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Motivos para fazer um planejamento estratégico da sua empresa

Método pode agilizar processos e cultivar o trabalho em equipe

Créditos: iStock

Se você está pensando em abrir uma empresa ou definir novas metas para a que você já tem, o ideal é sempre fazer um bom planejamento. Afinal, para garantir a competitividade no mercado e ganhar destaque entre os clientes e os concorrentes, uma empresa precisa estar com processos alinhados, além de ter uma gestão e equipe em sintonia para que o negócio cresça. 

Pensando nisso, o planejamento estratégico para empresas é sempre o melhor caminho a ser seguido, principalmente se você deseja garantir que seus objetivos sejam alcançados. 

O que é planejamento estratégico?

De modo geral, o planejamento estratégico é o procedimento que ajuda uma empresa a definir toda a sua identidade, as suas metas e os recursos que possui. É como criar um mapa do seu negócio para ser seguido de acordo com o que você almeja. 

Para tanto, é necessário analisar os cenários em que a empresa está inserida (tanto em questão de concorrência quanto em questão socioeconômica), quais são os objetivos e quais planos de ação a empresa precisa ter.

Durante todo o processo do planejamento estratégico, é importante ter em mente que a responsabilidade da liderança é essencial. Afinal, é a liderança quem determinará quem serão os stakeholders (partes interessadas) nos projetos da empresa, bem como definir qual a cultura empresarial e definir os perfis para suas equipes.

Por que traçar um planejamento estratégico?

Começar qualquer negócio sem uma estratégia é bastante arriscado. Por isso, quando você define um planejamento estratégico, escolhe um caminho para seguir. Isso ajuda a empresa a se conhecer melhor, tanto em questão interna, do perfil dos funcionários e do negócio, quanto em questões externas, como qual é o público que o negócio almeja, qual é a amplitude da concorrência, etc.

No planejamento, também são considerados os recursos a serem utilizados para alcançar as metas. Isso evita problemas com a gestão dos recursos, pois é possível prever possíveis problemas no meio do caminho. Basicamente, você conseguirá calcular quanto tempo e quanto dinheiro você consegue investir nas tarefas estabelecidas.

Imagine uma gestão escolar sem nenhum tipo de planejamento estratégico para o ano letivo. Como é possível engajar os alunos em cursos extracurriculares? Como diminuir o desinteresse dos alunos nas aulas de matemática? Como fazer com que os professores organizem atividades interdisciplinares?

Essas e outras questões são o norte para estabelecer um planejamento estratégico: quais recursos serão utilizados, em quanto tempo e como serão avaliados. Da mesma maneira, isso acontece com a gestão imobiliária, gestão hospitalar, e assim por diante, cada uma de acordo com suas próprias características. 

O planejamento, ainda, favorece o trabalho em equipe, o que torna o progresso menos penoso e bastante enriquecedor.

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