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Tecnologia inédita: Grupo Plan entrega segunda etapa de treinamento com realidade virtual para Azul

Metodologia de qualificação profissional está em alta no mercado, representando 35% dos orçamentos solicitados para o Grupo Plan Marketing


Responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia inédita em treinamento com realidade virtual no setor aéreo brasileiro, o Grupo Plan Marketing, de Novo Hamburgo (RS), entregou a segunda etapa do projeto para a Azul Conecta. Além do simulador de cabine, que passou a ser utilizado ainda no início de 2022, foram incluídas duas funcionalidades: novos avatares e um dashboard gerencial com os dados de performance.

De acordo com o sócio do Grupo Plan, Alexandre Akira, o programa foi tornando-se mais completo na fase do desenvolvimento, onde foram identificadas possibilidades de novas aplicabilidades, o que, inclusive, superou as expectativas e qualidade de aplicação.

Entre as novidades, estão quatro avatares que representam piloto e co-piloto, ou comandante e 1º oficial, como são denominados pela Azul. Os personagens garantem a representatividade já existente no setor, com opções que representam mulheres brancas e negras, bem como homens brancos e negros. A seleção será randômica, ou seja, o próprio programa selecionará o perfil.

Outro diferencial será o dashboard (painel visual que apresenta, de maneira centralizada, um conjunto informações), no qual os instrutores do curso conseguirão cadastrar as turmas e toda a parte de dados e performance estará salva. Desta forma, a própria Azul poderá acompanhar o histórico e a evolução, tanto em grupo quanto individualmente, e poderão, até mesmo, aprimorar os processos do treinamento, identificando em quais etapas surgem as dificuldades.

Recurso inédito

A realidade virtual não é uma novidade no setor da aviação, principalmente para simuladores de voo. No entanto, o Grupo Plan Marketing buscou uma tecnologia inovadora para ajudar os pilotos a se familiarizar com o cockpit e a execução de todos os procedimentos de segurança.

“Neste projeto, utilizamos um equipamento portátil (stand alone) sem a necessidade de conectar a um computador e implementamos a função do uso do movimento das mãos ao invés de controles, deixando a experiência mais próxima do procedimento real”, explica Akira.

Além de aprimorar aspectos de segurança, o treinamento, que tem ao total 68 etapas, também possibilita otimizar o tempo nos simuladores de voos, fazendo com que os pilotos e copilotos se preocupem mais com o percurso e os procedimentos necessários, deixando o processo mais fluido.

“Além disso, os simuladores de voo são muito disputados para gastarem muito tempo na familiarização e utilização dos comandos dos checklist de segurança. Com o nosso simulador, a Azul consegue adquirir mais equipamentos e ganhar escala nos treinamentos”, destaca o sócio do Grupo Plan Marketing.

“Os resultados já notados na execução da primeira etapa são bastante positivos. Além da receptividade à tecnologia, que tem uma usabilidade muito didática e fácil de manusear, temos notado que os tripulantes chegam mais familiarizados com a cabine de comando para as aulas no simulador”, destaca Flávio Costa, vice-presidente técnico da Azul.

“Agora com a segunda fase já em fase de produção, conseguiremos, por meio de um dashboard, avaliar e medir o desempenho dos tripulantes neste processo que antecede a programação no simulador. Conseguiremos medir quais são as etapas com mais dificuldade ou maior tempo de duração para a sua realização, por exemplo. A tecnologia desenvolvida em parceria com a Plan Marketing tem nos ajudado a otimizar os nossos treinamentos, de forma inédita na aviação comercial brasileira, e colabora ativamente com o desenvolvimento dos nossos tripulantes”, completa o executivo

Primeira etapa

A primeira entrega para a Azul consistiu no óculos de realidade virtual que exibe de forma 100% realista e em tamanho real a cabine de avião do modelo Cessna Grand Caravan.

O principal objetivo da companhia aérea era aprimorar a fase teórica e preparação dos pilotos e pilotas para a etapa do simulador de voo. Em média, cada profissional precisa de 20 horas de treinamento em simulador do equipamento em que vai operar.

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