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User Experience: 4 erros comuns na comunicação corporativa


 

User Experience é um modo das pessoas se conectarem com certo produto ou serviço, e seja ele digital ou físico, tendo como meta dar experiências ótimas aos usuários. 

Pode ser visto aqui, que o foco é o usuário por completo, não importa quanto tempo ele usa a marca.

Muitas empresas hoje em dia, como uma de esquadrias de madeira alto padrão, tem ido bem, porque tem se preocupado com a experiência e convivência do cliente com o que a sua marca está oferecendo. O produto precisa satisfazer o cliente, e não é só vender ele.

Os negócios estão colocando as vendas acima da experiência com seu produto ou serviço. Uma empresa de placa de isopor contrapiso, pode se sair melhor que um negócio que oferece aos clientes coisas tecnológicas, isso, porque uma delas investe na experiência.

Os clientes têm a vontade de comprar o produto, mas a experiência com o atendimento, com o próprio produto, pode ser a porta de entrada ou saída dele. 

Por isso, um negócio de reforço estrutural em vigas precisa estruturar bem suas estratégias e ter um bom produto.

O bom produto, não é aquele que vende mais, mas, o que é o que trás mais histórias, o que oferece mais experiência para os consumidores. Os compradores hoje, só querem saber de experiência. Um bom e atento negócio de telhado com telha tégula deve aproveitar isso.

As empresas podem não estar errando, elas estão só focando em outros clientes, e esses, já não estão mais sendo os majoritários no mercado atual. Quando uma pessoa adquire um violão, ela pensa na história que vai construir com ele, na família e todas as outras coisas.

Uma escola de aula de canto iniciante pode também utilizar estratégias com base nisso, pode tornar a experiência dos alunos algo maravilhoso.

Cada aula, precisa ser uma coisa magnífica, para que da próxima, ele tenha certeza que entrou no lugar certo.

A missão de um negócio vai muito além de resolver questões das pessoas e oferecer soluções para que elas atinjam suas metas. Os produtos criados precisam refletir a cultura, o ideal e o valor que se quer passar para que o contato seja o mais interessante possível.

É isso que um curso de treinamento de bombeiro militar, deve fazer. É nesse contexto, que o conceito de User Experience ou UX, está crescendo e voltando os olhos dos líderes para a ideia de entrega de experiências memoráveis aos consumidores de suas marcas. 

Com todos esses avanços das tecnologias e a simplificação no acesso às informações, os clientes tornaram- se muito exigentes, procurando satisfação nos processos de aquisição, entrega e utilização de produtos e serviços e, também, atendimento que é feito pós-venda.

Portanto, quando uma assistência de conserto placa de vídeo faz um serviço, ela deve se preocupar se os clientes ficaram satisfeitos, se o conserto foi bem feito e também, deve se preocupar com o atendimento que vai ser realizado depois que toda a venda foi realizada.

Toda empresa precisa ter em mente que a experiência do cliente é algo determinante para o seu sucesso ou ruína. E já que o assunto é tão importante, esse artigo foi feito, para que se entenda certos aspectos desse tema tão relevante para os negócios hoje em dia.

Conceito de User Experience

A ideia de User Experience, ou para ser fácil, a experiência do usuário, nada mais é do que a forma como os clientes se relacionam com qualquer produto ou serviço, que são ofertados pelas marcas. Hoje, é um dos temas mais importantes nesse meio de negócios.

Ao pôr esse conceito em ação, os negócios conseguem ter certa noção da satisfação dos seus consumidores com o trabalho que foi desenvolvido, e assim, achar os pontos que ainda precisam de certas melhorias.

Nesse cenário, é fundamental lembrar que, para que o User Experience chegue até o seu objetivo, toda a jornada precisa ser muito bem estruturada, desde o primeiro contato até quando o consumidor necessitar de suporte após a compra do produto ou serviço da marca.

Quando um negócio de aluguel de criolipólise de placas conseguir realizar um aluguel, ele precisa fazer com que o cliente queira comprar de novo da própria marca, sem pensar duas vezes.

Afinal de contas, quanto mais interessante for a experiência do usuário a partir da relação inicial, mais inclinados eles estarão à se fidelizarem com a empresa.

E consumidores engajados sempre propagam os valores do negócio para outros potenciais consumidores. 

Enfim, os empreendedores precisam priorizar uma vivência agradável e útil para o seu público, e, desse modo, fidelizar o cliente por longos anos.

Ao contrário do que várias pessoas podem achar, o User Experience não é só o design de um produto ou de um app em desenvolvimento, porém, é sim todo o conjunto oferecido. 

