Vai começar home-office pela primeira vez? Confira algumas dicas para se da se dar bem!
Após as adaptações iniciais, o novo modelo já
foi adotado em diversos segmentos e não é mais exclusividade das lideranças,
por isso, a especialista da Luandre dá dicas para facilitar a adaptação de
estagiários e jovens profissionais ao trabalho remoto
São Paulo, agosto de
2022 -
Se antes era restrito a poucos cargos de confiança, hoje o trabalho remoto é
uma realidade para profissionais de diversos níveis nas empresas. Isso porque,
durante a pandemia, ele foi a opção adotada para reduzir os impactos causados
pela crise sanitária global e acabou sendo adotado por muitas companhias, após
o período mais grave.
Para Gabriela Mative,
diretora de RH da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, a
adesão ao home office
desmistificou a crença de que não haveria produtividade nesse modelo. “Além disso,
as empresas tiveram tempo hábil para estruturar processos que fizessem a gestão
de colaboradores no teletrabalho funcionar de forma mais efetiva do que há dois
anos", diz.
Com esse novo cenário
em mente, Gabriela dá dicas para os gestores que estão contratando
profissionais que já iniciam as atividades em sistema remoto. Confira:
Forneça orientações
básicas
Para
minimizar confusões sobre as atribuições do cargo, é importante passar as
principais orientações para o profissional. “Durante o período de introdução
do colaborador na empresa, faça com que ele tenha acesso a todos os
treinamentos e responsabilidades para que fique claro o papel dele dentro da
companhia”, afirma Gabriela.
Indique as principais
ferramentas
No home
office, é interessante que o gestor também auxilie o profissional a
entender o modus operandi do sistema da empresa. “Cada uma tem uma
estrutura tecnológica, que pode ser um tanto complexa para aqueles que estão em
seu primeiro emprego, por isso, indicar em detalhes como realizar o trabalho
diário cumpre um papel fundamental”, diz Gabriela.
Estar acessível
Os novos profissionais costumam ter muitas dúvidas, principalmente sobre
como desempenhar melhor sua função. “É papel do gestor ser acessível para
esclarecer as questões ou informar a quem o colaborador pode recorrer”, comenta
Gabriela.
Além disso, a empresa pode agendar
bate-papos regulares de alinhamento para demonstrar seu interesse no
desenvolvimento do profissional e para que ele não se sinta desmotivado ou
desamparado.
Sobre a Luandre
A Luandre Soluções em Recursos Humanos
tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área
de RH. Em 2021, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil
profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de
currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind
RH, o qual já venceu em nove edições, na categoria "Temporários e
Efetivos". Em 2021, a Luandre foi eleita pelo 4º ano consecutivo Melhor
Fornecedor para RH na categoria trabalho efetivo e temporário do Prêmio
Melhores Fornecedores RH - Gestão RH.
Além disso, em 2020, foi reconhecida
como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela
Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500
melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção,
Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional,
Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).
Atualmente, possui 14 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Bahia (Salvador) e Ceará (Fortaleza). Realiza também atendimento à distância em todo o país.
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