Últimas

ORIZ: gestora e boutique de negócios independente chega ao mercado

Com o economista Carlos Kawall à frente e XP como sócia minoritária, empresa oferece serviços personalizados para famílias e empresários

A ORIZ, gestora e boutique de negócios independente, chega ao mercado atuando em três frentes: Gestão Patrimonial, serviços de Banco de Investimento e Mesa de Operações. Com o economista Carlos Kawall (ex-secretário do Tesouro Nacional, ex-economista-chefe do Citi e do Banco Safra) à frente da empresa, a ORIZ nasce com formato inovador, reunindo a exclusividade do family office com serviços do private banking. O time multidisciplinar de profissionais da ORIZ, que reúne passagens por diversos bancos, empresas e instituições do setor financeiro, como Banco Santander, Itaú, Banco Safra, Bradesco, Credit Suisse, Julius Baer, Alvarez & Marsal, é outro diferencial da empresa.

“O nome ORIZ se refere a horizonte, simbolizando a inspiração de nosso time para traçar estratégias e servir de ponte entre os clientes e um futuro sólido e seguro”, diz Carlos Kawall. “Oferecemos soluções abrangentes para patrimônio dos clientes, envolvendo tanto recursos líquidos como apoio em seus negócios e patrimônio em imóveis”, completa.

A ORIZ oferece serviços personalizados nas áreas de Gestão Patrimonial, com administração de carteiras, fundos exclusivos, family office e planejamento sucessório; serviços de Banco de Investimento, com operações estruturadas, fusões e aquisições e situações especiais; e Mesa de Operações, com aconselhamento em operações de renda fixa e variável, inclusive derivativos. Ou seja, a proposta é um portfólio completo para atender o cliente em todas as suas necessidades, em diferentes frentes de negócios, como venda, fusão e aquisição de empresas; criação de nova empresa ou startup; avaliação patrimonial; estratégia sucessória e administração de carteira.

“Umas das atribuições mais importantes da equipe é pensar na alocação dos clientes em termos globais, levando em conta a conjuntura econômica e política nos principais países”, afirma Marcos Bredda De Marchi, economista-chefe da ORIZ, com quase 20 anos de carreira no Grupo Safra como analista econômico internacional. “Em muitos momentos, os ativos domésticos se valorizam ou depreciam de acordo com a dinâmica econômica e política nos EUA, China ou Europa, e não por conta da conjuntura brasileira. Esse tipo de análise é de suma importância para os investimentos de nossos clientes”, completa.

Na Gestão Patrimonial, a ORIZ conta com as áreas de relacionamento com o cliente, planejamento sucessório e estratégias de investimentos. Com cerca de 20 anos de experiência na

administração de fortunas, Fabio Lellis, oriundo do private banking do Credit Suisse e do Banco Safra, é um dos líderes da área de Gestão Patrimonial da ORIZ. “A Gestão Patrimonial é a nossa porta de entrada. Identificamos as necessidades de cada cliente e direcionamos a agenda às demais áreas de negócio da empresa”, diz Lellis. A consultoria em planejamento sucessório, para organização e proteção de patrimônios familiares, tem como líder Daniela Caffaro, especialista com mais de 20 anos de atuação no mercado e passagem pelos maiores private bankings e pelas principais empresas de consultorias do Brasil. “O planejamento sucessório tem por objetivo orientar as famílias em sua organização patrimonial, tanto no Brasil quanto no exterior, buscando o melhor cenário de acordo com sua estrutura familiar, necessidades sucessórias e eficiência tributária, por meio de veículos de investimento como fundos exclusivos, companhias ou fundos offshore, holdings e instrumentos legais como contrato de doação, acordo de acionistas, testamentos, entre outros”, explica Daniela. À frente da estratégia de investimentos, a empresa conta com a experiência de Paulo Minari, com passagens pelo BankBoston, Itaú Unibanco, Santander e Safra. “Nos pautamos em um processo rigoroso com objetivo de trazer as melhores alternativas de investimentos adequadas ao perfil de cada cliente”, diz Minari.

João Lencioni, à frente da área de Situações Especiais, lidera operações de reestruturação e capitalização de empresas com problemas operacionais ou estrutura de capital inadequada. O time possui ampla experiência em transações de compra e venda de empresas em situação de estresse financeiro, reestruturação de passivos e turnaround operacional. “O foco da área é olhar situações complexas, traduzi-las em produtos estruturados em que risco e retorno sejam adequados”, diz Lencioni. “Hoje, cada oportunidade é executada em ‘club deals’ (clientes do private banking da ORIZ), trazendo investidores confortáveis com o risco e buscando altos retornos. No início de 2023, captaremos um fundo de situações especiais com viés de equity”, anuncia.

A ORIZ também oferece aos clientes a prestação de serviço de Banco de Investimento, por meio de fusões e aquisições, financiamento ou soluções estruturadas. Rafael Prudente, à frente da àrea de Operações Estruturadas, ex-Banco Safra, ex-Bradesco e com passagem pelas áreas jurídica e de mercado de capitais, comenta: “O objetivo da estrutura de banco de investimento é atender as demandas dos nossos clientes em seus negócios, de forma a apresentar soluções financeiras estruturadas em busca da maior eficiência possível. Este atendimento pode ocorrer tanto por meio de operações que envolvam fusões e aquisições, quanto em estruturas de financiamento para captação de recursos junto a terceiros”.

Advogado e economista com especialização em finanças, Bruno Viveros, ex-Banco Safra, está à frente da diretoria de Operações e Compliance, compondo o time de profissionais da ORIZ. Para ele, a missão é oferecer soluções e segurança. “Além de prover todo o suporte sistêmico e operacional, de forma segura e consistente para as áreas de negócios, nossa missão maior é sermos vistos como uma área que entrega valor e soluções tanto para nossos clientes internos quanto externos”, explica Viveros. 

Com a direção de José Bastos (ex-Octagon e com experiências em estratégias de posicionamento e ativação de marcas como Budweiser, NBA, Redbull, entre outras), a área de Marketing, visa promover exclusividade, acesso e networking aos clientes da ORIZ por meio de estratégias de customer experience. “A área de marketing da ORIZ atende os clientes em todas as suas plataformas, tanto no digital quanto no presencial. Temos o compromisso de entender as preferências de cada cliente para oferecer experiencias únicas, de forma personalizada.”, diz José Bastos.

A ORIZ traz no DNA os valores de transparência, sustentabilidade, diversidade e inclusão: adota critérios inclusivos na contratação de seus colaboradores e investe em educação e inclusão digital. A empresa adota as práticas de ESG e incentiva o trabalho voluntário de seus colaboradores em ações socioambientais.  

Nenhum comentário