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Marketing de Guerrilha: como criar campanhas criativas e de baixo custo


Marketing de guerrilha é uma estratégia que tem foco em publicidade criativa usando recursos pouco convencionais para divulgar produtos e serviços.

Na estratégia foi criada por Jay Conrad, no final dos anos 1970 e inspirada nas táticas usadas durante a Guerra do Vietnã.

Sua principal característica é o fato de ser mais agressiva na hora de divulgar as soluções, e sua inspiração partiu do fato de que embora os vietnamitas tivessem um poder de fogo menor, conseguiram passar por cima de suas limitações.

Isso era feito com táticas que surpreendiam os adversários, e aplicando esse aspecto aos negócios com pouco poder aquisitivo, é uma forma de aumentar os impactos das ações, usando para isso um baixo investimento.

Os pequenos negócios sentem mais dificuldades para divulgar seus produtos e serviços porque eles não contam com o mesmo poder aquisitivo que as grandes marcas, mas isso não significa que eles devem perder espaço.

Este artigo vai mostrar como o marketing de guerrilha é uma estratégia eficaz, quais são seus elementos-chave, como criar uma boa campanha, como se destacar, os riscos envolvidos na implementação e como medir sua eficácia.

Eficácia do marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha é uma estratégia que vem crescendo continuamente porque promete trazer resultados surpreendentes com baixo investimento. Mas muitos se perguntam como ela pode ser tão eficaz e expressiva.

Compreender seu funcionamento é indispensável para criar ações de sucesso, visto que ao comparar o marketing de guerrilha com o marketing tradicional, em termos técnicos, nem sempre é fácil encontrar diferenças.

Ao trabalhar com um ou outro, um fabricante de porta de alumínio alto padrão vai investir em anúncios que chamam a atenção das pessoas. A grande diferença é o tipo de abordagem.

Em dia, as pessoas são constantemente bombardeadas com uma grande quantidade de informações, tarefas e prazos, por isso elas estão mais seletivas em relação àquilo que realmente merece seu tempo.

Os anúncios convencionais se transformaram em distrações descartáveis porque o consumidor moderno não quer ser incomodado com propagandas.

Por outro lado, o marketing de guerrilha é extremamente chamativo e é muito difícil ignorá-lo. Seu foco é provocar uma reação nos consumidores, de modo que reavalie suas prioridades e hábitos, além de chamar a atenção dos concorrentes.

Elementos importantes para uma campanha

Para fazer uma boa campanha de marketing de guerrilha, o negócio precisa focar em alguns elementos importantes. São eles:

  • Focar na audiência;

  • Usar interatividade;

  • Trabalhar a simplicidade;

  • Amplificar as mídias.

Primeiro a marca precisa entender o que sua audiência deseja e como as pessoas se comportam, pois se não fizer isso, suas ações de marketing não serão eficientes.

É fundamental pensar em como o público se comunica, onde a audiência está presente e o que é importante para essas pessoas. Isso pode ser feito estudando o público-alvo e a persona, por meio de formulários, questionários e pop-ups.

Um fabricante de empilhadeira usada a gás deve trabalhar a interatividade porque as pessoas gostam de interagir com as marcas, visto que as interações são dinâmicas e transmitem uma experiência positiva para o cliente.

Hoje em dia, os negócios investem em várias maneiras de fazer isso, por exemplo, por meio de jogos e competições.

Embora o marketing de guerrilha gere muitos impactos, nem sempre se trata de uma estratégia grandiosa, visto que pode ser uma ideia simples, porém inteligente e que impressiona os consumidores.

A divulgação da campanha precisa ser feita em diferentes canais para gerar buzz e fazer com que seja vista por uma quantidade maior de pessoas. Só assim será possível maximizar os resultados.

Como se destacar e chamar a atenção?

Para se destacar e chamar a atenção do público usando o marketing de guerrilha, a primeira coisa que o negócio precisa fazer é conhecer sua audiência.

No caso de uma loja de móveis para sala planejada apartamento, é assim que vai compreender as necessidades das pessoas, seus interesses e como se comunicar com elas de maneira impactante.

Diante de um mercado onde os consumidores estão sempre vendo mais do mesmo, o marketing de guerrilha traz a proposta de inovação e criatividade. Para trabalhá-lo, é necessário pensar em maneiras diferentes de promover a marca e surpreender o público.

