Cresce consumo online entre brasileiros acima dos 65 anos
Beyond Age: Para além da idade, estudo global produzido pela
divisão de mídia da Kantar, aponta que participação no Facebook passou de 2% em
2015 para 7% em 2022
São Paulo, 3 de
novembro de 2022 –
Apesar de a internet ser comumente relacionada a um público mais jovem, o
Brasil vem presenciando uma mudança significativa nos perfis etários dos
consumidores de diferentes redes sociais. Por exemplo, para cada usuário
adicional entre 12 e 19 anos que acessou o Facebook de 2015 a 2021, foram mais
de sete usuários adicionais entre 65 e 75 anos navegando pela plataforma.
Os números fazem
parte do estudo Beyond Age, relatório global produzido pela divisão de mídia da
Kantar. Com informações do Target Group Index – pesquisa sindicalizada presente
em 45 mercados ao redor do mundo –, o levantamento visa
explorar diferentes facetas das gerações brasileiras, desde valores e atitudes,
até escolhas de marcas e comportamentos de mídia.
É válido destacar
que as gerações coincidem com os grandes saltos de comportamento da sociedade e
com uma nova forma de ditar o mercado. No Brasil desde 2000, o estudo possui
quatro atualizações anuais, permitindo análises atualizadas sobre o
comportamento do brasileiro, e possibilita uma divisão etária em quatro grupos:
Baby Boomers (1946-1964), Geração X (1965-1980), Millennials (1981-1996) e
Geração Z (1997 em diante).
Universo digital
Dados do Target
Group Index mostram que as gerações mais velhas se tornaram mais frequentes em
mídias digitais. O Facebook, por exemplo, passou por um aumento significativo
na proporção de adultos com mais de 65 anos acessando a rede social – indo de
2% em 2015 para 7% em 2022 – salienta-se, ainda, que a rede saiu de 47 milhões
de usuários para 53,4 milhões no mesmo período, dentro do universo pesquisado.
No mesmo período,
a representatividade do grupo de 12 a 19 anos caiu de 22% para 11%, enquanto os
usuários de 20 a 24 anos foram de 14% para 11%. Isso mostra uma nova percepção
do público online, sendo que os mais velhos agora são parte do mainstream de consumo
e não mais uma minoria para o mercado.
É válido destacar
que outras plataformas também apresentaram um movimento dos públicos mais
velhos superando o aumento dos grupos mais jovens. Os dados relativos ao
período entre 2015 e 2022 mostram que os maiores crescimentos percentuais se
deram exatamente entre os 65+. Neste intervalo, o crescimento foi de 255% no
Facebook, 886% no YouTube, 707% no WhatsApp e 4937% no Instagram.
Outros
comportamentos
A idade também
pode ser um bom parâmetro para mensurar atitudes. Segundo o estudo Beyond Age,
os brasileiros se tornam mais contrários a correr riscos ao longo do tempo –
54% da faixa etária entre 25 e 34 anos está disposta contra 33% entre 55 e 65
anos.
Certos eventos
vividos em um período de 12 meses também são mais prováveis de acontecer em
determinadas gerações. Por exemplo, sair da casa dos pais ou terminar a escola
são voltados para públicos mais jovens, enquanto quitar o financiamento de um
imóvel é mais provável de acontecer com um consumidor mais velho.
Quando o assunto é
relação com a renda, por sua vez, os resultados são bastante similares em todas
as faixas etárias. 58% dos brasileiros de 25 a 34 anos concordam com a frase
“Como eu gasto meu tempo é mais importante que o dinheiro que ganho”. Entre o público
de 55 a 65 anos, a taxa é de 55%.
Sobre a Kantar
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consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América
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