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Rebranding: o que é e como criar uma nova estratégia para a sua marca?


Toda marca tem uma imagem que a identifica assim como uma empresa ou produto. Mudar a percepção do público sobre essa marca é o papel do rebranding

As estratégias utilizadas nesse processo envolvem as mudanças de nome, os logotipos e também a identidade visual.  

É por isso que, nas pesquisas feitas no Google, nota-se o crescente interesse das empresas em reinventar as marcas diante de um público-alvo novo para reverter uma crise, atualizar a identidade visual ou, ainda, quando percebe a entrada de um mercado inédito.  

São momentos em que algo precisa ser feito, e não é uma tarefa fácil, porque o consumidor já está acostumado com padrões de percepção, por exemplo, sobre uma marca de válvula reguladora de pressão para gás natural, por exemplo, e é complicado de ressignificar.  

Alterar essa percepção já tão arraigada exige muito planejamento, informações de mercado e estratégias poderosas para atingir esse objetivo, mas com o rebranding de marca é possível mudar o cenário.  

O que é o rebranding? 

Rebranding é uma estratégia planejada em que se muda a percepção do consumidor diante da imagem de uma empresa, marca ou produto. Ou seja, o símbolo que gira em torno dessa imagem passa a ter um significado diferente na visão do cliente. 

O Rebranding não é sinônimo do produto, tampouco está associado a logos, cores ou ícones utilizados para identificar um veterinário popular, por exemplo, mas, sim, a tudo que remete a lembrança de uma marca na mente do consumidor.  

Quando o consumidor adquire um tênis de uma marca famosa, não quer apenas colocá-lo no pé, mas vivenciar a promessa de que com ele pode viver momentos agradáveis quando adquire o calçado.  

Na verdade, a marca desse tênis está dizendo para todo mundo que ela é bem representada e quem o compra, pertence a uma tribo específica, o mesmo acontecendo com a compra de uma persiana elétrica controle remoto

Ou seja, atrás deste produto está a informação de que o investimento feito, não só estabelece a qualidade, mas mostra ao usuário que ele pode contar com um suporte de atendimento personalizado e de qualidade.  

Então, pode-se afirmar que o Rebranding está associado aos sentimentos e sensações do consumidor, fatores que o levam a tomar decisões para adquirir uma determinada marca ou produto.  

Necessário lembrar que qualquer ação ligada a essa ressignificação (o Rebranding) tem como objetivo aumentar as chances de negociação, pois ele tem o poder de inserir uma nova empresa de alarme monitorado no mercado extremamente competitivo.  

É por isso que, muitas vezes, é necessário repaginar a impressão que o consumidor tem diante de uma marca ou produto, quando a empresa identifica que essa alteração é importante para se moldar ao mercado atual.  

Por que e quando realizar o rebranding? 

Com o pleno entendimento do conceito de Rebranding, essa estratégia pode ser utilizada em diversas situações, porque, com ele, a empresa passa a identificar alguns cenários que podem surgir, tais como: 

  • Reconhecer uma falência a longo prazo; 

  • A necessidade de alcançar um novo público-alvo; 

  • Reposicionar uma marca no mercado; 

  • Ampliar a atuação no mercado (inclusive o internacional); 

  • Mudanças de executivos com cargos estratégicos; 

  • Atualizar a imagem; 

  • Mudanças no segmento; 

  • Crises diante da imagem; 

  • Crescimento da empresa. 

O trabalho de Rebranding é necessário quando ocorre a detecção de que a empresa pode estar seguindo em direção à falência, mesmo que isso esteja previsto a longo prazo. 

Então, ressignificar a imagem identificadora de um kit de terminal elétrico ou de uma marca é uma estratégia para alterar a percepção do consumidor. Isso pode ser bem positivo, para sair dessa situação. 

Existem públicos bastante específicos para determinados tipos de produtos, como os jogos. Apenas os fanáticos por essa modalidade os adquirem e, para isso, é necessário alcançá-los, oferecendo o download gratuito desse entretenimento pelo celular (exemplo).  

Dessa forma, esse público-alvo amplia e, obviamente, impacta no sucesso das vendas, sem que a empresa corra risco de ir para o buraco.  

O Rebranding também se faz necessário quando é preciso expandir um produto ou marca no mercado, principalmente o internacional. Nesse caso, a modificação de vários elementos podem ser a solução para uma melhor aceitação do público estrangeiro. 

