti, o novo recurso é uma necessidade, uma vez que softwares de CRM lidam com dados pessoais e com a organização da comunicação. “Quem trabalha no mundo comercial, precisa ter, formalmente, um mecanismo que confirme que o cliente deu consentimento para receber comunicações. O sistema possuir uma gestão de consentimento estruturada é fundamental”, analisa.

A solução torna-se ainda mais importante para empresas com grande número de clientes, já que a quantidade dificulta o trabalho manual. “O CRM pode fazer muitas coisas, como automatizar fluxos de contato com o cliente, então é importante que, nessa etapa, ele tenha perguntas-chave que gerem ou não o consentimento da pessoa para continuar a conversa. Se isso não vier embutido no CRM, a equipe terá que fazer manualmente e isso é retrabalho e perda de produtividade, além de poder gerar falhas e insatisfação do próprio cliente”.

Em um cenário no qual muitas empresas ainda têm dificuldade em se adaptar à LGPD, o novo recurso representa mais uma garantia do cumprimento da lei. Afinal, a segurança de dados é um dos principais pilares para avaliar a qualidade técnica de um CRM, motivo pelo qual a Smark conta com assessoria de profissionais especializados na segurança da informação para garantir a privacidade dos usuários e clientes.

“Um CRM trabalha com informações importantes, então garantir uma gestão de dados segura é fundamental para o dia a dia das empresas”, conta Beckenkamp, “O novo recurso de gestão de consentimento deve impactar positivamente no relacionamento com os clientes, agregando ainda mais segurança otimizando o dia a dia das empresas”.

Crédito da foto: Lisa Roos

Legenda: Fábio Beckenkamp (esq.) e Leandro Ceccato (dir.) lideram a Smark, com sede no Parque Tecnológico da PUCRS

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