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Mídia Performance: Saiba tudo sobre essa ferramenta




Quando o assunto se dá dentro da área de marketing o desempenho é uma questão muito importante, por mais que o lado criativo ou estratégico tenha o seu papel, em usos mais comuns de mídia performance a capacidade de gerar resultados vai ser decisiva sempre. 

Esse modelo de marketing é uma das modalidades de campanhas de anúncios pagos e propaganda onde o valor investido como verba não tem uma base inicial, mas sim uma variação relativa de acordo com o próprio rendimento da ação em questão. 

Isso significa dizer que a mídia de performance pode ter diversos tipos, cada um com as suas vantagens e modelos de aplicação ou análise, mas a questão que define o marketing é a mídia de performance e a precificação a partir de um desempenho realizado na prática.

A evolução digital abriu dezenas de portas para empresas que têm no digital a sua principal fonte de ganhos, mas junto com tantas oportunidades se criou um cenário extremamente competitivo e disputado, onde cada venda é extremamente valiosa e tem o seu preço. 

Se há anos atrás uma empresa especializada em instalação de película tinha dentro do marketing digital um leque de oportunidades de se diferenciar dos demais, hoje a internet se difundiu ao ponto de ser dominante, essencial e o fio condutor de qualquer negócio. 

O principal objetivo de uma empresa dentro do universo digital é garantir a consolidação de uma presença. E as vendas diretas podem ser ou não um interesse a depender do porte ou área de atuação, mas em síntese se fazer presente é o ponto central de qualquer estratégia.

Seja nos sites, nas redes sociais ou em outras plataformas, se fazer presente tem um preço, além de todo o preparo criativo e estratégico, onde fazer um conteúdo ter mais visibilidade muitas vezes vai depender de um investimento em anúncios e tráfego pago. 

Como a valorização desse investimento é profundamente volátil, as empresas se viram obrigadas a desenvolver um tipo de precificação de anúncios baseados no seu desempenho no que se refere ao alcance, valorizando planejamentos focados em uma maior conversão.

O que é mídia performance

A mídia de performance é um conjunto de estratégias inseridas dentro do contexto dos canais de mídia paga que utilizam anúncios que respeitam algumas características essenciais como a definição de um público determinado, um objetivo e algumas metas. 

Os canais que são referidos como mídia paga podem ser entendidos como o mecanismo de megafone para empresas de embalagens sachê dentro do mundo digital, isso significa dizer que para um anunciante ela tem a responsabilidade de dar mais alcance em geral. 

Para isso, esses canais reúnem a audiência necessária fazendo com que com o investimento e com o planejamento correto os retornos sejam amplificados e o valor desse anúncio esteja sempre de acordo com o seu resultado efetivo. 

O mídia performance surge junto com um contexto onde é possível mensurar a efetividade de cada ação através do simples rastreamento do usuário, é a partir disso que a empresa avalia os pontos que podem ser alterados e melhora as estratégias aplicadas. 

Essa lógica coloca empresas especializadas em letreiro para loja em um processo de constante aprimoramento dos seus investimentos, tanto no valor investido quanto na otimização do seu uso a partir de segmentação e outras melhorias no dia a dia. 

Dentro desse modelo estratégico a clareza é muito importante, podendo mensurar cada centavo investido e o seu reflexo no retorno se faz muito importante que as empresas tenham controle dos seus objetivos. 

A mídia performance é uma estrutura bastante direcionada, isso significa que para atuar de forma efetiva o foco deve ser buscado sempre, quando essa direção perde clareza, o investimento tende a ser mais custoso sem a conversão esperada. 

Por que investir em mídia performance

É muito difícil e superficial tratar e explicar todos os pontos do mídia performance sem demarcar alguns aspectos mais técnicos e enumerar algumas siglas que demonstram a eficiência dessa dinâmica, entre essas siglas está o ROI e o ROAS. 

O ROI, sigla em inglês para Return On Investments e o ROAS Return On Advertising Spend, ou seja retorno de investimento e retorno dos investimentos em gastos, são cálculos que mostram para as empresas quanto do investimento feito está sendo retornado. 

