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Kantar: Nova pesquisa revela que os brasileiros estão entre os que mais conhecem e acreditam na COP27

42% deles acreditam que o evento levará a progressos significativos no combate às mudanças climáticas. Globalmente esse número é de 22%.

 

O Brasil é um dos países, hoje, mais preocupados com as mudanças climáticas, e tem um dos maiores índices compreensão do que é a COP e crença nas ações que lá serão tomadas. É o que mostra recente pesquisa da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, que revisou a opinião pública em torno da COP27, em andamento até dia 18 no Egito, trazendo importantes reflexões sobre o que as pessoas pensam sobre esse evento e suas motivações. Uma esmagadora maioria do público, 86% globalmente, concorda que há necessidade de ações urgentes para enfrentar as mudanças climáticas. No Brasil, esse número sobe para 92%.

 

PlanetPulse da Kantar, relatório mundial semanal que traz a opinião das pessoas em questões sociais e ambientais do momento, ouviu 4.800 pessoas entre os dias 02 e 06 de novembro, em 12 países: Egito, EUA, Reino Unido, Espanha, Itália, Índia, Alemanha, França, Colômbia, China, Brasil e Austrália.

 

A pesquisa revelou que 2 em cada 3 pessoas já ouviram falar da COP27, mas a compreensão real com o evento está limitada a um terço da população com disparidades entre os países.  No Reino Unido, que sediou a COP 26, 51% dos britânicos dizem ter uma boa compreensão do que é a conferência. No Brasil, esse número chega a 44%, atrás apenas do Reino Unido e Índia (45%).

 

Se a maioria acha que a COP27 contribuirá para mover o diálogo na direção certa, apenas 22% globalmente acreditam que o evento levará a progressos significativos no combate às mudanças climáticas.  Os brasileiros se mostraram mais otimistas - 42% acreditam que a COP pode levar a avanços importantes para o clima.

 

 

 

Até que ponto você concorda com esta afirmação: "Há necessidade de ações urgentes para enfrentar as mudanças climáticas" –– escala de 5 pontos de concordância. TOP2 Acreditam fortemente/ Notas de concordância mostradas no mapa.

 

E quanto mais consciência e familiaridade houver com a COP27, mais as pessoas acreditarão que progressos significativos podem ser alcançados.  Isso provavelmente está ligado à firme crença de que uma ação global, coletiva e orquestrada é extremamente ou muito importante para combater as mudanças climáticas, como 81% dizem globalmente.

Dentro desse forte senso de responsabilidade compartilhada para resolver questões climáticas, as empresas têm um papel fundamental a desempenhar, já que 64% do público as responsabiliza por ajudar a combater as mudanças climáticas

 

Com o slogan "Juntos para implementação", a COP27 está sendo posicionada como a cúpula para transformar ambição em ação. A Kantar perguntou a opinião das pessoas sobre o nível de ambição e ações estabelecidas até agora pelas empresas para impulsionar a agenda climática.

 

Para a opinião pública as promessas climáticas amplamente não são ambiciosas o suficiente.  76% dizem que os planos das empresas para combater as mudanças climáticas são ambiciosos, mas não à altura do desafio ou não são ambiciosos. Há um desejo claro de ver mais liderança e iniciativa do mundo corporativo.

 

 

Da mesma forma, se a maioria reconhece que os esforços estão sendo feitos para avançar na direção certa, eles não são suficientes.  Apenas 12% concordam fortemente que a maioria das empresas está tomando medidas fortes para combater as mudanças climáticas e 38% acham que estão piorando isso.  Um resultado alarmante.

 

 

Diante desses resultados fica claro que as marcas devem prestar atenção à COP27. Seja sobre o evento, empresas ou governos, as pessoas têm expectativas para uma transformação mais ousada e rápida. A necessidade de ação é evidente, mas a agenda de ação para as marcas fazerem um impacto real rapidamente continua sendo desafiadora. 

 

A Kantar acredita que qualquer resultado da COP27 pode levar a grandes mudanças no cotidiano da população. As pessoas mostram preparo para isso, provavelmente porque o custo da inação está se tornando cada vez mais tangível e real para elas.  Quase todas, 93%, globalmente, têm uma visão sobre as consequências das mudanças climáticas.

 

As três principais consequências percebidas das mudanças climáticas são:

  1. Crise dos recursos naturais que leva à escassez (como alimentos, água, energia, minerais)
  2. Perda da natureza e da vida animal
  3. Poluição afetando nossa saúde

 

 

Vale destacar que há algumas diferenças regionais nos riscos enfrentados com as mudanças climáticas. Por exemplo, 43% dos europeus enfatizam a perda de vidas humanas, 56% dos chineses temem a aparição de outras doenças infecciosas e 41% dos egípcios temem a deterioração da saúde mental.

 

Dentre os temas centrais da agenda da COP27, 62% das pessoas escolheram a energia renovável e a transformação energética como um tema que governos e empresas devem abordar com mais urgência.  Outras questões prioritárias da COP27, segundo o público, incluem gestão sustentável de recursos hídricos, adaptação & agricultura, biodiversidade e descarbonização.

 

Isso mostra que para se manterem relevantes e significativas, as empresas devem ficar próximas dos tópicos com que as pessoas se preocupam, buscar mitigar riscos e oferecer soluções para evoluir a maneira como consumimos as coisas. 

 

“Uma nova cultura de consumo está emergindo e as marcas devem repensar como criar valor.  Um modelo de negócio sustentável requer novas percepções e novas formas de pensar e operar. É desafiador, mas otimista. Porque o futuro é sustentável. Marcas que continuam operando da maneira antiga serão deixadas para trás.”, conclui Karine Trinquetel, Líder Global de Sustentabilidade da Kantar.

 

Sobre a Kantar

 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem o mundo. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento nos negócios.

 

Mais informações em www.kantar.com/brazil.

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