Com apoio da SoftwareONE, Bee Delivery otimiza logística com projeto inovador de otimização do Google Maps
- Projeto 100% conduzido pela equipe da SoftwareONE teve como objetivo
garantir entregas mais assertivas com melhor custo-benefício
- A parceria aumentou em mais de 16 milhões o número de entregas do aplicativo da Bee Delivery, o que resultou em 23% de redução de custos
Potencializar uma operação com
menos custos e mais resultado. Esse foi o objetivo da parceria entre a Bee Delivery, franquia de entregas por aplicativo, e da SoftwareONE, líder em soluções de software e tecnologia
de nuvem, que juntas conseguiram aumentar o número de
cidades e entregas da Bee Delivery, por meio da otimização do Google Maps no
aplicativo.
Empresa de logística fundada em Mossoró, no
Rio Grande do Norte, a Bee Delivery teve seu modelo de franquias expandindo
primeiramente na região Nordeste até ganhar notoriedade nacional. De acordo com
o Gerente de Tecnologia da Bee Delivery, Ramon Sarmento, antes da consolidação
do projeto, uma das principais dificuldades da companhia, que preza por uma
entrega expressa e de qualidade, era conseguir a verificação do endereço do
cliente, bem como a otimização do percurso a ser realizado pelos entregadores.
Nesse sentido, a empresa iniciou o uso do Google Maps para
realizar entregas em bairros, e teve bons resultados, mas com a expansão do
negócio, o gerenciamento ficou complexo. “Nós pré-cadastrávamos os bairros e
condomínios e, manualmente, buscávamos o ponto central do endereço para mapear
aquele ponto como uma região na Bee Delivery. Com o passar do tempo, percebemos
que esse modelo não era escalável, surgindo a necessidade de colocar o
Geocode”, explica Sarmento.
O empresário comenta que embora mais
assertivo, esse sistema gerava uma despesa muito alta para a companhia, em
torno de R$20 mil mensais. Desta forma, em busca de redução de custos sem
perder qualidade, eles encontraram na SoftwareONE um atendimento exclusivo e
personalizado para otimizar a logística da empresa.
A SoftwareONE realizou ações de
otimização do uso do Google Maps, inserindo detalhes que favoreceram a
operação, para que ela se tornasse mais dinâmica, como conta o Google Maps
Global Business Executive - LATAM Leader da SoftwareONE, Diego Moreira,
responsável pela condução do projeto. “Realizamos um trabalho padrão e de
entendimento de adoção da API, que valida e indica qual a melhor forma de
utilizá-la, para que a inversão de gastos com a ferramenta e o retorno fosse o
mais viável possível”, afirma. O executivo esclarece ainda que o processo de
implementação e negociação durou cerca de dois meses e agora já está em fase de
finalização, seguindo para manutenção e futuros aperfeiçoamentos.
O processo de otimização do Google Maps
De acordo com o Diego Moreira,
para uma completa otimização, primeiramente, foi realizado o mapeio do Google
Maps de validação de endereços (por meio da API do Google denominada Autocomplete),
a fim de garantir que a partir do momento em que o cliente comece a digitar o
endereço, o Google reconheça e sugira o nome correto, minimizando
intercorrências com locais inexistentes. “Assim, diminuímos muito o problema de
entregas em lugares que não existem ou que, na verdade, ficam em outra parte da
cidade. Isso resultou em velocidade e garantia das entregas, além da otimização
do tempo do motoboy”, conta.
Para ganhar ainda mais agilidade nas entregas, a
SoftwareONE auxiliou a Bee Delivery no desenvolvimento de outra API do Maps
denominada Directions, capaz de identificar a melhor rota para chegar em
determinado destino em menor tempo. Além disso, também foi realizada uma
pequena adaptação nessa API para otimização de rota, feita por meio da API
Directions Advanced. Com ela, explorando o uso da API, o cliente pode
acompanhar todo o trajeto da entrega, até o destino final. O app Geocoding do
Google Maps é o que realiza esse monitoramento e a API permite visualizar a
movimentação no mapa.
Resultados além do esperado
A adoção dos diversos ajustes
resultou no aumento da confiabilidade dos dados, que permitiu uma expansão, de
forma orgânica, para mais cidades e regiões. Hoje, a Bee Delivery atende mais
de 140 cidades e já ultrapassou 16 milhões de entregas desde o início da
operação. Em faturamento, isso significou 23% de redução de custos, devido à
diminuição da distância de deslocamento dos entregadores, que otimizou ainda
mais as rotas de entrega. Vale destacar que, em paralelo às otimizações, a
empresa também obteve um aumento no volume de requisições, graças à estratégia
utilizada.
“Sentimos um grande impacto na gestão de
custos, no suporte e na manutenção do serviço. Toda a comunicação e
transparência trouxe uma sensação de segurança em utilizar o serviço de forma correta e a certeza de
que somos cobrados pelo que realmente utilizamos”, ponderou Sarmento.
Sarmento relembra ainda das dificuldades de
operação antes da chegada da SoftwareONE. “A documentação que utilizávamos era
um pouco confusa. Não sabíamos ao certo como proceder. Me lembro que foi um
ponto que nossa interface na SoftwareONE nos ajudou, tirando dúvidas quando
necessário. Também tínhamos problemas com o suporte e resolução de problemas,
que tomavam muito tempo da equipe. Intercorrências estas que agora temos
respaldo necessário”, finaliza.
Sobre a SoftwareONE
A SoftwareONE é uma provedora global com presença local, e líder em
soluções de softwares e tecnologia de nuvem, com sede na Suíça. Com um
portfólio de serviços baseados em tecnologia e IP, permite que as empresas
desenvolvam e implementem holisticamente suas estratégias comerciais, de
tecnologia e de transformação digital. Através da modernização de aplicativos,
migração de workloads críticas em nuvens, gestão de software, inovação,
segurança, governança e computação em nuvem. Suas ofertas são conectadas pelo
PyraCloud, a plataforma digital exclusiva da SoftwareONE que fornece aos
consumidores inteligência acionável por data-driven. Com cerca de 7.700
funcionários e recursos de vendas e prestação de serviços em 90 países, a
SoftwareONE atende cerca de 65.000 clientes com soluções em nuvem e software de
mais de 7.500 fabricantes. As ações da SoftwareONE (SWON) são cotadas na SIX
(Bolsa de Valores da Suíça). Para mais informações, visite SoftwareONE.com.
Sobre a Bee Delivery
A Bee Delivery é uma empresa que tem como missão revolucionar a forma de fazer delivery no Brasil, gerando renda e fomentando negócios. Com opções de entrega por moto, bike e carro, a empresa já soma mais de 16 milhões de entregas e mais de 600 mil entregadores em todo o Brasil, em atendimento às mais de 130 mil empresas cadastradas em mais de 140 cidades. O sistema oferecido pela empresa permite que entregadores sejam solicitados por meio de uma plataforma exclusiva, informando o bairro ou endereço, simples assim. Entre os segmentos de atuação estão: alimentos e bebidas, varejo, drogarias, pet shop e agrícola.
Nenhum comentário