Últimas

Pesquisa da Letz revela que 96% dos motoristas de aplicativo usariam carro elétrico para reduzir custo com combustível e preferem rodar nas regiões centro e sul de São Paulo

44% dos respondentes disseram ainda gastar de R$ 500 a R$ 1 mil por semana para abastecer seus veículos, enquanto outros 8,7%, mais de R$1 mil

São Paulo, outubro de 2022 – Ao perguntar para cerca de mil entrevistados se teriam interesse em alugar um carro elétrico, a Letz, startup intermediadora de transporte compartilhado, constatou que 96% dos respondentes alugariam, sim, como alternativa ao carro a combustão, principalmente devido ao elevado preço dos combustíveis.

Também segundo a pesquisa, 44% dos respondentes disseram gastar de R$ 500 a R$ 1 mil por semana para abastecer seus veículos, enquanto outros 8,7%, mais de R$1 mil.

“Um dos principais motivos para a pessoa pensar em alugar um carro elétrico é o de não ter gastos com combustível. Com a pesquisa, constatamos que mais da metade dos respondentes gasta mais de R$ 500 com combustível por semana e só 7,2%, até R$ 200 por semana, percentual que deve ser composto por pessoas que não trabalham só com transporte por aplicativo. O quanto o gasto com o combustível afeta a renda mensal está diretamente associado ao interesse por carros elétricos, especialmente quando o respondente faz do app a sua principal fonte de renda”, detalha Felipe Wasserman, CMO da Letz.



Quando questionados sobre o quanto estariam interessados a pagar pelo aluguel de um carro elétrico por semana, 47% informaram de R$ 800 ou mais de R$ 1 mil. Atualmente, o gasto com locação de um carro convencional sai em torno de R$ 700 por semana, enquanto com um carro elétrico fica entre R$ 1200 e R$ 1400, segundo Wasserman. “O motorista de aplicativo que gasta mais de R$1 mil por semana com combustível acaba tendo um lucro maior ao substituir o carro a combustão por um carro elétrico, mesmo tendo de pagar um valor um pouco maior na locação, por isso, estamos observando esse movimento cada vez maior entre os nossos motoristas parceiros”, revela o CMO.



Quem roda mais quilômetros por semana também tem mais interesse em ter um carro elétrico para reduzir custos com o abastecimento de combustível, de acordo com a pesquisa da Letz. Quem faz até 500 km, segundo Wasserman, não deve trabalhar como motorista de aplicativo, já que para ganhar dinheiro com aplicativos, o motorista tem de rodar cerca de 800 km por semana, ou cerca de 5 mil km por mês. Abaixo a quantidade de quilômetros rodados por semana pelos respondentes:



Fonte de renda e regiões preferidas para rodar - 89,8% dos respondentes informaram que os aplicativos de transporte compartilhado são sua principal fonte de renda; outros 10,2% que têm trabalho fixo, mas monetizam também por meio de aplicativos, não exclusivamente pela Letz, seja nos fins de semana ou depois do expediente.

Sobre quais as regiões preferidas para rodar, os respondentes disseram que têm mais interesse pelas regiões centro e sul de São Paulo, ficando em uma posição intermediária entre Alphaville e Barueri, e menos interesse nas regiões leste e norte de São Paulo e ABC. “Normalmente os centros urbanos têm mais procura porque têm um fluxo maior de pessoas e, consequentemente, de possíveis passageiros. Já a região sul tem uma população com maior poder aquisitivo. No Brasil, o aplicativo de transporte ainda é usado majoritariamente por passageiros que têm uma renda maior, e isso explica o interesse dos motoristas em querer circular mais nessas regiões”, avalia o CMO da Letz.

“Nós desejamos ser uma alternativa viável a quem tem interesse em aumentar a renda ao trabalhar por meio de aplicativo de transporte. E queremos, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência diferente em relação a outros apps, já que com os carros elétricos que fazem a linha Letz percebemos a satisfação dos motoristas parceiros que utilizam um veículo que causa menos impacto ao meio ambiente, com um custo viável de recarga elétrica se comparado ao do combustível. Para a Letz, que até 2030 pretende estar com 100% de carros elétricos fazendo as suas linhas, serão os motoristas de aplicativos que irão democratizar o uso de carros elétricos no país, e no nosso dia a dia, e nas nossas pesquisas, temos observado cada vez mais esse movimento”, analisa o CMO da Letz.

Metodologia - A pesquisa da Letz sobre o interesse por carros elétricos foi realizada na primeira quinzena de julho de 2022 com cerca de mil respondentes, em São Paulo e cidades da grande São Paulo.

Mais sobre a Letz: A Letz é a única solução de mobilidade corporativa que une conforto a um preço acessível, gerando economia de cerca de 1 hora do tempo de vida do funcionário que estaria no transporte público. Uma empresa de tecnologia que faz a intermediação de transporte, por meio de veículos de passeio, para o trabalho, roteirizando o trajeto diário de forma mais ágil e inteligente. A missão da Letz é oferecer um serviço de transporte seguro e confortável para os trabalhadores de São Paulo e cidades próximas, inicialmente, reduzindo o desgaste e contribuindo para o aumento da produtividade dos usuários. Proporciona uma nova oportunidade de renda para motoristas parceiros autônomos, mesmo para os que não possuem veículo próprio, conectando-os às pessoas que precisam de um transporte rápido e seguro, por meio de uma plataforma exclusiva, em que eles podem acompanhar suas métricas e conhecer seus benefícios como motorista parceiro.

Site: https://www.letz.app/

Facebook: https://www.facebook.com/letz.sp/

Instagram: https://www.instagram.com/letz.app

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/letz-sp

Nenhum comentário