Sendo assim, cada detalhezinho é importante para a conquista de uma imagem bem positiva.

Pode-se dizer que o UX engloba, acima de tudo, a experiência de aprender a utilizar o produto, passando, em primeiro, pelo acesso a todas as informações antes de comprar o produto. 

Enfim, conhecer se aquilo realmente é produtivo, e vai auxiliar a pessoa a usar dos recursos oferecidos de forma bem-sucedida, solucionando de vez as suas questões pessoais. Pois, é isso que os clientes desejam de uma empresa.

Além disso, a experiência do consumidor se insere no contexto de correção de um produto. É natural que nem tudo funcione corretamente de modo rápido, e isso nem sempre mostra que as pessoas não estejam entendendo como utilizar o artigo ou serviço. 

Mas, talvez, exista algum defeito pondo obstáculos para a sua melhor performance. E isso precisa ser investigado mais a fundo. Só a capacidade da empresa tentar solucionar o problema, mostra ao usuário a confiança e responsabilidade de todos os gestores.

Uma boa empresa, não quer só vender produtos, é isso que alguns negócios não conseguem compreender de antemão. Mesmo sendo algo simples, eles não entendem que os clientes querem ver comprometimento.

A importância do UX para empresas

O principal foco ao implementar esse conceito é aprimorar o bem-estar dos usuários. É assim que se dá a garantia, que eles estarão mais seguros antes de usarem o seu poder de decisão e, assim, farão a opção certa, que de fato irá solucionar a sua dor e suprir o desejo.

Nesse contexto, vários negócios acabam pecando por focar seus esforços só para a qualidade do produto. 

No entanto, deixam de levar em conta a experiência do usuário de forma mais ampla, e mesmo com elementos de qualidade, começam a perder os clientes.

Isso mostra, por exemplo, que se uma companhia que vende o melhor dispositivo de celular não procura facilitar a vida do usuário para o uso do aparelho e das aplicações em si, a obtenção de suporte é complicada. 

Todas essas coisas vão impactando de forma negativa a imagem da empresa, derrubando o potencial de vendas do produto e, também, a confiança que a empresa tem.

No caso de uma aplicação, o bom desenvolvimento de User Experience é precioso, para entregar utilidade e garantir a credibilidade para o usuário no decorrer de sua relação com a interface virtual. 

Isso será algo muito decisivo, e não só para convencer as pessoas de que uma certa solução tem a capacidade de produzir experiência positiva, mas, também para convencer os provedores e as seguradoras de que aquele programa é totalmente confiável.

A importância do UX para os negócios compreende, sobretudo, a demanda de se manterem competitivas dentro do mercado, uma experiência bem-sucedida vai levar as pessoas a indicarem aquele produto ou serviço a outras que tenham uma necessidade igual a delas.

As vantagens do User Experience

É observando a maneira com que o seu público interage com determinado produto ou serviço, que as empresas tomam consciência e aprendem a interpretar comportamentos específicos, sob uma perspectiva mais resolutiva. 

Aqui vão algumas vantagens:

  1. Vai ter uma maior conversão;

  2. Um crescimento da credibilidade;

  3. Vai economizar mais recursos da empresa;

  4. Por fim, vai ter um maior aumento das vendas.

Essas são as vantagens do User Experience, que é uma estratégia muito importante, pois desse modo, os negócios criam uma capacidade de reconhecer falhas e trazer em seguida a correção dessas falhas, para a felicidade do cliente.

4 erros em uma comunicação corporativa

A seguir, será apresentada algumas falhas comunicativas nas empresas, que podem atrapalhar a experiência do usuário. São elas:

  1. Ter uma ordem nas informações;

  2. A linguagem visual dos produtos devem ser claras;

  3. Suprir a necessidade de usuários básico e avançados;

  4. Organizar os padrões, para que os produtos fiquem organizados.

O User Experience precisa ser um cronograma no trabalho de comunicação. Deve ser uma fase comum a ser seguida dentro de todos os processos da empresa. 

Considerações finais

Como pode ser visto, uma estratégia de User Experience bem feita é uma peça-chave para que todos os modelos de negócios tenham uma boa competitividade e, obtenham sucesso na conquista das suas metas. 

Alcançar metas é sempre o foco de uma empresa. Além de oferecer experiências únicas, o cliente moderno procura rapidez e conforto. 

Todavia, estar alinhado às suas necessidades não só fideliza a sua base de consumidores, mas também dá a garantia de um maior potencial para converter os novos visitantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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