A cultura, assim como o idioma são diferentes além fronteira e, muitas vezes, existe uma certa resistência na aceitação de produtos. Porém, se a imagem for ressignificada, isso pode mudar a visão do consumidor estrangeiro, para que ele receba melhor o produto.  

Uma marca de impressão de planta baixa, por exemplo, é envolta de vários significados, e muitas vezes, é necessário modificá-los,para que ela se encaixe à audiência que a empresa quer atingir.  

Um slogan do tipo “aqui, tudo que a família merece” pode ser utilizado para modificar a percepção do consumidor, com relação a aquisição de uma cesta maior que se encaixa exatamente nesse tipo de audiência.   

As pessoas de cargos mais relevantes dentro da empresa, de uma certa forma, constituem a imagem da organização. Entretanto, quando há modificações de um CEO em uma empresa de portaria remota valor, é necessária a ação de rebranding. 

Nesses casos, até as cores do logotipo que representam a empresa podem ser alteradas. Afinal, é um outro ciclo, com alguém diferente no comando, e nada melhor do que tornar a representatividade mais adequada ao novo gestor.  

Algumas marcas são tão antigas que a imagem não condiz mais com as necessidades do público. Normalmente são os logotipos que são alterados, isso porque a identidade visual não tem mais poder para representar os produtos e serviços que a empresa oferece.  

Simplesmente não há mais como apelar para a persona desejada e, novamente, aqui, estratégias de rebranding são necessárias.  

O maior temor das empresas é a crise de imagem e, quando acontece, a solução é apelar para o rebranding, realizando um trabalho de reestruturação da imagem, mudando inclusive, se for o caso, o endereço da loja de aluguel de martelete em Guarulhos

Outro aspecto da utilização do rebranding refere-se à aquisição, separação e fusão de empresas e mudanças de nicho.  

Seja para adquirir vantagem competitiva, expandir a atuação ou readaptar-se, o rebranding é uma estratégia que tem muito a oferecer.   

Seja em qual for o aspecto que o rebranding for direcionado, os recursos por ele oferecidos são ilimitados, porém precisam ser desenvolvidos sempre com o olho focado no consumidor e suas percepções sobre um produto ou uma marca.  

Como fazer rebranding em uma empresa? 

Quando se percebe que uma marca não está mais atingindo o público é sinal de que ela perdeu a conexão com as pessoas, não gerando mais emoções, o que faz com que ela seja esquecida. 

Então, para reestruturá-la, a fim de que seja lembrada e reconhecida, é necessário fazer rebranding para criar uma nova identidade para clientes atuais, antigos e para os que venham a surgir.  

Para tal, seguem-se passos importantes para realizar o rebranding na empresa, antes que ela siga na direção do fracasso e afaste em definitivo os consumidores, tais como os seguintes:   

  • Analisar o público-alvo; 

  • Rever o propósito da empresa; 

  • Fazer alterações no logo da marca; 

  • Modificar o estilo de comunicação; 

  • Reavaliar os canais de comunicação. 

São passos importantes para que a empresa consiga posicionar uma marca ou um produto no mercado frente às percepções dos consumidores, e, nesse sentido, o rebranding é importante porque vai refletir o momento atual do mercado. 

Ou seja, com o rebranding, a imagem da empresa, marca ou produto consegue permanecer mais tempo no mercado, porque, de forma antecipada, foi possível detectar que ela não mais condiz com o consumidor e que, assim, a ressignificação pôde acontecer a tempo.  

Considerações finais 

Rebranding é uma estratégia muito utilizada, ainda que seja um risco para a empresa. Ele exige muita cautela, pesquisa de mercado e planejamento antecipado.  

Às vezes, uma marca leva bastante tempo para ser reestruturada, mesmo porque é importante avaliar quais as necessidades que envolvem esse processo.  

Entender o público-alvo é um dos passos que não pode faltar. Afinal, a opinião do público pesa muito na hora de aplicar o rebranding.  

É um projeto que deve ser muito bem estruturado, levando em conta que a ressignificação deve conter o máximo de elementos possíveis para que a marca seja reconhecida, no sentido de transformar totalmente a percepção mais antiga do consumidor. 

Como abordado anteriormente, o rebranding está muito associado a emoções e sentimento do consumidor e, por isso, deve ser planejado com cautela, para que a nova marca não desapareça ou não tenha qualquer tipo de influência aos olhos dos clientes.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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