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Tendências que se destacaram como pilares de sucesso dentro da estratégia de comunicação

Investimento em comunicação assume protagonismo e torna-se cada vez mais prioritário para o sucesso dos negócios das empresas

Escrito por Patrícia Barbosa

Não é segredo que o trabalho de relações com a mídia está em constante evolução, contribuindo significativamente para a construção da reputação e para a estratégia de marketing e negócios, indo muito além de pautas na imprensa realizadas por jornalistas e desenvolvedores de conteúdo. No entanto, essa percepção de valor está ficando cada vez mais clara para as empresas. De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o investimento em comunicação corporativa aumentou em 2022, representando uma movimentação de R$ 30,2 bilhões no setor. Além disso, segundo relatório do CMO Survey 2022, as empresas têm investido 11,7% de seus orçamentos totais em comunicação.

Se nos últimos três anos o cenário pandêmico demandou uma série de transformações nas estratégias de comunicação das empresas, agora o momento é de entender e consolidar o que deu certo neste período para então planejar os próximos passos. Nesse sentido, algumas táticas e tendências foram protagonistas e destacaram-se como pilares de sucesso dentro da estratégia de comunicação.

Personalização da comunicação

A chave de um bom planejamento de conteúdo é considerar a estratégia de negócios e as mensagens que as empresas desejam disseminar para seu público, bem como as necessidades do mercado. Ao planejar conteúdos personalizados, capazes de impactar e responder as dores das personas ou público-alvo em seus diferentes graus de maturidade, é possível estabelecer um diálogo mais próximo e assertivo com cada um dos stakeholders.

Inteligência de dados

Não podemos esquecer que estamos na era dos dados. A tecnologia proporcionou o desenvolvimento de uma infinidade de ferramentas capazes de extrair insights valiosos para enriquecer a estratégia de comunicação das empresas. No entanto, mais do que ter acesso a esses dados, é essencial saber analisá-los para um uso eficiente, garantindo a criação de jornadas mais autênticas e customizadas para o público desejado.

SEO e Link Building

Manter-se relevante no ambiente digital é desafiador para empresas de qualquer segmento ou porte. Por isso, estar antenado às melhores práticas de SEO e Link Building pode ser um grande diferencial, assegurando que seus conteúdos estejam sempre bem posicionados nos resultados do Google e de outros buscadores.

Além disso, referenciar as páginas do site da sua empresa em veículos de imprensa por meio de backlinks, gera credibilidade, potencializa o tráfego ao site e contribui para o aumento da autoridade de domínio da página desejada. Portanto, uma boa estratégia de relações com a mídia não pode deixar de contemplar a elaboração de conteúdos otimizados com técnicas de SEO e a inserção de backlinks estratégicos para o seu negócio.

Inbound PR

O consumo de notícias tem mudado radicalmente nos últimos anos. E para acompanhar essas transformações comportamentais, o trabalho de relações com a mídia também precisou evoluir. Neste cenário, o conceito de Inbound PR surgiu para revolucionar o que até hoje era conhecido como “assessoria de imprensa”.

Ao incorporar técnicas de Inbound Marketing ao universo da comunicação corporativa, o Inbound PR tornou-se uma iniciativa crucial para potencializar a visibilidade das empresas no ambiente digital, valorizando a reputação por meio de notícias publicadas em veículos de grande credibilidade, que mantêm as informações mais essenciais das marcas indexadas na web.

Compreender a relevância desses conceitos e como eles podem fortalecer e solidificar a estratégia de comunicação da sua empresa, possibilita um planejamento muito mais assertivo e aderente ao público que deseja atingir. E não se esqueça de que se manter antenado é se manter competitivo!

Patrícia Barbosa é Diretora de Operações da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.

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