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Canais de vendas: o que é, saiba quais os principais canais e como escolher o melhor


Existem diversos canais de vendas no mercado, cada um com um direcionamento, mas todos com o mesmo objetivo, vender. Desenvolvidos a partir da estratégia do empreendimento, esses canais são ferramentas importantes para o faturamento do negócio.

Funcionando como um meio de comunicação entre o produto ou serviço da empresa com o seu público-alvo, o conceito de canais de venda rondam todo o mercado sendo fundamental para o marketing de divulgação e para o aumento do faturamento do empreendimento.

Estando presente nos mais diversos tipos de negócios, como nas vendas de compressor a pistão, por exemplo, esses canais, que se dividem em dois tipos, disponibilizam para os consumidores as informações que ele deseja saber sobre uma determinada venda.

O que são canais de venda?

Quando uma empresa tem um produto ou serviço é importante que ela divulgue para o seu público-alvo, que fará a consumação desse bem de valor. E é justamente nesse momento que os canais de venda entram em ação, com o intuito de realizar essa exposição.

Promovendo o contato do empreendimento com os clientes, os canais são todos aqueles meios que ajudam um negócio a se difundir com maior sucesso no mercado, impactando diretamente nas suas vendas, ou seja, no faturamento.

Por exemplo, para uma clínica comunicar que está com tomografia computadorizada a preço popular ela precisa utilizar alguma ferramenta que irá levar essa informação para quem deseja realizar esse tipo de exame, podendo ser o WhatsApp ou outro meio.

Muito importante para realizar as vendas, os canais também promovem uma maior presença da marca na vida dos consumidores, gerando uma conexão importante para que eles sejam fidelizados e também sejam um emissor do empreendimento.

Porém, antes de serem colocados em prática, é importante que a equipe responsável pela publicidade do negócio conheça com exatidão os seus consumidores e as pessoas que desejam atingir com o anúncio do produto ou serviço, para que utilize o canal correto.

Há uma longa lista dos meios de venda que se divide em dois grandes grupos: canais online e canais offline, cada um com as suas próprias características.

Canais de vendas online 

Os meios de comunicação presentes nesse nicho são aqueles utilizados no ambiente virtual. Tendo grande abrangência e maior velocidade na propagação da mensagem, esses canais têm crescido cada vez mais e já possuem grande papel no mercado econômico.

  • WhatsApp;

  • E-commerce;

  • E-mail marketing;

  • Redes sociais;

  • Google Ads;

  • Marketplace.

Cada elemento acima tem uma atuação em um campo diferente da internet, o que permite que o público, que muitas vezes está espalhado, seja alcançado por inteiro.

WhatsApp

Realizando a comunicação direta com o cliente, o WhatsApp empresarial é um aplicativo que todas as empresas precisam ter, principalmente porque é um dos aplicativos mais utilizados no país.

De fácil uso, por meio dele é possível enviar imagens, vídeos, banners, áudios e mensagens escritas, dando uma gama de possibilidades para o negócio comunicar o consumidor sobre o seu produto.

Com o número do cliente em mãos, cabe ao vendedor saber conduzir a conversa de forma que o produto que está sendo oferecido, como capa para violão folk, por exemplo, atraia a atenção de quem está do outro lado da tela.

Entretanto, é importante ressaltar que é preciso tomar cuidado na hora de enviar mensagem. A empresa não pode ser muito insistente e deixar o cliente desconfortável.

E-commerce 

Permitindo que a venda possa ser realizada a qualquer hora do dia, o e-commerce já é bastante conhecido no mercado e continua sendo um grande atrativo para os consumidores.

Nele, é possível reunir diversas ofertas em um único lugar, deixando o próprio atendimento para o cliente, que pode procurar o produto e fechar a compra sozinho.

E-mail marketing 

Velho conhecido do marketing digital, esse produto de conteúdo também realiza o contato direto com o cliente, que receberá na sua caixa de entrada e-mails com ofertas, dicas, lançamentos e o que mais a empresa achar necessário.

Para ser colocado em prática, o consumidor tem que ter disponibilizado o seu endereço de e-mail para a empresa, que fará uma lista de transmissão para cada produto que deseja divulgar, como textura de gesso para parede, tinta para automóvel e outros.

