Últimas

Dicas para aproveitar o Black Friday sem comprometer o orçamento

consultora financeira Ana Paula Netto, da fintech de Saúde Financeira e Previdência Privada Onze, separou algumas dicas

Faltando poucos dias para a Black Friday, data comercial mais importante do e-commerce, o brasileiro já começa a se planejar para aproveitar as promoções. Para ajudar os consumidores a não comprometerem todo o orçamento do final de ano e ficarem longe das armadilhas, a consultora financeira Ana Paula Netto, da fintech de Saúde Financeira e Previdência Privada Onze, separou algumas dicas. Veja:

 

  • Verifique se a sua compra cabe no orçamento

 

O desconto pode ser de 80%, mas será que os 20% restantes do preço cabem no seu orçamento? Por maior que seja o desconto é preciso agir com a razão. Não adianta de nada economizar na Black Friday e depois arcar com juros altíssimos do cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Se assim for, tudo que você conseguiu economizar será perdido mais à frente.

 

  • Estabeleça um limite

 

Determine um valor máximo para gastar na Black Friday. Não é porque a loja está toda em promoção que você precisa levar tudo para a casa. Combine necessidade com possibilidade. E também já pare para avaliar se fará mais sentido comprar à vista, no cartão de crédito, aproveitar um desconto maior no pix, e por aí vai.

 

  • Determine prioridades

 

Dentre todos os produtos que você deseja, estabeleça uma prioridade. Leve em conta o quanto você necessita de uma compra em detrimento de outra. Afinal, você não pode fugir do seu orçamento. 

 

  • Não pague metade do dobro

 

Fique atento ao comportamento dos preços. Confirme se o produto desejado realmente está com desconto ou se a loja dobrou o preço para depois te dar o desconto. Para isso, você pode criar um alerta de preço em sites de busca como Buscapé e Zoom e checar a oscilação do valor ao longo do tempo.

 

  • Não caia na pressão da data

 

Sabemos que os descontos da Black Friday no Brasil nem sempre são tão vantajosos como os observados em outros países, como nos Estados Unidos. Portanto, talvez seja melhor ficar atento a outros períodos em que historicamente as lojas fazem promoções em vez de apostar todas as fichas em uma só data. Exemplo: se você quer comprar uma TV, talvez as maiores promoções estejam próximas ao início da Copa. Para eletrônicos, talvez a Cyber Monday seja mais vantajosa. E por aí vai.

Nenhum comentário