O que é dropshipping e quais são suas vantagens e desvantagens?
Não há como negar que as vendas online têm crescido cada vez mais. Afinal, a pandemia transformou a maneira como os consumidores fazem as suas compras, fazendo com que a maioria dos lojistas migrasse para o meio digital.
Nesse sentido, os empreendedores estão cada vez mais curiosos em descobrir o que é dropshipping, uma vez que esse método permite que as vendas sejam realizadas sem a necessidade de estoque.
Então, se você quer saber o que significa dropshipping, quais são suas vantagens e os seus riscos, continue a leitura deste conteúdo!
O que é dropshipping?
Dropshipping é um método de negócios que permite que você venda produtos sem ter um estoque próprio.
Por exemplo, quando um varejista vende um produto, ele o compra de um vendedor terceirizado, normalmente um fornecedor de dropshipping, que envia o item diretamente ao cliente.
Assim, o dropshipping elimina o processo de entrega dos itens às empresas que estão, de fato, vendendo o produto. Isso significa que o lojista não precisa ter um estoque com os produtos.
Quais são as vantagens do dropshipping?
Agora que você já sabe o que é dropshipping, vamos te contar os benefícios de adotar essa estratégia no seu site de vendas. Confira abaixo:
Custos iniciais mais baixos
É fato que a principal vantagem do dropshipping é não precisar investir capital na aquisição de estoque ou no aluguel de um local para armazená-lo.
Além disso, também não há necessidade de contratar uma equipe para cuidar do controle de estoque, afinal, o fornecedor fica responsável por toda essa parte. Como resultado, isso elimina muitos custos para a criação de um negócio.
Possibilidade de ofertar diversos produtos
O dropshipping abre mais oportunidades de variedades de produtos. Isso porque sem a necessidade de um estoque próprio, os lojistas podem ofertar uma gama de itens diferenciados.
Dessa maneira, isso representa um diferencial competitivo para os vendedores frente aqueles que têm estoque próprio.
Flexibilidade para vender
Os lojistas que trabalham com dropshipping podem vender de qualquer lugar do mundo com os mais variados tipos de produtos.
Além disso, também podem comercializar seus itens por meio das redes sociais, tendo a possibilidade de vender pelo Instagram, Facebook e até mesmo TikTok.
Quais são os riscos de trabalhar com dropshipping?
Embora o dropshipping seja um modelo de negócios muito popular e atrativo aos olhos dos lojistas iniciantes, esse método pode ter alguns riscos.
Por isso, confira as principais desvantagens do dropshipping:
Dependência de fornecedores de dropshipping
Uma coisa é fato: a maioria dos varejistas depende dos seus fornecedores. No entanto, tratando-se de lojistas que vendem por meio de dropshipping, essa afirmação é ainda mais verdadeira.
Isso porque sem os fornecedores, não há estoque. E, claro, sem estoque, não há vendas e muito menos clientes.
Sendo assim, se o fornecedor não executar um pedido como prometido, o lojista terá problemas com o cliente.
Além disso, caso o fornecedor feche o seu negócio repentinamente, o vendedor ficará sem nenhum suporte.
Por isso, é importante ter um parceiro de confiança para que situações assim não aconteçam.
Dificuldade no suporte ao cliente
Quando existe algum problema com o pedido recebido pelo consumidor, o suporte ao cliente é um pouco mais complicado, uma vez que o lojista não tem o item no estoque para resolver a situação rapidamente.
Como resultado, isso cria mais trabalho e sobrecarga para o vendedor, que terá que se desdobrar para resolver a situação. Da mesma forma, o cliente pode sair insatisfeito em resultado da demora.
Para resolver isso, você pode disponibilizar um canal de atendimento por meio de canais de mensagem, através de um gerador de link para WhatsApp.
Alta concorrência no mercado
Uma vez que o dropshipping é um método de fácil acesso, muitos lojistas estão o adotando. Dessa maneira, pode-se dizer que existem inúmeras lojas que apostam nesse modelo de negócios no mercado.
Evidentemente, isso cria uma alta concorrência, dado que muitos e-commerces do mesmo nicho acabam trabalhando com o mesmo fornecedor, por exemplo.
Por isso, para evitar essa situação, o ideal é criar uma parceria de exclusividade com o seu fornecedor.
Tudo entendido sobre o que é dropshipping?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre o funcionamento do dropshipping.
Mas, antes de ir, lembre-se que para trabalhar com esse modelo de negócios é necessário ser bem organizado e estrategista. Assim, a sua empresa tem chances de alcançar o sucesso.
Por isso, não deixe de ter em mãos um gerador de declaração de conteúdo para enviar o produto corretamente para o seu cliente.
Da mesma forma, invista em um bom atendimento e na diferenciação da sua loja para conquistar um número maior de clientes.
Continue acompanhando nossos conteúdos e até a próxima! 💙
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