Últimas

Dia de Doar lança edital de apoio para impulsionar campanhas comunitárias e coalizões

Além de valor em dinheiro para até 40 campanhas, o Dia de Doar conta com apoio da Meta para selecionar 10 comunitárias a receber 5 mil dólares em crédito para anúncio

Com o intuito de estimular o crescimento e a disseminação das campanhas comunitárias e coalizões em todas as regiões do Brasil, a edição 2022 do Dia de Doar está lançando, pelo segundo ano seguido, o Edital de Apoio à Filantropia Comunitária. Até 40 iniciativas receberão 500 reais para ajudar a alavancar suas campanhas locais, o que representa o dobro das ações apoiadas em 2021. 

A grande novidade deste ano é o apoio inédito da Meta, com créditos de até 5 mil dólares para anúncios no Facebook e no Instagram. Serão selecionadas até 10 coalizões para receber o aporte, e as candidatas devem ter um link direto de captação de doações da própria campanha comunitária, além de não se relacionarem direta ou indiretamente com organizações partidárias ou defender bandeiras políticas nas mensagens de incentivo. A Meta tem o direito de revogar a qualquer momento a oferta de concessão de anúncios, além de prever que será um direito da Meta escolher as 09 instituições agraciadas com os créditos dentre as 40 selecionadas pela ONG Dia de Doar.

Organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas, empresas e órgãos públicos que já estão liderando campanhas comunitárias do Dia de Doar, ou que quiserem iniciar uma campanha em sua comunidade, podem se inscrever entre os dias 14 de setembro e 07 de outubro para solicitar o incentivo. 

“Nós acreditamos que o Dia de Doar pode alavancar o engajamento entre a sociedade civil e as instituições sem fins lucrativos. Ações como essa aumentam a visibilidade das atividades sociais desenvolvidas nos territórios e conectam pessoas, causas e as dificuldades que todos lidam diariamente”, afirma Carol Farias, líder do Dia de Doar. 

"A Meta tem como prioridade promover e estimular a digitalização de Organizações Sem Fins Lucrativos, seja através da comunicação digital ou de mecanismos de doações. Acreditamos que ações como essa podem mudar o comportamento das pessoas no Brasil e aumentar a cultura de doação no país." conta Marina Cusnir, Gerente de Parceiros para Organizações Sem Fins Lucrativos da Meta. 

Capacitações exclusivas para os selecionados

O edital contará com duas formações exclusivas para os selecionados. Marcelo Douek, CEO da Social Docs, primeira empresa de conteúdo e storytelling do Brasil focada em contar histórias de impacto social, está doando seu tempo e conhecimento através de um Workshop de Roteiro, que terá duração de 4 horas e pretende ajudar as campanhas a contarem suas histórias de doação.

Assim como também contaremos com acompanhamento direto da equipe da Meta para apoiar as campanhas comunitárias selecionadas no edital. Aquelas que receberem os 500 reais de apoio e optarem por utilizar em anúncios no Facebook ou Instagram, terão a oportunidade de configurar os impulsionamentos junto com a equipe da Meta, além de um segundo momento para consultar o desenvolvimento das campanhas.

Destino do incentivo e prestação de contas

Criação de arte, produção de vídeo, anúncios off-line, custos operacionais do Dia de Doar, patrocínio de postagens em redes sociais e despesas com eventos são alguns exemplos de ações que podem ser financiadas com o recurso disponibilizado pelo edital. O resultado dos selecionados será divulgado no site oficial (www.diadedoar.org.br) no dia 14 de novembro para as campanhas já existentes, e até o dia 24, para as novas campanhas comunitárias e coalizões. 

Após o Dia de Doar, as campanhas selecionadas no edital deverão realizar a prestação de contas dos seus resultados, por meio deste formulário, com um relatório dos dados identificados localmente, que pode incluir as informações das doações recebidas, sendo elas em dinheiro, itens, voluntariado e/ou outros. As informações coletadas neste formulário serão utilizadas por pesquisadores da Fundação José Luiz Egydio Setúbal para mapear o perfil do doador brasileiro em cada comunidade.

É importante que as campanhas comunitárias registrem suas atividades em fotos, vídeos, prints em redes sociais, etc, e façam upload desses materiais no mesmo formulário de registro. Não será necessário guardar/enviar notas fiscais ou comprovantes de despesas realizadas com o apoio recebido.

Para se inscrever no edital, acesse o link https://forms.gle/nfd5FPz85GdUzZAF7 Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar.

O que são campanhas comunitárias? 

Movimento local que beneficia organizações e causas locais, as campanhas comunitárias mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade, buscando o engajamento das pessoas, e podem ser lideradas por pessoas físicas, organizações sem fins lucrativos ou empresas, realizadas em uma cidade ou um bairro, ou até para uma causa específica, sem privilegiar uma única instituição. Veja aqui exemplos e inspire-se nas campanhas comunitárias que estão sendo conduzidas neste ano.

Sobre o Dia de Doar

Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 29 de novembro acontece a edição 2022 do Dia de Doar. A iniciativa tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. 

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. 

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação, e é apoiado pelo Movimento Bem Maior e pelo Morro do Conselho Participações. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br.

Nenhum comentário