Últimas

Vinho: entenda como harmonizar a bebida com diferentes tipos de prato

Existem regras fundamentais para harmonizar os vinhos brancos e tintos com comidas; separamos algumas dicas para tornar esta tarefa mais fácil

Créditos: iStock

Uma noite de vinhos e massas pode ser uma experiência bem especial, e, para fazer a combinação ideal, é importante se atentar a algumas regras básicas. O molho escolhido para os pratos, por exemplo, deve ser levado em consideração.

Para que você não erre durante o jantar de um grande dia, montamos um pequeno guia para não fazer feio quando colocar um vinho à mesa!

Dicas de molhos e vinhos para um dia especial:

Carbonara e vinho Tannat

O famoso molho carbonara é uma combinação de bacon, queijo e ovos, que juntos criam um molho encorpado e saboroso que combina com bebidas que acentuam estes ingredientes. Os vinhos recomendados para este prato são os que possuem notas defumadas e são bem estruturados no sabor, como os de uva Tannat.

Bolonhesa e Cabernet Sauvignon

Além da acidez do tomate, o molho bolonhesa tem na composição a gordura e suculência da carne, por isso é preciso combiná-lo com um vinho que “limpe” o paladar. Para isso, os vinhos tintos concentrados e com taninos marcantes são ideais. Os vinhos com aroma frutado também combinam com o fundo de molho de tomate, como Merlot e Cabernet Sauvignon.

Frutos-do-mar e Merlot ou Malbec

Os pratos à base de frutos-do-mar, que geralmente possuem um sabor marcante, pedem uma harmonização com vinhos rosés leves, frutados e florais. Bebidas frescas remetem ainda mais ao clima de praia, por isso o vinho Malbec é o mais indicado.

Pesto e Sauvignon Blanc

Tradicionalmente feito com manjericão, parmesão e nozes, o molho pesto é conhecido por sua grande intensidade de sabor. Para ele, a melhor combinação são os vinhos brancos, leves e frescos, como os da uva Sauvignon Blanc.

Branco e Chardonnay

Massas com molho branco pedem um vinho que equilibre a textura cremosa e a gordura do queijo. Por isso, a melhor combinação é o vinho branco Chardonnay.

Além das dicas citadas, os especialistas indicam que, na hora de servir um prato com um vinho, o ideal é que a origem da bebida e da comida seja a mesma, ou seja, um vinho italiano com um prato italiano. O sucesso é garantido.

Nenhum comentário