Últimas

Qual Impacto do ESG nas eleições?

ESG num momento do País voltado para a Política. A liderança virá dos governos, dos políticos, ou do setor privado?

Daniela Robledo
Claudio Gatti

O mundo está olhando para o ESG.

Por conta das ODS e todo processo de compromisso com a agenda 2030, as coisas estão diferentes. Não há como negar.

Uma mudança sistêmica agora é inevitável. Esse é o momento, e vai acontecer. Agora, a pergunta mais pertinente a meu ver é: a liderança virá dos governos, dos políticos, ou do setor privado?

A sustentabilidade e todo processo de ESG nos trarão reflexos e a tendência é atenuar o mesmo processo que já vêm acontecendo fora do país no Estados Unidos e muito mais na Europa.

Já é hora de entendermos que não é uma questão de escolha ou opção e nem um olhar poético sobre as coisas. Estamos falando de transformação na economia.

As PMEs têm mais controle sobre seu sistema, sobre sua produção, e podem aplicar de forma mais eficiente os hábitos sustentáveis, mas essas ainda não têm o peso da obrigatoriedade e muitas vezes ainda não tiveram o olhar do que está acontecendo no mercado. Por outro lado, as grandes empresas e indústrias, listadas na B3, já tem até 2025 para se adaptarem aos novos formatos.

Porém essas gigantes, com décadas de história, milhares de funcionários e com organizações complexas e antiquadas, podem ter que deixar de existir. Muito similar com que aconteceu com o processo de desindustrialização do Japão e muitas empresas da Europa que não conseguiram acompanhar o desenvolvimento da economia.

Vai ser necessário sim uma conectividade grande e a criação de um ecossistema de empresas baseadas no ESG, para acelerar e fomentar o desenvolvimento sustentável, mas para essa virada, é bem importante que o governo, que é o início desses acordos e propostas, não estejam tão envolvido com questões políticas e esses processos cansativos e complicados que estamos atravessando nessas eleições em 2022 aqui no Brasil. Não podemos nos perder esquecendo dos  nossos principais valores, afinal a jornada de transformação econômica e social passa pela transformação ambiental. E estão todas interligadas. Já não há como recuar ou falar dos temas de forma isolada.

Já podemos hoje falar de realidade com o fechamento da Ford, Mercedes-Benz e a japonesa Sony no Brasil nesse último ano. Reflexo de tudo isso? São setores que dependem fundamentalmente do Estado. Mas o que isso tem a ver com a sustentabilidade? Muita coisa, é a resposta.

Temos que entender que o ESG não é a sustentabilidade isolada. O G do ESG é o que chamamos de governança coorporativa, (que para facilitar aos ainda não ambientados com o tema, e para que entendam seu papel) gosto de chamar de liderança coorporativa. A liderança tem um papel grande nesse olhar e nessa adequação ao governo bem como toda questão social que envolve o tema.

Temos de ter claros nossos objetivos, nossas lideranças, nossas abordagens como pessoa, como sociedade, como profissional, como cidadão, como eleitor, como proposta e determinação como quantos aos desafios dessa década. 

 

Escrito por Daniela Robledo, gestora de destaque no mercado publicitário  brasileiro, com ampla experiência no mercado cooperativo, trabalha atualmente com aquilo que se tornou uma missão não só profissional, mas também pessoal: tornar o ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – um lugar comum na mentalidade empresarial do Brasil, país que é um dos principais players do mundo no que se refere à geração de energia sustentável. Trabalha atualmente como Diretora de Marketing e Comunicação da SOL Energia, empresa de sustentabilidade e energia que tem por trás um grande conglomerado financeiro, para a qual criou e estruturou a marca. É formada em Publicidade e Propaganda; tem MBA em Gerenciamento de Projetos; pós-graduação em Finanças; e mestrado em Gestão Empresarial. Hoje Daniela tem sua carreira voltada aos temas mais importantes da atualidade, Stakeholders e ESG, tendo se especializado pela FIA Business School, e busca viver verdadeiramente esses conceitos para a implementação de uma nova jornada mundial.

 

Linkedin:

https://www.linkedin.com/in/dani-robledo

 

Instagram:

@danielamrobledo

Nenhum comentário