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Marketing de eventos: como usar eventos para promover sua marca




O marketing de eventos é uma tática vantajosa à promoção de quaisquer marcas, à divulgação de seus produtos e serviços.

O mundo offline proporciona o contato presencial entre os consumidores e as soluções, algo que a tecnologia ainda não consegue substituir, mesmo com todos os avanços em vídeos e imagens.

Existem muitas maneiras de aumentar o alcance de uma empresa fora das plataformas digitais, e uma das melhores opções são os eventos.

Eles costumam ser congressos, conferências e outros encontros que reúnem os profissionais e as organizações que trabalham na mesma área de atuação. A participação do negócio traz muitos benefícios, como a aquisição de clientes.

Também são ótimas opções para as marcas que querem melhorar seu processo de vendas, por isso, o marketing de eventos precisa estar presente no planejamento da corporação.

Este artigo vai explicar os benefícios da estratégia, como escolher um evento, como atrair o público, como maximizar a presença da marca e quais são as métricas usadas para avaliar o marketing de eventos.

Benefícios do marketing de eventos

Um dos maiores benefícios do marketing de eventos são as possibilidades de fazer novos negócios e parcerias. Os participantes estão em busca de algum retorno, como fechar negócios, e este é um dos maiores benefícios.

A organização pode apresentar para as pessoas aquilo que faz, criar conexões com os consumidores e comunicar melhor seus produtos e serviços.

Outro benefício é que ele otimiza o processo de vendas, visto que, no espaço, estarão pessoas que podem se tornar potenciais clientes.

Um fabricante de rastreador portátil de longa duração pode conhecer pessoalmente indivíduos com quem só mantém contato pela internet, algo que ajuda a estreitar a relação comercial e otimizar o processo de vendas.

As organizações podem descobrir novas ferramentas de marketing e soluções que otimizam os processos financeiros. Isso também pode ser feito por meio de pesquisas na internet, mas nada se compara a conhecer essas ferramentas pessoalmente.

Os eventos são, é fato, um método de buscar resoluções para o cotidiano. Ademais, ajuda a concretizar novas negociações e concluir vendas.

Por fim, mesmo que as estratégias de marketing digital ajudem os profissionais na obtenção de dados dos clientes, a interação pessoal traz muitas oportunidades de conversar ao vivo com os prospects.

São momentos que revelam realidades e informações que nem sempre podem ser observadas apenas analisando o comportamento online.

Como optar pelo tipo de evento certo

O formato de evento ideal pode variar de acordo com os objetivos de quem está organizando e das estratégias de marketing adotadas pela marca.

Existem muitas ideias e maneiras de criar eventos, e muitos deles permitem que as organizações usem banner de fachada de loja, tais como:

  • Encontro de conveniência;

  • Congressos;

  • Workshops;

  • Viagem de incentivo;

  • Feiras;

  • Lançamentos de produtos.

Os eventos também podem ser classificados como empresariais, sociais ou institucionais. Mas diante de tantas opções, pode ser difícil escolher um tipo compatível com os objetivos da marca e de seu público-alvo.

Uma dica para fazer essa escolha é conhecer os formatos existentes e aproveitar ideias inovadoras que ajudam a implementar estratégias alinhadas aos objetivos da marca, conquistar o engajamento dos colaboradores e atrair mais clientes.

Mas além de escolher o melhor formato de evento, é necessário mensurar seus resultados para analisar o que funcionou e o que deve ser melhorado para os próximos encontros.

Como atrair o público-alvo?

Não basta apenas escolher um evento, pois a marca também precisa se esforçar para atrair o público. Para isso, uma das primeiras coisas é saber o tipo de público que a organização quer alcançar.

Um fabricante de relé de proteção Siemens pode conseguir isso fazendo pesquisas de opinião, observar e interagir nas redes sociais e até analisar eventos voltados para seu nicho.

Também é interessante considerar as características da persona para investir em estratégias de atração compatíveis com elas.

O negócio também precisa de uma equipe de promotores, selecionando bem seus parceiros e pessoas com as quais se trabalha. Assim, é possível atrair o público-alvo estimado e, enfim, concretizar novas vendas e/ou aquisições de serviços e/ou produtos. 

O marketing de influência também é uma boa opção porque vai falar sobre o evento na internet, por meio de um influenciador compatível com o público.