Redes sociais 

As redes sociais são muito utilizadas hoje em dia e podem servir como canal de vendas, seja de maneira orgânica ou paga, quando há o impulsionamento da postagem que foi publicada.

Pelo Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e YouTube é possível estabelecer a comunicação com os consumidores por meio de postagens com dicas de como utilizar o produto, ofertas, resenhas e o que o time de marketing achar necessário.

Google Ads 

O Google Ads é uma plataforma de anúncio na internet que promove a publicação com maior intensidade, gerando mais alcance, especialmente para o público-alvo.

Sendo pago, esse tipo de investimento gera mais conversão de vendas porque mostra exatamente para a pessoa certa o produto que está sendo divulgado, como piso durafloor new way carvalho orly, por exemplo.

Marketplace 

Nesse shopping online a marca terá mais visualizações e poderá mostrar o seu produto para um público mais abrangente, sendo encontrada com maior facilidade pela pessoa que está em busca de um determinado objeto.

Canais de venda offline 

Indo para o universo fora do digital, há os canais de venda mais tradicionais, aqueles velhos conhecidos do empreendedores e que continuam tendo grande importância no impacto do público. São eles:

  • Pontos de venda;

  • Telemarketing;

  • Franquias;

  • Televisão.

Esses quatro canais atingem aqueles clientes que não estão presentes no mundo online e reforça a venda para aqueles outros consumidores que consomem a marca de outra forma.

Pontos de venda 

Quiosques, loja física, stands são pontos de venda que realizam a venda direta com o cliente e que também atraem esses consumidores, mesmo que eles não finalizem a compra.

Entrando nesse ambiente, que é a própria marca em forma física, o potencial consumidor tem uma visão mais completa sobre o empreendimento, conhecendo melhor os seus produtos.

Para atrair o maior número de consumidores, o negócio, que pode ser um revendedor de açaí, por exemplo, precisa ser bastante convidativo. Tem um excelente atendimento, uma boa organização e até mesmo brindes, caso seja necessário.

Telemarketing 

O telemarketing ainda continua em funcionamento, mesmo gerando reclamações. Proporcionando também o contato direto com o consumidor, é necessário que toda a abordagem seja bastante cuidadosa.

Saber oferecer o produto corretamente, respeitar a resposta de quem está do outro lado da linha é fundamental para que não acabe promovendo o efeito contrário no consumidor.

Franquias 

As franquias são um caminho para levar o nome do empreendimento para outras cidades e estados. Cada franqueado trabalha de forma replicada, tendo o mesmo atendimento que as outras empresas, com isso propaga os valores do negócio.

Televisão 

Por fim, a televisão é um grande veículo de comunicação e que está presente praticamente em todas as casas do Brasil. Com um grande alcance, por meio dela é possível divulgar diversos produtos, como limpeza de piso de madeira com sinteco, roupas e outros.

Entretanto, divulgar na televisão não é um canal de vendas barato e requer um investimento alto para apenas alguns segundos na programação.

Como escolher o canal de vendas 

Além das opções citadas acima, ainda há outros tipos de canais de vendas disponíveis no mercado, o que pode deixar o empreendedor confuso na hora de escolher a melhor ferramenta.

Primeiro, ele precisa entender que não tem que ficar preso em apenas um canal, o melhor benefício dessa metodologia é que ela é abrangente e pode ser utilizada de diversas formas.

Assim, na hora de escolher um canal, o empreendedor precisa levar em consideração os seguintes elementos: o público que deseja atingir e quais os canais que mais dão certo para o negócio.

Por exemplo, se uma companhia deseja divulgar fachada de acm adesivada, ela tem que saber onde os clientes deste produto estão presentes, se é no WhatsApp, no e-mail marketing, na televisão ou nos pontos físicos.

Além disso, é importante que o empreendimento faça testes com todos os canais para descobrir quais são os melhores para o seu negócio.

Considerações finais

Os canais de vendas são ferramentas de comunicação extremamente importantes para o marketing da empresa. Eles são responsáveis por promover o contato do empreendimento com o consumidor, informando sobre produtos, ofertas e pontos que são importantes.

Gerando aumento do faturamento do empreendimento, pois tem grande poder de conversão, os canais de venda são repletos de vantagens, atingindo também o posicionamento da marca no mercado, que torna-se mais conhecida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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