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HFN foi oportunidade para empreendedores de alimentação e panificação se reciclarem e fecharem negócios


A 4ª edição da Hotel & Food Nordeste (HFN), que aconteceu até a última sexta-feira (7) no Centro de Convenções de Pernambuco, foi uma oportunidade para empresários e profissionais dos setores de alimentação fora do lar se reciclarem e também terem contato com novidades do mercado – seja em equipamentos, ou em estratégias de gestão, vendas e produção.

 

Na programação, diversas palestras, aulas e workshops movimentaram a feira, que começou na última quarta (5) e é promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) com organização da Insight Feiras e Negócios. Para os expositores foi também uma oportunidade de posicionar suas marcas no mercado nordestino e também vender produtos e soluções de tecnologia.

 

Luana Araújo, diretora de Marketing da JR Distribuição e da marca Chef Confeiteiro, ficou animada com a terceira participação da empresa na HFN. “Trouxemos uma programação de workshops e montamos uma grade com chefs renomados que vão ensinar novas técnicas de confeitaria para o público visitante”, explicou.

 

Um dos workshops do estande Chef Confeiteiro foi com Vânia Elihimas – confeiteira renomada de Pernambuco, que ensinou para uma plateia animada uma técnica de confeitaria com ganache de chocolate branco. A JR Distribuidora conta com um centro de distribuição no Distrito Industrial de Abreu e Lima e realiza entregas nas regiões metropolitanas do Recife e João Pessoa. Já a loja Chef Confeiteiro funciona com três unidades: uma em Olinda e duas no Ceasa-PE.

 

A Dispan Distribuidora de Alimentos estreou na HFN com o pé direito. Com quatro lojas em três grandes cidades pernambucanas – Recife, Caruaru e Petrolina, a empresa fortaleceu a marca e as parcerias durante os três dias de evento. “Temos um catálogo de produtos com cinco mil itens. Trabalhamos com lojas e com delivery e estamos bastante otimistas com os resultados da nossa participação na HFN.”

 

A Bralyx produz máquinas para coxinhas, salgados, massas frescas, doces e confeitaria. A empresa trouxe para a feira um lançamento: uma máquina modeladora de salgados totalmente digital e desenvolvida desde o projeto pela Bralyx. “É um equipamento de fácil operação e trabalha com mais de um tipo de recheio e também com produtos típicos da região, como a massa de macaxeira”, explica Vanessa Souza, gerente de vendas da empresa. A Bralyx tem uma indústria em São Paulo, vende para todo o Brasil e também tem presença nos Estados Unidos, em Portugal e na Inglaterra.

 

Com o turismo em franca recuperação no Nordeste e a expectativa de manutenção do crescimento do segmento nos próximos anos, empresas da região Sul do Brasil fizeram questão de estar na HFN em busca de fortalecer laços com os clientes da região e conquistar novas vendas. Foi o caso da Metvisa – que atua com tecnologias em equipamentos para a área de gastronomia; e da Skymsen – do segmento de equipamentos para bares, restaurantes, padarias e outros empreendimentos do setor de alimentação.

 

“A gente não vende para o consumidor final, mas para outras empresas do setor de food service. Temos clientes bastante fortes no Nordeste, especialmente nas cidades de Salvador, Recife, Fortaleza e São Luís. Nossa presença na HFN é também para posicionar a marca e reencontrar os clientes pessoalmente”, explica Fabrício Brockveld, responsável pelo marketing da empresa.

 

A aposta do Padeirão foi mostrar ao mercado o diferencial de produtos que são oferecidos exclusivamente pela marca, que também lançou-se no segmento de gastronomia com o selo “Mundo do Chef” – que conta com produtos exclusivos para quem trabalha com gastronomia.

 

“A gente também quer ressaltar que o Padeirão não é focado apenas na panificação e conta com todos os produtos utilizados na gastronomia e na confeitaria, com marcas exclusivas. Aqui na HFN também estamos com uma parceria com a Padaria do Amanhã”, explicou a sócia da empresa, Daniela Rocha.

 

O Padeirão também firmou parceria com a Levain – Escola de Panificação e Confeitaria, do chef e mestre padeiro Rogério Shimura – que ministrou workshops durante a programação da HFN. Shimura ensinou, por exemplo, a fazer os famosos muffins de banana e chocolate com a massa previamente congelada – uma forma de se planejar e economizar na produção.

 

A chamada Cozinha de Antecipação também foi o tema das palestras do estande Cozinha Empreendedora, com diversas conferências e minicursos sobre a possibilidade de antecipar processos culinários em bares e restaurantes em busca de uma maior economia e otimização do tempo e dos recursos.

 

 

Levain Escola de Panificação e Confeitaria foi destaque na HFN - Hotel & Food Nordeste 2022

 

Com uma arena de conhecimento centrada na panificação e confeitaria, o maior nome da panificação nacional Rogério Shimura apresentou noções de gestão e destacou que “Além de desmistificar toda a parte da alquimia da mistura dos ingredientes, a gente vem fermentar a ideia da panificação e confeitaria, já que está muito em evidência o setor”, afirma. Segundo Shimura, dos dez mil alunos que já passaram na Levain Escola, 45% são do Nordeste, o que destaca o potencial da região.

 

A missão da Levain Escola de Panificação e Confeitaria é passar conhecimento para os profissionais que queiram ingressar na área. Durante os seis workshops/dia realizados na HFN - Hotel & Food Nordeste, foram repassadas as noções básicas, deixando um “gostinho” do que a escola tem para oferecer. “Muitas pessoas visitando atrás de conhecimento do setor. Com certeza em 2023 a Levain Escola de Panificação vai estar presente com uma arena de conhecimento ainda melhor do que 2022”, destacou Rogério Shimura.

 

Conceito europeu e foco no projeto arquitetônico, Padaria do Amanhã foi destaque na HFN 2022

 

A Padaria do Amanhã apresentou propostas de mercado, com foco nas experiências únicas para os empresários da panificação, na HFN – Hotel & Food Nordeste e na Feira Super Mix 2022, mostrando as capacidades do projeto arquitetônico, através da personalização e escolha de temática, de maneira a destacar o ponto comercial.

 

O projeto trouxe uma ambientação inspirada na cultura francesa, desde a arquitetura ao ambiente, com vitrines e mesas de exposição, focando no carro chefe de toda panificadora: o pão.

 

“Trouxemos a inovação e a tecnologia, com a valorização do produto em si e comigo a caráter, de francesa, o que foi bem interessante para feira porque virou um atrativo, onde todos quiseram tirar fotos", destacou a idealizadora do projeto e arquiteta especialista em panificação, Dani Figueirôa.

 

A Padaria do Amanhã mostrou como as potencialidades da arquitetura trazem o diferencial e a importância de uma identidade visual como inspiração para perpetuar o nome da marca e ser lembrada como referência pelos clientes.

 

A HFN - Hotel & Food Nordeste está em sua quarta edição e é realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), com a Abrasel em Pernambuco, e a Insight Feiras & Negócios, com patrocínio da CNC, do Banco do Nordeste, da Prefeitura do Recife e apoio do Sebrae/PE. O evento foi pensado para atender as demandas do mercado e potencializar o retorno sobre os investimentos para os expositores e compradores.

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