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4 razões para implementar a modalidade ´Hunting de TI´ na sua empresa


Artigo por Priscila de Oliveira, Head de Cultura e Pessoas

Uma ótima estratégia para encontrar profissionais qualificados e assertivos, o Hunting de TI entrega profissionais especializados para projetos complexos, de acordo com a demanda de tempo e a necessidade de cada cliente.

Uma estratégia de Hunting de TI tem como objetivo facilitar o processo de contratação de uma empresa, pois visa otimizar a procura por profissionais através das skills necessárias à função que estes desenvolverão.

Empresas, especialistas em processos de busca do candidato ideal, o que condiz com o cenário atual, já que o mercado, nacional e internacional, tem intensificado suas buscas na captação de talentos para as especificidades de suas vagas, principalmente desenvolvedores que dominam linguagens de programação específicas, proporciona suas buscas através da criação de um ecossistema completo e da absorção do processo de recrutamento, acompanhamento dos profissionais e de onboarding. O intuito do Hunting de TI é fazer com que o cliente não perca o foco na rotina de seus negócios, o que faz com que a transparência da sua prestação de serviço permaneça inclinada ao respeito da confidencialidade, prezada pela empresa, bem como à adequação às diretrizes da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados.

Outro diferencial ao delimitar a prestação desse serviço consiste na contratação, assim como o acompanhamento de uma consultoria mensal, pela qual se responsabiliza, durante a alocação do profissional na empresa.

Modelo Hunting de TI

A busca e entrega do profissional específico à empresa em questão acontecerá através da absorção do modelo de Hunting de TI pelo contratado, com acompanhamento e análise total da empresa de Hunting; o objetivo dessa ação é manter o profissional em evolução dentro das responsabilidades de suas funções, já que o fit cultural e o fit técnico estão sempre alinhados ao padrão empresarial que comumente agrega o Hunting de TI como modelo tecnológico.

Experiência do candidato

Durante o processo seletivo, o candidato experimenta a oportunidade de vivenciar a seleção customizada de acordo com as exigências do cliente, ressaltando a troca de conhecimentos e o foco em inovação ao responder às suas necessidades e à consolidação do serviço oferecido com segurança e novidade.

Trabalhando com Hunting de TI em Recursos Humanos

A empresa opta por trabalhar com estratégias de Hunting de TI quando as especificidades dos negócios sugerem a contratação de profissionais com práticas diferenciadas e mais difíceis de se encontrar no mercado.

Vagas de alta gestão, por exemplo, que demandam capacidades típicas e especializadas para atingir os objetivos da empresa, precisam de estratégias assertivas no momento da contratação e é neste exato ponto que entra a função estratégica de Hunting.

A mesma tem como intuito delimitar o processo de busca, evitando a lentidão e as burocracias e tornando o procedimento de contratação mais simples, ao facilitar a procura de profissionais com as especificidades requeridas.

Hunting de TI e o caminho para o match perfeito

A busca por esses talentos não é fácil, requer dedicação e, é claro, muito tempo, e esta estratégia vai facilitar e muito esse processo para a sua empresa:

  1. Otimização de tempo: o tempo do time de recrutadores será otimizado ao utilizar o Hunting, porém todo o processo de atração e recrutamento do candidato permanecerá na empresa; esse processo será filtrado e, logo em seguida, entregue ao cliente, o gestor responsável pela contratação. Esse modelo de entrega facilita o trabalho do cliente, porque evita que ele acumule horas, eliminando o tempo excedido que uma entrevista tradicional poderia impor;
  1. Assertividade: um dos principais desafios ao procurar um novo profissional é o match perfeito, um perfil que combine com as necessidades e experiências técnicas, da empresa, é essencial. E o Hunting também ajuda nessa parte no momento da triagem dos currículos para encontrar profissionais que tenham as habilidades necessárias para a vaga;
  1. Previsibilidade no funil: com essa estratégia, há um controle maior sobre os perfis que serão passados adiante no processo, aqueles que estão mais alinhados ao que a empresa está procurando, assim o time de recrutadores já sabe o que esperar para desenvolver melhor as próximas etapas do processo seletivo;
  1. Contratações mais rápidas: otimizando o tempo da equipe, com perfis mais assertivos e adequados à vaga, é possível encontrar aquele profissional que está faltando na equipe mais rapidamente e pronto para ocupar a posição.

Perfil do autor: Priscila de Oliveira, Head de Cultura e Pessoas da Kstack, é formada em Psicologia, com MBA em Gestão de Pessoas e especializada em Carreira e Sucessão.

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