Um dos melhores recursos nesse processo são as redes sociais que amplificam o alcance das ações, mas só vão funcionar se os conteúdos transmitidos por elas forem capazes de incentivar a interação.

Por fim, os negócios que se destacam com o marketing de guerrilha são autênticos e conseguem refletir seus valores e sua personalidade.

Riscos do marketing de guerrilha

É fundamental que o gestor tenha consciência que o marketing de guerrilha também traz alguns riscos para a organização.

Um deles está relacionado ao risco de repercussão negativa, e um fabricante de portas laqueadas coloridas deve estar atento porque as campanhas precisam estar de acordo com as expectativas do público.

Em uma marca deve trabalhar pautas ofensivas, invasivas ou inapropriadas. Outra coisa é que existe muita dificuldade em medir o retorno sobre os investimentos (ROI).

Isso acontece porque fica muito difícil determinar o impacto real de uma campanha no que diz respeito às taxas de vendas e receitas.

Também existe muita complexidade em executar as ações, além de ser um processo que envolve etapas que exigem recursos significativos.

Por fim, as empresas precisam estar atentas porque o marketing de guerrilha apresenta riscos legais, principalmente quando as ações violam leis e regulamentos do local onde são realizadas.

Como medir a eficácia do marketing de guerrilha

É fundamental medir a eficácia da campanha de marketing de guerrilha para ajustar a estratégia e melhorar os resultados. Isso se aplica tanto a uma residência assistida para idosos quanto à uma loja de roupas.

Uma das métricas mais importantes nesse processo é o custo por lead, visto que a campanha também tem a função de gerar leads para os negócios.

Avaliar essa métrica ajuda a medir a eficiência da estratégia, uma vez que se os custos estiverem muito elevados, indicam que o público não está tendo o engajamento esperado.

Outra métrica muito útil são os leads por canal, uma vez que com a internet, o marketing de guerrilha pode ser realizado em diferentes plataformas.

O papel da marca é identificar quais são esses canais, os mais efetivos para gerar potenciais clientes e aqueles que trazem resultados qualificados.

A corporação pode usar diferentes canais para atrair, se comunicar e interagir com as pessoas, e entre os mais usados estão os eventos, mídias pagas, busca orgânica, e-mail marketing e redes sociais.

Tudo o que uma empresa home care fisioterapia precisa fazer é descobrir os canais que trazem excelentes retornos e onde os investimentos estão trazendo os resultados esperados.

Uma boa campanha de marketing de guerrilha também precisa ser avaliada em termos de ticket médio, ou seja, o valor que os clientes costumam gastar por compra.

Saber o valor do ticket médio, é necessário dividir a receita adquirida em vendas durante o intervalo de tempo pelo número de pedidos que é realizado dentro do período analisado.

Se o tíquete médio estiver muito baixo, isso pode trazer informações importantes sobre o que precisa ser melhorado no sistema de recomendação de produtos ou se existe alguma dificuldade por parte dos clientes em encontrar o que desejam.

Um lar hotel para terceira idade pode analisar a taxa de conversão porque ela está relacionada à porcentagem de visitantes que entraram no site e realizaram alguma ação, como preencher formulários ou comprar.

A taxa de conversão é um elemento muito importante porque ajuda a descobrir se as campanhas estão atraindo a audiência qualificada, formada por pessoas que realmente podem comprar com a companhia.

Quando o número de visitantes aumenta e a taxa de conversão permanece da mesma forma, significa que pode ter alguma coisa errada com a estratégia de marketing de guerrilha, visto que as conversões precisam acompanhar o crescimento de visitas.

Se isso acontecer, um grupo de Citroen oficinas pode avaliar e compreender se está atraindo os visitantes certos ou se o conteúdo gerado é realmente interessante no processo de conversão.

Por fim, o sucesso do marketing de guerrilha também depende do retorno sobre os investimentos (ROI), de modo que a corporação possa saber se todo o montante investido trouxe retornos satisfatórios.

Para fazer esse cálculo, é necessário deduzir as despesas totais do faturamento e dividir pelas despesas totais.

Considerações finais

O marketing de guerrilha traz resultados surpreendentes, mas não faz milagres, por isso precisa ser devidamente planejado e monitorado.

Com as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, o negócio pode criar excelentes campanhas e acompanhá-las de perto para garantir o melhor retorno sobre os investimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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