Últimas

Coberturas de um bom plano dental: Aprenda a reconhecer

 Falar da importância de cuidar da nossa saúde bucal é quase como chover no molhado, mas esse é um tema que deve ser revisitado. Cada vez mais as pessoas passam a procurar por auxílio dental, mas ainda existe um tabu que precisa ser derrubado: de que os serviços dentais são muito caros, o que não é verdade, afinal existe o sistema de plano dental.


Isso porque dependendo do plano escolhido, além de garantir diferentes tipos de serviços odontológicos, você também acaba garantindo uma grande economia ao poder utilizar os mais variados serviços por um valor fixo.


Apesar de ainda depender do nível do seu plano, essa cobertura pode ir desde tratamentos mais simplificados, como é o caso das cáries, até cirurgias de pequeno porte sem custos. Vale ressaltar que todo convênio possui uma rede de profissionais disponíveis, tanto para atendimentos gerais, quanto para atendimento específico.


Sem contar que procedimentos considerados básicos e necessários para uma saúde dental ser dada como boa, são obrigatoriedade de todo plano de tratamento odontológico, esses benefícios são chancelados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).  


A agência obriga as prestadoras a disponibilizar tais serviços em seus convênios, por entender que eles são o básico e, ao mesmo tempo, necessário para o indivíduo que optou por adquirir um plano para conseguir alcançar uma região bucal saudável.

Obrigações de um plano de saúde odontológica

Como dito antes, independentemente do valor pago, existem serviços que são considerados básicos e que um plano dental precisa obrigatoriamente oferecer para quem o contrata. Um bom exemplo do tipo desse tipo de serviço obrigatório são as consultas de avaliação. Além disso também podemos citar os seguintes procedimentos:


  • Reestruturação e tratamento de cáries;

  • Aplicação de flúor;

  • Tratamento de canal;

  • Periodontia;

  • Remoção de tártaro;


Esses tratamentos podem ser considerados básicos pelo fato de muitos deles serem facilmente tratados, além de também serem problemas que frequentemente são apresentados pelos pacientes.


Como é o caso das cáries, que atualmente é o problema bucal mais comum do mundo. Um ponto que por si só faz com que esse tipo de problema precise de tratamento minucioso, justificando a obrigatoriedade do tratamento.


Vale ressaltar que serviços emergenciais também se encaixam nos procedimentos obrigatórios de um convênio, bem como serviços odontológicos infantis e consultas avaliativas.

Como funciona um plano odontológico?

Muitas vezes oferecidos por empresas, os planos odontológicos possuem uma certa padronização de ofertas de serviços. Isso faz com que as pessoas tenham uma dúvida se o funcionamento é igual em todas prestadoras, gerando a seguinte pergunta: como funciona o plano odontológico da empresa?


Como dito anteriormente, a padronização é imposta pela a ANS e até mesmo na questão de valores, com preços médios se aproximando e acabam por ficar entre R$23 e R$125 mensais.


Sendo inclusive essa uma das condições que mais variam entre os planos, principalmente por conta do nível do plano escolhido pelo paciente.


Inclusive essa é uma das principais variações são os níveis de um plano, onde podemos destacar os planos simples que oferecem todos os serviços de emergência e serviços obrigatórios, mas se evidencia a limpeza e a manutenção geral.

 

Já os planos médios, se destacam por serem focados em corrigir problemas mais sérios, normalmente esse tipo de plano que lida com consequências de problemas periodontais. Bem como os planos mais completos que lidam com todo tipo de tratamento, mas possuem enfoque em situações mais invasivas.


Outro fator que também se destaca é o período de carência de um convênio odo
ntológico
. Onde em alguns planos acaba sendo possível iniciar os tratamentos minutos após a contratação do serviço odontológico, enquanto em outros é preciso esperar ao menos um dia útil. 


Essa foi a maneira que as empresas encontraram de evitar que indivíduos contratem um plano odontológico, realize tratamentos de alto valor no ato de contratação e logo após se desvincule da prestadora de planos.


Ainda sim, todo o processo de contratação de um convênio, quando não feito ou oferecido por uma empresa, é muito simples, podendo até mesmo ser feito em casa. Tal facilidade permite a comparação de preços, benefícios e serviços oferecidos pelo convênio, bem como saber mais sobre plano odontológico qual o melhor.


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Nenhum comentário