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Todo empresário deve ser um vendedor?

Para o palestrante e escritor Alan Sant´Anna, associado da Câmara Brasil Alemanha, o sucesso corporativo depende do uso das habilidades de vendas

Alan Sant'Anna
divulgação

Todo empresário deve ser um vendedor? A pergunta é recorrente entre os participantes das palestras do escritor Alan Sant´Anna, que tem mais de duas décadas de experiência como consultor nas áreas de liderança, vendas, desenvolvimento pessoal e administração do tempo.

Para responder ao questionamento, Sant´Anna costuma explicar que se nos limitarmos a pensar na figura de um vendedor típico, cuja principal demanda é passar o dia conversando com clientes, aí podemos desconsiderar a relação. Mas, se avançarmos na reflexão e visualizarmos alguém que enxerga além das transações comerciais de produtos, aí, sim, podemos afirmar que todo empresário deve ser um vendedor. Afinal, vendedor consegue nos mostrar o valor de algo, e isso é necessário no mundo corporativo.

“O empresário é basicamente alguém que quer resolver um problema para uma pessoa. Quer vender um produto ou um serviço para alguém, portanto, um vendedor”, pontua.  “Ele não terá sucesso se não conseguir alcançar as pessoas e se elas não entenderem o valor do que ele está fazendo, ou seja, comprarem”, explica.

É por isso que o sucesso empresarial passa pelo aprimoramento das técnicas de vendas. “Quem não desenvolver habilidades em vendas tende a não alcançar objetivos nem como pai e mãe. Por exemplo, a família vende valores para os filhos e, se ela não vender, alguém vai vender e podem ser valores completamente contrários aos da família”, exemplifica.

Venda é habilidade treinável

De acordo com o palestrante, o sucesso empresarial é conquistado por meio das habilidades de venda. Essas habilidades são treináveis e estão baseadas em um tripé: ambição - que pode ser despertada -, técnica de venda e resiliência. “Venda é uma tarefa dura, afinal é da natureza humana não gostar de rejeição. O vendedor vai ouvir mais não do que sim. É preciso saber enfrentar as decepções. É assim para o empresário”, explica. 

Sant´Anna reforça que os conceitos estão interligados, mas que o primeiro é dominante. “Se ele não tiver ambição e tiver a técnica, ele não vai usá-la. Se ele tiver a ambição e não tiver a técnica, ele vai aprende-la. Também não adianta ser resiliente e não ter ambição’, considera.     

Alan Sant´Anna é palestrante, consultor e escritor. Através de sua empresa Conexão Consultoria Empresarial já realizou mais de 2 mil palestras e cursos em 107 cidades brasileiras e mais de 100 mil pessoas participaram de seus treinamentos. É associado da Câmara Brasil Alemanha (AHK Paraná) e autor de quatro livros: A Equação do Sucesso, Disciplina o Caminho da Vitória, Equilíbrio para uma Vida Melhor e Tempo e Sucesso.

Sobre a AHK Paraná Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

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