Últimas

Como escolher o melhor convênio odontológico para sua saúde bucal

 Cuidar da saúde é algo importante e dar atenção para a parte bucal é fundamental para evitar problemas. Uma forma de se cuidar com qualidade, segurança e ótimo custo-benefício é investindo em um bom convênio odontológico.



O que é um convênio odontológico?

Um convênio dental é um serviço que promove assistência odontológica, garantindo que as pessoas tenham acesso a tratamentos dentários. 


Então, os planos odontológicos estão no mercado com a missão de solucionar as questões de saúde bucal, oferecendo uma ampla rede de atendimento por meio de mensalidades acessíveis.


Todo plano deve oferecer conforme determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde) os chamados procedimentos básicos que são:


  • Remoção de tártaro;

  • Tratamento de canal;

  • Profilaxia (limpeza e aplicação de flúor);

  • Tratamento de cáries.


Esses são alguns exemplos de tratamentos considerados básicos e que todo plano odontológico, independente do nível de cobertura, deve ser oferecido aos beneficiários.

Como ocorre o uso do plano?

Os planos odontológicos possuem um chamado período de carência. Durante esse tempo, a pessoa fica impossibilitada de utilizar os serviços contratados. 


A carência pode variar entre 1 dia para consultas e emergências até 180 dias para procedimentos mais complexos e o período pode ter diferenças, pois cada convênio dentista possui um tempo.


Para as consultas, é importante ter a carteirinha do plano e um documento com foto (RG ou CNH) para agilizar o atendimento.


Caso você realize o tratamento em uma clínica ou consultório odontológico que faz parte da rede credenciada, o único gasto será com a mensalidade do plano. Já se o tratamento for algo que não esteja conforme o contrato, é necessário arcar com os custos.

Como funciona um convênio odontológico?

A ANS determina a obrigatoriedade de alguns procedimentos e serviços básicos nos planos de saúde, independente do tipo de cobertura. 


Sendo assim, é fundamental avaliar o que cada plano oferece e se há operadoras que permitem personalizar o plano conforme as suas necessidades.


Isto posto, uma cobertura básica deve contar com exames radiológicos, algumas cirurgias (extração dentária), colocação de próteses, tratamento de canal, serviços de odontopediatria e periodontia, limpeza, aplicação de flúor e prevenção.


Os serviços, por exemplo, de instalação e manutenção de aparelho, clareamento e implante não são oferecidos por um plano odontológico. 


Por isso, é importante avaliar o que é ou não oferecido e se há a possibilidade de inserir os serviços que você precisa conforme a cobertura escolhida, algo que pode alterar o valor das mensalidades.

É possível consultar profissionais fora da rede credenciada?

Uma vantagem do plano odontológico natal rn e em outras regiões do Brasil é oferecer uma rede credenciada, ou seja, uma lista com a localização de clínicas, consultórios e laboratórios onde os exames e procedimentos com os melhores profissionais da área.


Tem um funcionamento muito parecido com o plano de saúde, o beneficiário tem acesso a lista da rede credenciada e marca suas consultas. 


Caso deseje passar com algum dentista que não faça parte da rede, é necessário pagar o valor de consultas e procedimentos por fora.

O convênio odontológico cobre a compra de medicamentos?

Não são todos os planos odontológicos que oferecem os mesmos serviços. Isso significa que alguns convênios podem oferecer descontos em farmácias e outros não. Para saber, é necessário conversar com a operadora que oferece o plano sobre essa possibilidade.

Benefícios em investir em um plano odontológico

Antes de mais nada, os investimentos na contratação de um plano de odonto podem render muitos ganhos, por exemplo:

Redução dos problemas de saúde

Pessoas que visitam o dentista regularmente tendem a ter menos problemas de saúde. Isso acontece, por conta da prevenção, ou seja, quanto mais rápido o dentista consegue identificar um possível problema, menos sofrimento o paciente terá.


A regularidade no tratamento é possível graças a um plano odontológico, em que a pessoa paga um valor acessível mensalmente e assim pode aproveitar os serviços.

Acesso a tratamentos e economia

Ao contratar um plano odontológico, é possível economizar com gastos, além de promover cuidado para toda a família. O convênio, por exemplo, evita os famosos procedimentos emergenciais que costumam ter um alto valor.


Dessa maneira, é possível cuidar do sorriso e saúde bucal, com um excelente custo-benefício e ter mais qualidade de vida.


Portanto, pesquisar informações e analisar as possibilidades são maneiras de encontrar o melhor plano odontológico para as suas necessidades, manter a saúde bucal em dia, ter mais felicidade e autoestima.


Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Nenhum comentário