CM School promove o primeiro evento dedicado a estratégias de engajamento e gestão de comunidades da América Latina
De 7 a 9 de novembro, especialistas nacionais e
internacionais se reúnem para debater as melhores estratégias de marketing de
comunidades direcionadas a marcas e empresas
Na próxima semana, de 7 a 9 de novembro
de 2022, especialistas em gestão de comunidades estarão reunidos no CM
Summit, evento dedicado exclusivamente ao debate de
estratégias de community management. O summit, primeiro para esse assunto na
América Latina, é promovido pela CM School, plataforma de conteúdo, cursos,
treinamentos e mentoria personalizada para profissionais que gerenciam (ou
pretendem gerenciar) comunidades de marcas e negócios. O evento será híbrido,
com parte presencial e parte online. Entre as marcas patrocinadoras estão HSM, Learning
Village, TalknTalk, MCI, Peepi, Portal Gamificação Brasil, Cativa e Aurem.
Em palestras, sessões de networking e
workshops, convidados como Rafael Kiso (CMO da Mlabs), Ian Black (CEO e
fundador da New Vegas), Maíra Fischer (Community Manager do Buupe) e Vitor Del
Rey (CEO da Kilombu) compartilham suas experiências e exploram tendências
focadas em engajamento de marcas. O evento também conta com especialistas
internacionais em marketing digital e estratégias de marketing, como David
Spinks, autor do best seller "The Business of Belonging” e fundador da
CMX, maior rede de profissionais de comunidade do mundo; Jessica Hobbs,
Director of Community Programming do CMX; e Elizabeth Wong, America´s Regional
Manager for Community Programs da Techstars, entre outros.
“Alcançar um bom nível de engajamento é
uma dor comum para todas as empresas. Engajar para reter talentos, para vender
mais, para desenvolver e melhorar produtos e serviços e para gerar mais retorno
para o negócio hoje é fundamental”, afirma Emiliano Agazzoni, cofundador da CM
School. “Com esse Summit pioneiro no país, pretendemos fortalecer essa
comunidade de profissionais, oferecendo um conteúdo rico e a possibilidade de
networking com grandes especialistas”, acrescenta.
Criada em 2019 por um casal de
empreendedores — o argentino Agazzoni e a brasileira Amanda Salim —, a CM
School nasceu com o objetivo de atender a uma necessidade do
mercado nacional: conteúdos em português
que pudessem apoiar os profissionais de marketing
digital, produto e inovação por meio de treinamentos em estratégias de
engajamento e community management em estratégias de gestão de comunidades. O
trabalho da CM School engloba o engajamento do público interno das empresas,
como colaboradores, e do público externo, como clientes. A intenção é ajudar as
marcas e empresas a trabalhar de maneira assertiva e direcionada com esses
grupos, que são, de fato, seus públicos de interesse.
O community manager
Trabalhando com um conceito novo para
muitos, o community manager — ou, em português, gestor de comunidades — é
responsável por criar estratégias de engajamento para as empresas nos grupos
com os quais se relacionam, garantindo conexão e colaboração com seus públicos
de interesse. Justamente por isso, o community manager costuma ser um
profissional empático, mas também analítico, capaz de entender os objetivos em
comum de um grupo e de elaborar ações que cativem e
retenham os membros da sua comunidade.
Programação do CM Summit
De 7 a 9 de novembro o evento será online;
no dia 9, haverá também um encontro presencial para 120 convidados em São
Paulo. No total, serão mais 30 horas de conteúdo e 55 palestrantes do Brasil e
de outros países. A previsão é de que o evento seja um dos mais diversos
e inclusivos já feitos no país, com convidados indígenas, negros, membros de
grupos minorizados como LGBTQIA+ e diversas gerações no mesmo palco. Ao final
do summit os participantes recebem certificado.
Em termos de conteúdo, as palestras,
entrevistas, painéis e apresentações de cases de sucesso tratam de temas
bastante relevantes: os segredos por trás das comunidades, os meios para se
criar uma comunidade do zero, as maneiras de se transformar clientes em
influenciadores, como as comunidades podem impulsionar marcas, como a gamificação
e a tecnologias têm apoiado as comunidades, como as comunidades podem impactar
vidas, entre outros.
Já o encontro presencial terá três
workshops — “Como definir
as métricas e indicadores de sucesso”, “Como criar uma comunidade de
embaixadores engajados para escalar sua comunidade” e “Discuta as melhores práticas e
implemente novas estratégias para aumentar significativamente sua comunidade,
envolver seus membros mais apaixonados e medir o sucesso” -
sendo este último promovido e ministrado pelo Facebook, empresa da Meta. Além
disso, haverá uma dinâmica de networking reunindo convidados, palestrantes e
patrocinadores.
Para mais informações sobre o evento,
acesse:
Nenhum comentário