Existe uma grande identificação entre os influenciadores e os seguidores, muito maior do que acontecia com as celebridades. Mas essa estratégia só é bem-sucedida se o influenciador for bem escolhido.

O sistema de afiliados é um recurso que cresceu muito no Brasil e pode ser trabalhado em diferentes segmentos, como cursos online, artigos, entre outros, permitindo que outras pessoas façam a venda de ingressos por uma comissão.

Uma autoescola especializada em renovação de cnh simplificada pode vender seus ingressos dessa forma, contando com um grupo de pessoas engajadas e capazes de atrair um público maior.

Como maximizar a presença da marca

Existem algumas estratégias que ajudam a maximizar a presença da marca nos eventos em que ela participa, e uma das formas de fazer isso é designar um profissional que vai atuar como palestrante.

Isso traz muita credibilidade para a organização porque mostra que ela domina seu mercado de atuação e sabe o que está fazendo.

A palestra também é uma forma de se aproximar do público, visto que mostra que ele está à disposição para esclarecer dúvidas.

Um dos recursos mais usados com o propósito de destacar a companhia no evento é organizar um estande em feiras. Trata-se de um espaço adequado para expor os produtos e serviços e negociar com os clientes.

Para atrair as pessoas, é fundamental que o espaço seja agradável e consiga despertar o interesse dos consumidores pela companhia.

O estande de uma organização especializada em reforma fachada comercial tem todos os materiais organizados minuciosamente para que o cliente possa identificá-la e localizar o que deve ser observado.

A presença da marca fica ainda mais agradável quando ela distribui brindes para os visitantes, uma gentileza que chama a atenção do cliente.

As empresas que distribuem brindes são as que mais atraem pessoas, principalmente quando eles são úteis, modernos e diferentes. Pode-se utilizar, a título de exemplo, no cotidiano, uma caneca personalizada

Quando o consumidor usa esse brinde no cotidiano, vai se lembrar da companhia frequentemente, inclusive quando tiver uma demanda. Além do mais, é uma forma de valorizar a identidade visual do negócio.

Por fim, outra dica para destacar a corporação em um evento presencial é uniformizar a equipe. Isso é ainda mais importante para quem vai trabalhar diretamente no estande.

Se a equipe de uma empresa de içamento de cargas com segurança estiver uniformizada, os responsáveis conseguem passar as informações claramente e são rapidamente reconhecidos pelos clientes.

Métricas para avaliar o marketing de eventos

Além de organizar e participar de eventos, as empresas também precisam usar métricas que vão monitorar e avaliar a eficácia da estratégia.

Uma delas é a taxa de conversão, analisando as pessoas que compareceram ao local e foram convertidas em clientes.

Ela é tão importante no marketing digital quanto no marketing de eventos porque mostra com quantas pessoas a companhia iniciou um relacionamento realmente promissor.

Além de avaliar os visitantes que foram transformados em clientes de fato, também ajuda a descobrir quantos participantes do evento forneceram informações pessoais para um orçamento e contatos futuros.

Uma empresa de fechamento de varanda com vidro de correr também pode avaliar as vendas e as taxas de conversão para vendas, sendo esta a métrica mais importante para os negócios que participam de eventos.

A taxa de conversão de oportunidades para vendas representa as pessoas que efetivamente se tornaram clientes.

É considerado uma métrica de marketing porque só com o volume de vendas gerado por meio do trabalho desenvolvido no evento é que a corporação consegue comprovar o quanto suas estratégias valeram a pena.

Se a taxa estiver muito baixa, existem outros critérios que podem ser avaliados, por exemplo, é possível saber se a abordagem usada pelos funcionários durante o evento estava adequada.

Uma empresa de instalação de forro isopor também consegue descobrir se os produtos foram oferecidos para as pessoas certas e de que maneira seus colaboradores conseguiram quebrar objeções durante o evento.

Considerações finais

Existem muitos eventos que chamam a atenção dos consumidores, como feiras, exposições, entre outros que permitem que as pessoas conheçam pessoalmente os produtos e serviços oferecidos pelas organizações.

São acontecimentos que promovem as soluções e ao mesmo tempo oferecem preços mais acessíveis e lançamentos que ainda não são de conhecimento do público.

Participar deles é uma forma inteligente de fazer marketing e obter resultados que nenhuma outra estratégia digital consegue alcançar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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