Últimas

5 dicas para acertar na escolha de um mercado autônomo

Tendência em condomínios residenciais, modelo de negócio cresce no Brasil junto ao conceito de honest market

 

Comodidade e segurança são as palavras da vez para as famílias que optam por moradias em condomínios. Pensando no estilo de vida agitado e otimização do tempo no dia a dia das pessoas, Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, rede de franquia de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, destaca cinco dicas para investir em um mercado autônomo, modelo de negócio que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a intermediação de funcionários. Neste formato, o cliente seleciona os produtos que deseja comprar por aplicativo e realiza pagamento pelo próprio celular. Confira:

 

  • Credibilidade da marca

 

Antes da tomada de decisão para investir no segmento de mercados autônomos, é necessário pesquisar com quais produtos a empresa trabalha e se está formatada para cumprir as normas de instalações exigidas pelos condomínios. “Vale também conferir a reputação da empresa nas principais redes sociais e canais de atendimento ao cliente, seu tempo de vivência e se prioriza a qualidade das entregas”, sugere Córdova. 

 

  • Diversificação além da conveniência

 

Outra dica é pesquisar se o portfólio da rede é adaptável e personalizável. Por exemplo, por meio da tecnologia empregada ao mercado autônomo é possível oferecer um mix de produtos de acordo com a frequência e preferência de compra dos moradores daquele condomínio. “Itens essenciais da cesta básica, por exemplo, podem ser encontrados, para isso, é preciso inovar nas mercadorias para assegurar uma boa experiência de compra e a fidelização dos clientes. Já para pontos de venda em empresas e ambientes corporativos, o mix de produtos também é adaptado para esse tipo de consumo, focando em snacks e lanches rápidos, por exemplo”, avalia o CEO.  

 

  • Logística adotada pela empresa

 

O processo logístico é imprescindível para manter as prateleiras e geladeiras do mercado autônomo bem abastecidas. “O suporte da empresa oferecido ao lojista é muito importante para que ele possa garantir que o mercado tenha a quantidade ideal de produtos para o número de apartamentos do condomínio. Com isso, um bom sistema de gestão permite indicar a necessidade de abastecimento de forma que seja feito de maneira inteligente e otimizada, evitando a falta de insumos no ponto de venda”, recomenda o empreendedor.

 

  • A importância de conhecer a tecnologia utilizada

 

A tecnologia é essencial em um mercado com conceito de honest market - ‘mercado honesto’, em tradução livre-, e é responsável por todo o cadastro de produtos da loja e sistema de pagamento que não depende de intermediários. “É recomendável avaliar essa tecnologia, fazer uma compra teste e então se informar sobre como o sistema funciona e qual o suporte oferecido em caso de instabilidades. Vale considerar que empresas com tecnologias próprias tendem a apresentar um suporte muito mais rápido e eficaz, já que existe uma equipe dedicada integralmente para as atualizações desse sistema”, revela. 

 

  • Fit cultural

 

No mundo dos negócios, assim como em um vínculo empregatício do colaborador com a empresa, é relevante para o empreendedor estar ao lado de marcas que tenham propósitos e valores compatíveis com a sua filosofia de vida. “Alguns aspectos devem ser observados, como a maneira como a empresa trata os seus colaboradores, o engajamento com as causas sociais e, até mesmo, crescimento exponencial, fruto da sua visão de futuro e do engajamento de toda a equipe. Com isso em mente, a pessoa só vai se doar a algo em que realmente acredita e que a faça feliz”, finaliza o executivo.  

 

Sobre o market4u

O market4u é uma rede de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, que atua no formato de franquia desde 2020, mesmo ano de sua fundação. Com tecnologia em seu DNA, a startup nasceu com o propósito de levar mais comodidade e segurança para as pessoas por meio do conceito de honest market dentro dos condomínios residenciais e comerciais. Hoje tem mais de 2.000 lojas espalhadas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a intermediação de funcionários. Além de ser utilizado no momento da compra, o app integra o 'É Daqui', que funciona como uma rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores. Já o 'Delivery4u' é um e-marketplace de entrega a domicílio que reúne estabelecimentos parceiros na cidade com insumos difíceis de se achar em uma gôndola, como perecíveis de açougue e hortifruti, além de farmácias, casa e decoração, entre outros. Saiba mais por meio deste link.

Nenhum comentário