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4 em cada 10 empresas no Brasil têm mulheres como sócias majoritárias, revela Serasa Experian

Levantamento inédito mostra o retrato da empreendedora brasileira. Elas começam a empreender mais cedo que os homens e 84,7% delas tocam a empresa sozinha. Quando o assunto é crédito, elas possuem um bom score na pessoa física, mas na jurídica a situação é proporcionalmente inversa

São Paulo, 23 de novembro de 2022 – Das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil, 8,4 milhões, o equivalente 40,5%, têm mulheres como donas ou sócias majoritárias. É o que aponta o levantamento inédito realizado pela Serasa Experian no mês em que se comemora o Dia do Mundial Empreendedorismo Feminino.

Do total de empresas, 84,7% possuem uma única sócia enquanto no universo masculino, esse percentual é menor, de 77,4%. Elas começam a empreender mais cedo que os homens, sendo 36,3% com idades entre 20 e 39 anos. Veja o comparativo de idade por gênero no gráfico abaixo:

Empresas com até 2 anos de atuação são majoritariamente dirigidas por mulheres (17,2%) do que por homens (14,2%). A maior taxa de representação feminina ocorre na faixa de 3 a 5 anos de existência, com 28,8% para elas e 25,3% para eles.

“Estamos focados em apoiar o empreendedorismo no país. Cerca de 29% dos negócios não sobrevivem mais que cinco anos no Brasil e o pilar essencial para reverter essa realidade é investir na saúde financeira. Isso significa dar mais acesso à informação, linhas de crédito e, principalmente educação para um desenvolvimento sustentável. Especificamente sobre a presença feminina no setor, é imprescindível que possamos fomentar a capacitação para que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”, declara Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

Quando o assunto é crédito

Quando o assunto é crédito, cerca de 70,0% delas têm score pessoa física acima de 500, ou seja, menores as chances de inadimplência e maior a possibilidade de conseguir um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário, por exemplo. Quando olhamos o score pessoa jurídica, a situação é inversa. 79,7% delas têm o score pessoa jurídica abaixo de 400.

“O que a gente observa é que embora o hábito de monitoramento do Score PF já seja um hábito do brasileiro, o mesmo não ocorre quando ele tem uma empresa e um Score PJ. Muitas misturam as finanças pessoais com as do negócio. Além disso, elas não possuem o hábito de construir um histórico de capacidade de pagamento do negócio e não monitoram o score da empresa. A preocupação do Score PJ deve ser a mesma com o Score PF. Uma melhor pontuação no score PJ irá auxiliá-las na hora de obter crédito e direcioná-las para ações que melhorem a saúde de seus negócios”, explica Genero.

Onde elas atuam?

No ranking dos 10 principais setores, o comércio de confecções em geral (10,7%) aparece com mais frequência para elas, e indústria de confecções em geral como o menor índice de representatividade (2,1%). Confira no gráfico a seguir o levantamento completo:

Empreendedorismo por região

A região que mais concentra negócios cujas sócias principais são mulheres é a Sudeste (51,1%), seguida pela Nordeste (17,9%), Sul (17,4%), Centro-Oeste (9,1%) e Norte (4,4%). Na análise das Unidades Federativas (UFs) é em São Paulo (27,8%) que estão a maior parte dos empreendimentos femininos, depois vem Rio de Janeiro (10,6%), Minas Gerais (10,3%) e Paraná (6,6%). Veja no gráfico abaixo o ranking completo:

Serasa Experian a favor da saúde dos negócios

Manter a saúde financeira das empresas é um dos alicerces para o sucesso. Por isso, os empresários devem estar atentos às finanças, principalmente diante de cenários econômicos mais complexos. Para ajudar os empreendedores a estruturarem seus negócios, a Serasa Experian desenvolveu diversos serviços e soluções, além de um blog exclusivo e gratuito com dicas de gestão de negócios, marketing e vendas. Clique aqui para saber mais!

Metodologia

O Estudo “Perfil da Empreendedora Brasileira” foi realizado pela Serasa Experian com base em dados internos da empresa que envolvem a análise de 20.636.104 empresas ativas no Brasil. Os indicadores analisados foram representatividade por gênero, idade CPF, CNPJ, porcentagem de participação, localização por UF, porte, faturamento e tempo de abertura das empresas.

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