Adotar uma cultura de feedbacks é fundamental para que uma equipe siga motivada
De acordo com Alisson Souza, CEO da abler,
análises e opiniões podem melhorar a performance de colaboradores e devem ser
tratadas como algo natural dentro de uma empresa
Independentemente da
empresa ou cargo, qualquer pessoa deve passar por uma análise e entender se
está cumprindo com as expectativas e resultados. Para isso, o feedback é algo
fundamental em um ambiente corporativo.
Essa avaliação, no
entanto, pede cautela e consciência sobre o local, momento apropriado, maneira
de falar e tipo de feedback. São diversas as formas de comunicar um ponto de
vista para outro colaborador em busca de um melhor ambiente e relacionamento
entre a equipe.
De acordo com Alisson
Souza, CEO da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão
dos processos seletivos, o feedback é essencial nas etapas de
desenvolvimento de um colaborador. “Isso porque é justamente essa análise que
conseguirá passar pontos de vista quanto a demandas, desempenho ou
comportamentos, dando um real retorno para aquele colaborador sobre todo o seu
trabalho. É uma forma de fazer com que o trabalhador perceba questões que antes
ele não havia percebido, como pontos de melhoria ou que podem ser reforçados”,
revela.
Adotar uma filosofia de
feedback, no entanto, não substitui as avaliações
de desempenho. “As duas são ações que se complementam, tendo em vista que,
muitas vezes, após a avaliação de desempenho com os colaboradores, cabe ao
gestor dar um retorno para os seus liderados sobre a avaliação. Ou seja, são
ferramentas que se complementam justamente para melhorar o desempenho daquele
membro da equipe”, pontua o CEO.
Para o especialista, é
importante evitar que o feedback tenha um viés negativo para o colaborador.
“Para que isso não aconteça, o primeiro passo é criar uma cultura dessa
prática, em que a troca entre líder e colaborador seja algo considerado natural
dentro da organização. Outro ponto importante é a utilização de diferentes
modelos de análise, sejam elas positivas, negativas, construtivas, corretivas
ou motivadoras. Existem dinâmicas que se encaixam em diferentes situações,
fazendo com que essa informação seja recebida de um jeito menos doloroso”,
relata.
O setor de Recursos
Humanos tem um papel fundamental na criação e divulgação dessa cultura de
feedbacks dentro de uma empresa. “O RH se torna um disseminador, oferecendo
análises para suas lideranças e para os colaboradores, fazendo com que esse
exemplo seja seguido por membros de outras áreas de uma mesma organização”,
declara Alisson Souza.
Alguns procedimentos devem
ser seguidos após receber ou oferecer um feedback. “O primeiro passo é
formalizar o que foi dito. É importante deixar registrado os pontos levados
para que possa ser feita uma avaliação, considerando o que deve ser melhorado e
acompanhando se essa situação continuará acontecendo. É justamente por esses
registros e acompanhamentos que novas ações serão realizadas para que as
análises gerem resultados positivos”, finaliza.
Sobre Alisson Souza
Trabalha há 15 anos no
mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e
Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores
consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e
Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios
digitais e R&S. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para
Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e
consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já
auxiliou mais de 300 clientes a fechar 55 mil vagas na média, em 15 dias.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 80 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4,5 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/?utm_source=imprensa&utm_medium=referral&utm_campaign=cultura-feedbacks&utm_keyword=
Nenhum comentário