Últimas

Logout pela sua saúde mental

Por Tatiana Ferreira*

Em 2022, o uso médio diário de redes sociais em todo o mundo foi de 2 horas e 27 minutos. Podemos imaginar que, para aqueles que trabalham com mídias sociais, esse número provavelmente seja muito maior.

Com isso em mente, não é surpresa que mais e mais profissionais da área estejam sofrendo com burnout. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente que o burnout é um fenômeno ocupacional “resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”.

Quando a pandemia transformou a rotina de trabalho, eliminando as linhas entre a vida pessoal e empresarial, o esgotamento tornou-se um fenômeno global em todos os setores e ocupações. De fato, um relatório recente do Indeed revelou que o desgaste dos funcionários piorou no ano passado, com 52% de todos os trabalhadores se sentindo esgotados. Isso representa um aumento de 9% em relação à mesma pesquisa pré-COVID.

Isso porque com a crise sanitária, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta central para as empresas. Agora os gerentes de mídia social estão intimamente envolvidos em todas as funções de negócios, incluindo marketing, vendas e atendimento ao cliente. No entanto, o aumento das responsabilidades resultou em muitos funcionários lutando contra o estresse, a fadiga e os desafios de saúde mental.

Sintomas de burnout

É importante que os CMOs e os líderes de marketing reconheçam o quão demandante essa função é, buscando ajudar a criar um ambiente melhor para as equipes de mídia social.

O mundo de excesso de  mídia digital pode cobrar um preço bem alto de cada indivíduo. A pressão criada levou muitas pessoas da área a abandonar completamente suas carreiras. Mas, como líderes, temos a capacidade de identificar e reconhecer os sintomas de esgotamento antes que ele atinja o ponto sem retorno.

A Clínica Mayo identifica alguns sinais comuns de esgotamento, incluindo: cinismo, desmotivação, irritabilidade, problemas para dormir, confusão mental, entre outros. Felizmente, o cansaço em estágio avançado não é uma condição permanente. Mudanças simples nos ambientes de trabalho podem ajudar a devolver o controle e reverter o burnout. Seja um defensor de sua equipe e garanta que haja recursos disponíveis para que os funcionários tenham o poder de cuidar de si mesmos e de sua saúde mental.

Assumindo o controle

Até mesmo os gerentes de mídia social precisam de uma pausa no mundo digital. Aqui estão algumas estratégias que qualquer pessoa pode seguir para ajudar a reduzir o burnout:

 

  • Defina limites: Se você estiver trabalhando em casa, criar um espaço de trabalho dedicado pode ajudá-lo a distinguir entre o tempo profissional e o pessoal. Não importa onde você trabalhe, você deve sempre agendar pausas ao longo do dia. Essas pausas precisam ser offline.
  • Filtre o ruído: Priorize o que você precisa fazer criando listas de tarefas curtas que sejam alcançáveis. É fácil cair no ciclo sem fim das redes sociais quando você trabalha com isso para viver. Defina limites diários para navegação nestes canais e seja responsável pelo seu tempo.
  • Delegue: É importante pedir ajuda antes de precisar. Envolva colegas de equipe que possam apoiá-los nas tarefas diárias. Uma ferramenta de gerenciamento de mídia social pode ser uma aliada importante que irá auxiliar na criação de conteúdo, monitoramento, benchmarks de mercado, análises e muito mais.
  • Mantenha hábitos saudáveis: Priorize sua saúde para se preparar para o sucesso. Coma refeições saudáveis longe de sua mesa, se exercite ou medite. Cuidar do seu corpo pode evitar que você se sinta esgotado.
  • Converse com seu empregador: Existem várias maneiras pelas quais os empregadores podem ajudá-lo a lidar com o estresse no local de trabalho e apoiar a sua saúde mental. De acordo com um estudo recente, 56% dos trabalhadores listaram a flexibilidade em seu dia de trabalho como a principal forma de apoio das empresas.

Os gerentes de mídia social tem muitas responsabilidades, que parecem estar se multiplicando à medida que novas plataformas e formatos de conteúdo são adicionados à mesa. No ciclo de notícias sem fim, é fácil ser vítima de burnout, o que pode afetar negativamente sua saúde pessoal e profissional. Fique atento aos sinais de alerta em sua equipe e promova hábitos saudáveis que podem fazer a diferença.

*Tatiana Ferreira é Diretora de Novos Negócios na Emplifi Brasil.

Nenhum comentário