Últimas

Chega ao mercado a Estar, com liquidez e tecnologia Nasdaq para o mercado de investimentos em Startups

Desenvolvida em parceria com o Demarest, Digitra.com e nTokens, a nova unidade de negócio da SMU Investimentos oferece aos investidores tecnologia Nasdaq inédita para o mercado

São Paulo, outubro de 2022 - Hoje, em evento especial organizado no Planetário Ibirapuera, a SMU Investimentos, plataforma de crowdfunding de investimentos em startups, anuncia a Estar, Mercado Secundário de Startups aprovado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A nova unidade de negócios do grupo tem como objetivo gerar liquidez para o mercado. Oferecendo as melhores tecnologias para essa modalidade de negociação, a rede de blockchain Stellar e a Nasdaq, a plataforma entrega, em tempo real, os valores de cada uma das cotas de participação com a máxima proteção para os investidores dentro das exigências da CVM e a proposta pelo sistema.

Estruturada por quatro grandes empresas, SMU Investimentos, Demarest Advogados,  Digitra.com e nTokens, a nova frente será comandada por Pedro Rodrigues, antes CTO da SMU, que  agora assume como CEO da Estar. “Chegamos com a missão de sermos um grande marco para o mercado financeiro nacional e muito em breve para toda a América Latina. Certamente, um dos momentos mais aguardados por todo mercado de investimento em Startups”. O executivo complementa que “O mercado será acessado diretamente por investidores cadastrados na SMU. Os valores negociados serão escriturados pela nossa plataforma e tokenizados, por meio de tecnologia blockchain. Este é certamente um dos momentos mais aguardados por todo mercado de investimento em Startups”. 

A primeira startup listada na Estar será a própria SMU que recentemente encerrou com sucesso uma rodada própria de investimentos. Novas Startups já estão em fase final de negociação e serão anunciadas em breve. De acordo com as regras da CVM, nesse primeiro momento a Estar poderá contar com 10 empresas listadas.

A Plataforma está disponível para investidores pelo site estar.finance em modo de teste, onde os interessados poderão operar uma carteira virtual de ativos e avaliar as funcionalidades desenvolvidas até então. 

Diego Perez, CEO do grupo SMU, reforça a missão da companhia, com a chegada da Estar. “Nossa intenção é expandirmos os horizontes de atuação e embarcar novos formatos de investimentos em ativos alternativos para o mercado de startups. Queremos ir além, e para que isso aconteça, buscamos sempre formas de agregar todo potencial e capacidade de nosso time, liderança e parceiros”, destaca o executivo, também em referência à Demarest e Digitra.com que compõem a estrutura da nova unidade.

 

O depoimento de quem faz parte

“Este é o primeiro mercado organizado, autorizado pela CVM, com foco exclusivo em startups. O objetivo é criar um ambiente de liquidez para esse segmento, com o que se desenvolve um círculo virtuoso de novas captações, com maior interesse de investidores e de empresas. É também o primeiro mercado em que todos os ativos serão objeto de tokenização. Trata-se de um marco importante para a evolução do mercado brasileiro de capitais”, diz Thiago Giantomassi, sócio das áreas de Fusões e Aquisições e Mercado de Capitais do Demarest Advogados.

“Muito se tem discutido sobre o impacto do mundo do blockchain no mercado financeiro. Estamos criando um dos primeiros exemplos práticos, que mostra como desenvolver produtos que não existiam, como uma bolsa de startups”, diz Rodrigo Batista, CEO da Digitra.com.

“A Estar veio para inovar.  Inova na aplicação de tecnologia, na sinergia entre grupos que se complementam, e no modo de atuação do mercado de capitais brasileiro. Mais que tudo, a nTokens tem orgulho de participar neste projeto que inova na relação entre o regulador, as empresas, e os investidores no Brasil”, comenta Thomaz Teixeira, CEO da nTokens.

“Como próximo passo, a empresa abre sua negociação para ampliar a lista de companhias cadastradas, que serão anunciadas no decorrer dos próximos meses”, finaliza Pedro Rodrigues.


SOBRE A ESTAR

A Estar é o futuro do investimento em Startups no Brasil. Com foco em trazer liquidez para o mercado, é o primeiro Mercado Secundário de Startups do país, um projeto inovador aprovado pela CVM que permitirá negociações de participação em startups em tempo real com o valor de mercado. Utilizando da tecnologia da Nasdaq, a Estar oferece aos investidores a possibilidade de negociar o security token dos contratos das startups listadas. A modalidade está sendo adotada no mercado como Mini IPO.

 

 

SOBRE A SMU INVESTIMENTOS

A SMU Investimentos é a primeira e mais inovadora plataforma de Crowdfunding de Investimentos do Brasil, responsável pelas maiores inovações do mercado. Para investidores a SMU é a porta de acesso para a diversificação de portfólio através de investimentos em Startups e empresas inovadoras. Para os empreendedores, uma fonte competitiva de financiamento via equity, dívida ou híbrido, além de uma rede de smartmoney dado pela interconexão de empresas, fundos, investidores, profissionais e investidores-clientes engajados.

 

SOBRE A DUMAREST

Com mais de 70 anos de trajetória, o Demarest é um dos escritórios de advocacia mais respeitados do Brasil e da América Latina, posição que é reforçada por rankings de uma variedade de publicações, incluindo Chambers, Thomson Reuters, Latin Lawyer, The Legal 500 e IFLR. Com endereços em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Nova York, oferece serviços jurídicos com o mais alto padrão de qualidade e excelência. O Demarest é reconhecido como um dos melhores lugares para trabalhar com a certificação conferida pelo Great Place to Work®, instituição que também o certificou como uma das Melhores Empresas do Brasil para as Mulheres Trabalharem. Neste ano também foi reconhecido pelo Instituto Mais Diversidade, em parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Human Rights Campaign Foundation (HRC), como uma das melhores empresas para os profissionais LGBTI+ trabalharem.

 

SOBRE A DIGITRA.COM

A Digitra.com é uma exchange global de negociação de bitcoins, criptomoedas e ativos digitais fundada em 2021. É a primeira exchange que não cobra taxas dos clientes e paga por cada negociação usando uma moeda própria. A empresa aposta na convergência do mundo de criptos com o mundo de negociação tradicional. 

 

SOBRE A NTOKENS

nTokens permite que ativos digitais como stablecoins e tokens sejam criados, mantidos e negociados de forma distribuída em diferentes blockchains

Nenhum comentário