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Jovens produtores de café são destaque no Golden Cup Brasil

8ª edição do prêmio reconhece o trabalho da nova geração dos cafeicultores e produtores do Espírito Santo

Minas Gerais, novembro de 2022 – Na tarde de ontem (16), dois jovens produtores mineiros, Fabiano Henrique Diniz, 26 anos e Renata Toledo Barbosa, 35, reforçaram a importância da atuação da nova geração de cafeicultores nacionais na busca por qualidade. Eles foram premiados na 8ª edição do Golden Cup, concurso que elege os melhores cafés Fairtrade do Brasil. O anúncio foi feito durante a Semana Internacional do Café, evento que acontece no Expominas em Belo Horizonte (MG), até sexta-feira (18).

Produtor da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta (CORPOOL), Fabiano conquistou a primeira colocação na categoria Arábica “microlotes”, pelo café com características como doçura de rapadura, melaço e mel, notas frutadas e cremosidade, entre outras. “Foi uma surpresa receber esse prêmio e estou muito ansioso para os próximos dias de SIC, porque sou finalista em outros concursos, o ATeG café mais Forte, o Flowins e o Coffee of the Year (COY). O prêmio é muito importante porque nos ajuda a agregar ainda mais valor ao produto, a reconhecer o nosso potencial em um mercado que tem muitos cafés de qualidade”, afirma o produtor Fabiano Henrique Diniz, 26 anos, da Região de Matas de Minas, que também vice-campeão do Golden Cup em 2021.

Já Renata, da Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança (DOS COSTAS) conquistou as terceira e quinta colocações na mesma categoria. A cooperativa também levou os prêmios de primeiro e segundo lugares na categoria Arábica “Container Cheio”.   

Quem também surpreendeu foi a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espirito Santo (CAFESUL), com os produtores Luiz Claudio de Souza e Pedro Castro Neves reconhecidos, respectivamente, com a primeira e a segunda posições, na categoria Canephora “Microlotes”. A Cafesul também foi a melhor avaliada em “Canephora Container Cheio” conquistando as três primeiras colocações.

Como forma de premiar os melhores grãos produzidos pelos membros da Organização dos Pequenos Produtores de Cafés Certificados Fairtrade do Brasil, o Golden Cup Brasil, avalia, por meio de Q-Graders e R-Graders, cafés de origens arábica e canéfora, nas categorias microlotes e container cheio, de produção familiar de diferentes regiões.

 

Sustentabilidade e qualidade

 

Antes da premiação, temas como a importância do fairtrade, a nova geração de produtores, inclusão social e projetos com foco na preservação do meio ambiente também ganharam espaço com o painel Sustentabilidade e qualidade: construindo um futuro justo. A apresentação destacou como os produtos têm evoluído em termos de ESG e quanto isso tem impactado não apenas no valor agregado do café, quanto também em toda a cultura envolvida.

“O Brasil tem 265 mil produtores, 72% abaixo de 20 hectares, 78% acessa o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf), essa questão de identificar produtos, processo de rastreabilidade impõe desafios e é maior para o Brasil por conta da diversidade de qualidade que nós temos. Existe um histórico de décadas de inclusão social que mostra que onde o café está presente, o IDH é mais alto ou muito alto nos parâmetros de renda, expectativa de vida e educação”, destacou Marcos Matos CEO da Cecafé.  

Com participações também de Katherine Oglietti, consultora no International Trade Center (ITC); Vania Lucia Pereira de Souza, produtora de café orgânico e diretora na Coopfam; Jenny Angel, gerente de sustentabilidade Latam no Instituto Louis Dreyfus; e moderação de João Matos, diretor Comercial da Clac, o painel destacou os desafios do setor e também o trabalho dos produtores e produtoras.

A SIC acontece até amanhã (18). Informações e o credenciamento estão disponíveis em https://semanainternacionaldocafe.com.br/ .

 

SOBRE A SIC

 A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

PATROCINADORES

A edição de 10 anos tem patrocínios master das marcas Nescafé e Nespresso e do Sistema Ocemg; diamante, da 3 Corações; prata, da Sicoob; e bronze, da Melitta e da Syngenta.

Serviço

Semana Internacional do Café 2022

De 16 a 18 de novembro, no Expominas (MG)

Av. Amazonas, 6.200, Belo Horizonte.

Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

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