Conhecendo e colocando esses conceitos e fórmulas na ponta do lápis é possível observar como o mídia performance é eficiente em dar mais alcance e conversão para a estratégia de marketing de uma empresa especializada em piso intertravado colorido ou outras áreas. 

Existem muitas vantagens que podem ser destacadas dentro desse modelo, muitas delas estão associadas com os avanços mais recentes propostos pelo marketing digital, entre essas vantagens estão características que aceleram qualquer projeto como: 

  • Cria a capacidade de mensurar resultados com mais exatidão;

  • Garante a obtenção de melhor retorno dos recursos investidos;

  • Cria uma base de informações para personalização e segmentação;

  • Gera uma otimização da campanha de performance em curso.

A mídia performance é uma ferramenta e um conjunto de conceitos e estratégias que são aplicadas no dia a dia das empresas que precisam dar mais oxigênio para suas ações, ou seja, fazer com que sua estratégia chegue até mais consumidores em diferentes canais. 

Uma empresa de cadeira restaurante madeira que investe em mídia performance consegue se manter no controle da sua campanha durante toda a sua duração, tanto para otimizar seus anúncios ver uma oportunidade ou reduzir verba em momentos de recessão. 

Pagando apenas pelo que a campanha efetivamente entregou como resultados, os negócios que investem nesse modelo têm o volante em mãos para mudar o curso da operação quando quiser, gerando um aumento da verba de acordo com os ganhos ou sua falta.

Como planejar investimentos e mídia performance

Para tratar do assunto de mídia performance é importante pensar que para uma empresa como um chaveiro de carros 24 horas seu principal diferencial é a sua capacidade de direcionar esforços e verbas em um resultado focado. 

Parte disso se dá por que durante a formulação do mídia performance as empresas podem escolher os KPIs, siglas do inglês para Key Performance Indicators, ou seja, valores e metas chaves para que os investimentos feitos em marketing cumpram o seu objetivo determinado. 

Esses indicadores de desempenho são uma chave central da estratégia não só para verificar como guiar o progresso e manter a estratégia focada em sua meta predefinida mesmo com alterações na sua programação ou no fluxo de verbas investidas. 

A definição desse objetivo é o passo inicial e pode ser tratado como o mais importante uma vez que uma empresa especializada em portão automático de ferro vai basear todos os passos posteriores no que for definido nessa fase, desde o planejamento até a execução. 

Essa estratégia se mostra muito eficiente em especial no contexto do dia a dia das pequenas e médias empresas que não podem depender de grandes volumes de verba, mas que podem executar um controle mais próximo do seu equilíbrio com os resultados. 

Para que esse resultado seja alcançado é preciso que todos os passos sejam seguidos à risca e realizados com um olhar técnico e estratégico, desde o planejamento até a definição de objetivos, passando pelo reconhecimento do público até o investimento.

Considerações finais

O marketing é uma área extremamente ampla e tende a ficar ainda maior a partir do seu próprio desenvolvimento, isso porque a partir do momento que as empresas buscam investir de maneira cada vez mais eficiente em recursos que melhoram a sua performance. 

Dentro desse sistema uma empresa especializada em embalagem biodegradável para alimentos tem que justificar o investimento em marketing com um retorno efetivo, quanto maior for esse retorno diante dos investimentos, melhor é o seu rendimento. 

Dentro desse leque de opções se destaca uma nova vertente de marketing que tem, nessa performance citada anteriormente, o seu foco principal, justamente por isso ela recebe o nome de marketing de performance e seu meio se dá a partir dos anúncios pagos. 

Em linhas gerais esse tipo de investimento se qualifica por não ser pago a partir do seu valor inicial ou determinado de forma prévia, mas sim a partir do desempenho de cada campanha de anúncios pagos ao longo do período definido.

Por essa configuração a mídia de performance consiste em reunir vários processos reconhecidos por aumentar as vendas e a conversão, um dos fatores mais relevantes para o sucesso dessa estratégia é a melhor segmentação do público alvo da campanha.

Sendo assim, se torna possível concluir que empresas e negócios que investem em mídia performance conseguem se destacar em seu mercado de atuação e ainda aumentar seus lucros e resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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