Últimas

Black Friday: 60% dos lojistas se preocupam mais com o prazo do que o preço da entrega e optam pelo frete expresso

Informação é de um levantamento feito pelo Melhor Envio, plataforma de intermediação logística, com base nos resultados da data de promoções de 2021

São Paulo, novembro de 2022 - A Black Friday está se aproximando e a expectativa é grande para o varejo. Para quem trabalha com o digital, a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira, 28, também é um potencial para as vendas, principalmente para quem trabalha com produtos eletrônicos, acessórios e outras categorias deste nicho. Entretanto, além das super promoções dos produtos, outro ponto demanda a atenção dos empreendedores virtuais: a entrega. De acordo com um levantamento feito pela plataforma de intermediação logística Melhor Envio, na Black Friday de 2021, 60% dos lojistas optaram por pagar um pouco mais pelo frete expresso, garantindo que a entrega chegasse dentro do prazo sugerido ao cliente. Sobre os meios de pagamento dos fretes, o Pix alcançou mais de 10% de participação. 

 

“Com a pandemia, as pessoas se acostumaram a comprar na internet, o que também as deixou mais exigentes. Os consumidores não querem fazer uma compra e receber após um mês ou mesmo em duas semanas. Muitas pessoas precisam do item em uma data específica e não se importam em pagar um pouco mais para receber o produto em poucos dias. Por isso, é essencial dar possibilidades aos clientes.”, explica Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio

 

Além de analisar as categorias e tipos de fretes escolhidos pelos lojistas, a plataforma também levantou a origem e destino dos pedidos. Mais de 30% dos envios durante a Black Friday de 2021 tiveram origem em São Paulo ou na região metropolitana. O levantamento também aponta o ranking de categorias de produtos que mais venderam na data de promoções do último ano. Moda ficou em primeiro lugar, seguida de Jóias e Relógios e, em terceiro lugar, Entretenimento e Lazer. 

 

“As pessoas estão bem mais educadas quanto à Black Friday. Os consumidores pesquisam o preço dos produtos com antecedência para não cair em falsas promoções. Por conta da Copa do Mundo ser em novembro, itens relacionados ao evento esportivo também devem chamar a atenção em 2022”, afirma Medeiros. 

 

Otimizando o frete

Com base nessas informações, há diversas possibilidades para os lojistas não sofrerem dores de cabeça com as entregas das encomendas. Buscar plataformas de logística que ofereçam fretes mais econômicos aos empreendedores é uma ótima solução, já que permite a cotação rápida de preços e prazos em diferentes empresas de transporte, facilitando a escolha do lojista e do cliente sobre a melhor alternativa para fechar uma compra, seja priorizando a entrega mais rápida ou o valor mais barato. O Melhor Envio, por exemplo, por conta da parceria com as principais transportadoras do país, disponibiliza ferramentas e serviços essenciais para as marcas protagonizarem um bom desempenho na Black Friday, quando se refere a frete, desde a escolha da entrega até o rastreio das encomendas.

 

Em São Paulo, por exemplo, a empresa disponibiliza 17 endereços estratégicos para os lojistas despacharem suas encomendas. Diferentemente de muitas transportadoras, os locais, chamados pela plataforma de Melhor Ponto, funcionam aos sábados e recebem encomendas enviadas por diferentes empresas de transporte. 

 

“No último ano, os envios postados no sábado após a Black Friday dobraram. Isso porque muitos lojistas deixam para postar suas encomendas no dia seguinte à venda. A Black Friday, que acontece na sexta-feira, acaba divergindo um pouco desse padrão, porque muitas transportadoras fecham suas portas aos finais de semana. Estamos apostando no Melhor Ponto para que as mercadorias não fiquem paradas no estoque até segunda-feira. Nosso objetivo é facilitar a entrega para os lojistas e, consequentemente, para o cliente final”, finaliza o CEO. 

 

Todos os dados utilizados para o relatório foram fornecidos pela própria base de clientes do Melhor Envio e em conformidade com os Termos de Uso da Plataforma e a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Sobre a empresa
O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 6 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo e Buslog. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

Nenhum comentário