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SEO para e-commerce: Como melhorar a visibilidade da sua loja virtual?

Erich Casagrande, da Semrush, lista 5 dicas fundamentais que os comerciantes eletrônicos devem seguir para se destacar da concorrência

 

São Paulo, outubro de 2022 - Desde o início do varejo, um dos fatores que mais influenciam as vendas é a visibilidade. Quando falamos em comércio físico, é possível notar que lojas em ruas movimentadas costumam vender mais do que endereços calmos, assim como fachadas chamativas geralmente roubam mais a atenção dos consumidores do que uma estética simples. Isso explica os valores altíssimos cobrados às marcas que desejam ser anunciadas na Times Square, em Nova York, ou na avenida Paulista, aqui no Brasil. 

 

Mas como aplicar essa visibilidade no ambiente digital? A melhor maneira de se destacar da concorrência é colocar sua marca à frente nas páginas de resultados de pesquisa em buscadores como Google e Bing. Uma sigla importante, que você já deve ter ouvido falar, vem sendo bastante comentada no universo do marketing: trata-se de SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization. Basicamente, a prática estuda maneiras diferentes de aumentar a visibilidade de sites em páginas de pesquisa. Isso inclui a criação de conteúdo de alta qualidade, o monitoramento da integridade técnica do site, a obtenção de links de outros domínios, o fortalecimento da presença nas pesquisas locais e muito mais. 

 

Para entender mais sobre SEO para e-commerce, Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush - plataforma de gerenciamento de visibilidade online - separou 5 dicas práticas e fundamentais para você seguir e impulsionar as vendas do seu negócio. Confira:  

 

  1. Estude seus produtos e clientes e foque em palavras-chave específicas

O primeiro passo a seguir para aumentar o tráfego do seu site é entender que não adianta ter milhões de visitantes que não comprem seu produto. O mais importante no varejo é vender, portanto, acompanhe as tendências do seu mercado e foque em termos mais específicos. Em SEO essas palavras são conhecidas como palavras-chave. Quanto mais específico for o termo de pesquisa, maior a probabilidade de conversão. Sem contar que são menos concorridos, portanto, é mais fácil e rápido de se obter um bom posicionamento.

 

Com a Keyword Magic Tool, da Semrush, você acessa dados sobre quantas pessoas pesquisam uma determinada palavra-chave e a dificuldade para classificá-la. Isso ajuda a decidir quais palavras-chave utilizar nos seus conteúdos.

 

  1. Crie conteúdos de acordo com o seu público

Depois de escolher palavras-chave, crie conteúdos voltados para a intenção do usuário. Lembre-se: quanto melhor o conteúdo, melhor será sua posição na página de pesquisa. Um blog associado ao seu e-commerce funciona de uma forma excelente, pois você começa a entregar informações sobre o nicho que você atua e os produtos que você trabalha. 

As dicas incluem título, estilo de escrita, texto, links de saída, autoria e imagens. Tudo deve ser pensado a partir da intenção do público-alvo. 

 

É sempre uma ótima ideia começar com uma pesquisa aprofundada sobre os concorrentes. O que eles abordam no blog? Quais palavras-chave eles usam? É importante identificar oportunidades para falar sobre esses assuntos com mais detalhes e profundidade, e também identificar lacunas de conteúdo que você pode aproveitar.

 

  1. Insira links internos

O Google rastreia a internet usando links, o que significa que os links internos são uma parte muito importante do SEO. Links são vistos como um voto de confiança; então use isso a seu favor e crie “acessos” que apontem páginas de alta autoridade para outras partes do seu site. 

 

Conquistar links para lojas virtuais não é uma tarefa fácil. Afinal, o que eu ganho em apontar um link para sua página de produto? O segredo está em criar links com valor editorial, ou seja, ele deve complementar a pauta em questão. Os conteúdos precisam ser voltados para a intenção do seu público. 

 

  1. Avalie a parte técnica

O SEO técnico tem tudo a ver com a qualidade da estrutura e a usabilidade do seu site. Um bom SEO técnico ajuda a garantir que o Google encontre seu conteúdo e avalie e indexe corretamente as informações encontradas. Velocidade da página, otimização do seu site em dispositivos móveis e interface do usuário são alguns dos processos que precisam ser observados na sua loja virtual. 

 

Verifique se há versões duplicadas do seu site no índice do Google. Preste muita atenção à velocidade do site – conserte problemas e recursos técnicos que podem diminuir o desempenho da sua página. O PageSpeed Insights, do Google, é uma ferramenta gratuita que permite que você avalie a velocidade do seu site.

 

  1. Invista na arquitetura do seu site

A arquitetura do site refere-se a como os sites são agrupados e organizados. Imagine um mercado físico: se o comerciante colocar uma fruta no corredor de produtos de higiene e não no hortifruti, o cliente ficará bastante confuso. O mesmo acontece no universo digital. Uma boa arquitetura do site prioriza a experiência do usuário. Se um site for fácil de navegar e tiver uma estrutura sólida, é mais provável que os usuários passem mais tempo e se engajem mais.

 

Ao considerar a experiência do usuário, é essencial ajudá-lo a chegar onde deseja com o menor número de cliques possível. É necessário que seja fácil para ele navegar do ponto A ao ponto B – e voltar ao ponto A novamente. Uma boa estrutura ajuda o Google rastrear e indexar as páginas do site.

Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush Brasil

Sobre a empresa:

Semrush é uma plataforma SaaS líder mundial em gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas executem otimização de mecanismos de pesquisa, pay-per-click, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitivas para obter resultados mensuráveis de marketing online. A Semrush oferece insights e soluções para que as empresas criem, gerenciem e avaliem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 91.000 clientes pagantes, a empresa está sediada em Boston e possui escritórios em Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

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