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Adobe prevê US$ 209,7 bilhões de gastos on-line nas compras de fim de ano e Cyber Monday chega a US$ 11 bilhões

A temporada de vendas será impactada por gastos antecipados, com um Prime Day de outubro e descontos antecipados nos Estados Unidos

São Paulo, outubro de 2022 – A Adobe divulgou sua previsão de compras on-line para a temporada de festas de 2022, abrangendo o período de 1º de novembro a 31 de dezembro. Com base no Adobe Analytics, o relatório fornece uma visão mais abrangente do comércio eletrônico dos Estados Unidos, analisando as transações. 

O levantamento projeta que as vendas on-line de fim de ano nos EUA atinjam US$ 209,7 bilhões de novembro a dezembro, representando um crescimento de 2,5% ano a ano. Na temporada de compras de fim de ano de 2021, US$ 204,5 bilhões foram gastos on-line (crescendo 8,6% em relação ao ano anterior), com os consumidores incertos sobre retornar às lojas físicas por causa de preocupações persistentes com a pandemia.

Espera-se que a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira após a Black Friday, continue sendo o maior dia de compras da temporada e do ano, gerando um recorde de US$ 11,2 bilhões em gastos e aumentando 5,1% em relação ao ano anterior. Em comparação, as vendas on-line da Black Friday devem crescer apenas 1% para US$ 9 bilhões, enquanto as vendas de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes e celebrados dos Estados Unidos, devem cair para US$ 5,1 bilhões, queda de 1%.

Esses grandes dias de compras estão perdendo destaque à medida que o comércio eletrônico se torna uma atividade diária onipresente e os consumidores veem os descontos continuarem durante toda a temporada. A Cyber Week (de Ação de Graças à Cyber Monday) deve gerar US$ 34,8 bilhões no total, aumento de 2,8% em relação ao ano anterior. Isso representa uma participação de 16,3% na temporada completa, abaixo dos 16,6% em 2021.

“O formato da temporada de festas será diferente este ano, com descontos antecipados em outubro, aumentando os gastos que teriam ocorrido na Cyber Week”, diz Ezequiel Fagundes, Customer Journey Management Solutions Leader na Adobe Experience Cloud. “Embora vá haver crescimento de um dígito nessa temporada, os consumidores já gastaram mais de US$ 590 bilhões on-line este ano [de janeiro a agosto], um aumento de 8,9% na comparação com 2021, destacando a resiliência da demanda de comércio eletrônico.” 

 

Informações sobre as três principais categorias de comércio

Eletrônicos, vestuário e mantimentos contribuirão com US$ 103,8 bilhões em gastos on-line nesta temporada de festas, quase metade do que a pesquisa projeta para gastos gerais (US$ 209,7 bilhões). Essas categorias surgiram como as principais impulsionadoras de receita on-line.

O estudo prevê que os eletrônicos gerem US$ 49,8 bilhões em gastos on-line, um aumento de 2,9%. Grandes descontos afetarão as margens e os gastos, mas atrairão compradores suficientes para manter o crescimento. Em vestuário, espera-se que haja um gasto de US$ 40,7 bilhões on-line nesta temporada. 

Esse declínio de 6,7% em relação ao ano anterior refletirá o aumento do interesse do consumidor em lojas físicas, à medida que as ansiedades relacionadas à pandemia diminuem. Por fim, a categoria de supermercados on-line cresceu em 2020, quando as pessoas passaram mais tempo em casa. Nesta temporada, os mantimentos devem gerar US$ 13,3 bilhões em compras on-line (crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior), conforme os consumidores forem planejando as refeições de fim de ano.

 

Maiores descontos durante a temporada de festas 

O relatório indica que os descontos vão atingir recordes (mais de 32%) nesta temporada de festas, já que os varejistas enfrentam excesso de oferta e um ambiente de gastos do consumidor mais fraco. Computadores, eletrônicos e brinquedos chegarão a recordes históricos: os descontos para computadores devem superar 32% (acima de 10% em 2021), enquanto os descontos em eletrônicos devem atingir 27% (acima de 8%) e brinquedos em 22% (acima de 19%). Outras categorias de desconto incluirão televisores em 19% (ante 11% em 2021), vestuário em 19% (ante 13%), eletrodomésticos em 18% (ante 4%), artigos esportivos em 17% (ante 6%), móveis e roupa de cama em 11% (ante 2%).

Os maiores descontos devem ocorrer entre o Dia de Ação de Graças e a Cyber Monday. O Dia de Ação de Graças (24 de novembro) será o melhor para comprar eletrônicos, enquanto a Black Friday (25 de novembro) terá as melhores ofertas de televisores. O sábado (26 de novembro) terá os maiores descontos em brinquedos, e o domingo (27 de novembro) chega com as melhores ofertas de vestuário e artigos esportivos. Aqueles que desejam adquirir computadores ou móveis devem fazer compras na Cyber Monday (28 de novembro), e os eletrodomésticos terão os melhores descontos em 1º de dezembro.

Embora os dias entre o Dia de Ação de Graças e a Cyber Monday tenham as melhores ofertas, os consumidores vão observar promoções já na segunda semana de outubro, quando os descontos devem chegar a 15%. As ofertas também vão persistir pelo restante do ano, com descontos de até 20% nas semanas após a Cyber Monday (29 de novembro a 31 de dezembro). Esses momentos oferecerão maior flexibilidade aos consumidores que precisem gerenciar seus orçamentos de novas maneiras.

A análise da Adobe abrange mais de 1 trilhão de visitas a sites de varejo nos EUA, 100 milhões de unidades de manutenção de estoque e 18 categorias de produtos. O Adobe Analytics faz parte da Adobe Experience Cloud, na qual mais de 85% dos cem maiores varejistas da internet nesse país confiam para fornecer, medir e personalizar experiências de compras on-line.

 

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