Últimas

Formas de prevenir o suicídio

Para psicanalista deve-se ter estimulo à fala consciente e sem julgamentos através de uma escuta ativa e afetuosa, promovida por uma rede de apoio estruturada

O Setembro amarelo é uma campanha que busca dar visibilidade a discussões importantes sobre a prevenção do suicídio, principais causas e formas de prevenção.

A prevenção do suicídio passa por questões como a informação e a atenção aos detalhes. Fomentar a discussão sobre o tema, consequências e prevenção, à partir da percepção da dor do outro e da ampliação do diálogo. Sempre atento aos sinais de risco, como: depressão, dependência de substâncias psicoativas, perturbações de personalidade, isolamento, alcoolismo, desleixo com a aparência, desânimo, disfuncionalidade no seio familiar, tristeza profunda, entre outros.

Além disso, falar a respeito com muita responsabilidade e afeto ao próximo é sempre necessário para que se dê a devida importância a possíveis contextos que poderiam culminar neste tipo de atitude. Os cuidados sobre saúde mental devem ser evidenciados.  Não devemos ter medo de tocar no assunto. O tabu deve ser derrubado e os fatores de proteção aumentados. Deve-se incentivar o indivíduo a buscar ajuda e também seguir o tratamento adequado para fortalecer sua autoestima e o amor próprio. Visto que, é preciso acolher, permitindo que o outro se sinta à vontade para expressar suas emoções.  E também se faz necessário o estimulo à fala consciente e sem julgamentos através de uma escuta ativa e afetuosa, promovida por uma rede de apoio estruturada.

Cuidar da saúde mental promove a qualidade de vida e torna o indivíduo mais forte e resiliente diante das mais variadas situações e também pode ajudá-lo em quadros de transtornos psicológicos em que o mesmo tenha grande dificuldade de lidar com suas emoções e sentimentos. Além disso, não podemos esquecer que a busca por uma ajuda qualificada de um profissional de saúde mental auxilia no cuidado das dores emocionais. Empatia salva vidas.

Para falar sobre o tema eu indico a psicanalista Dra. Andrea Ladislau.

 

Sobre Andrea: 

Andrea Ladislau é graduada em Letras e Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e Psicanálise e doutora em Psicanálise Contemporânea. Possui especialização em Psicopedagogia e Inclusão Digital. É palestrante, membro da Academia Fluminense de Letras e escreve para diversos veículos. Na pandemia, criou no Whatsapp o grupo Reflexões Positivas, para apoio emocional de pessoas do Brasil inteiro.

Instagram: @dra.andrealadislau

Nenhum comentário