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E-mail marketing: da segmentação à conversão




E-mail marketing nada mais é do que usar o e-mail para as campanhas de marketing digital e com isso criar e manter o relacionamento com os clientes, para que as vendas tenham mais resultados e a organização melhore a retenção.

É algo muito diferente do spam, visto que essa estratégia tem o propósito de chegar até pessoas interessadas na informação, produto ou serviço, por meio de conteúdos que estejam de acordo com a etapa no funil de vendas.

A maior característica dessa estratégia é que as campanhas oferecem opção de cancelamento de recebimento, e isso mostra o quanto a empresa se preocupa e respeita o consumidor.

O procedimento pode estar relacionado a uma pesquisa de opinião que ajuda a avaliar o que é certo ou errado na forma como as campanhas são conduzidas. Além do mais, o e-mail é importante por conta da quantidade de usuários.

Estima-se que até o final de 2024, cerca de 4,4 bilhões de pessoas vão usar e-mail, portanto, é uma estratégia de comunicação muito válida e que precisa fazer parte do planejamento de marketing.

Para ajudar, este artigo vai explicar como segmentar o e-mail, qual é a função do e-mail marketing, quais são os tipos que podem ser trabalhados, qual é o formato ideal de e-mail e como construir uma mensagem.

Como segmentar por meio de e-mails marketing?

Para que a estratégia de e-mail marketing realmente funcione, é necessário que exista um planejamento por trás e isso envolve a segmentação da base de contatos. Essa segmentação pode ser feita considerando vários critérios, como:

  • Segmentação geográfica;

  • Por idade;

  • Por data de aniversário;

  • Por identificação sexual;

  • Por renda;

  • Por interesses;

  • Por nível educacional;

  • Com base em compras anteriores.

Uma marca de porca km 5 pode fazer a segmentação geográfica considerando o país, estado, cidade ou região de seus potenciais clientes e com isso fazer disparos específicos.

Trata-se de uma segmentação importante para as organizações que trabalham com áreas extensas ou aquelas que oferecem produtos e serviços de acordo com a localização do cliente.

A segmentação por idade ajuda a criar versões diferentes de uma mesma campanha, além de adaptar a linguagem para que ela fique mais próxima do público.

Para produtos que possuem restrição de idade, como bebidas alcoólicas, essa segmentação é fundamental.

As marcas podem enviar ofertas especiais para os aniversariantes do mês, mas isso só é possível por meio da segmentação por data de nascimento. Muitas companhias usam essa estratégia para estreitar o relacionamento com os clientes e oferecer mimos.

Uma das segmentações mais praticadas atualmente é com base na orientação sexual do indivíduo, considerando o gênero de identificação para mostrar respeito, aumentar a conexão com a mensagem e conquistar bons resultados.

Para um coworking especializado em aluguel de sala por hora para psicólogo, os fatores econômicos importam para adequar a oferta, considerando o poder aquisitivo do potencial cliente e aumentar as chances de conversão.

Os interesses das pessoas são distintos, pois enquanto alguém gosta muito de filmes de terror, outra pessoa prefere a comédia. Segmentar os contatos de acordo com seus interesses traz possibilidades para criar os conteúdos e encontrar assuntos relevantes.

Outra forma de segmentar é considerando o nível educacional dos contatos, pois não faz sentido divulgar um anúncio de pós-graduação para pessoas que ainda estão no ensino médio.

Por fim, outra segmentação muito interessante é com base no histórico de compras anteriores, visto que ajuda a criar campanhas específicas e a oferecer produtos que complementam outras aquisições.

As funções do e-mail marketing

A função do e-mail marketing é estabelecer uma comunicação com clientes e potenciais clientes, podendo ser usado para divulgar diferentes tipos de conteúdos.

Também é uma ferramenta essencial para nutrir os leads dentro do funil de vendas, pois a partir do momento em que o usuário oferece os seus dados de contato, precisa receber os materiais certos até que esteja pronto para comprar.

Tudo isso é feito por e-mail, trabalhar a estratégia do jeito certo e permitir que ela cumpra sua função, uma escola de maternal integral precisa conhecer os diferentes tipos de e-mail marketing.

Tipos e maneiras de se fazer

Existem diferentes tipos de e-mail marketing, como no caso do e-mail de prospecção, enviado para os potenciais clientes para reforçar as vantagens da marca em relação aos concorrentes.

Outro tipo são as newsletters, que possuem informações atualizadas e enviadas frequentemente, geralmente toda semana. A empresa pode usar esse recurso para divulgar novidades, lançamentos e promoções.

As campanhas promocionais são focadas na divulgação das ofertas, considerando datas específicas do mercado, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, entre outras.

É possível usar e-mail de criação de relação para obter informações sobre os usuários que vão ajudar a planejar as ações futuras. Desse modo, a companhia constrói um vínculo com seu cliente.

Um estúdio de revelação de fotos para quadros grandes pode usar o e-mail marketing para informar transações, como é o andamento de solicitações, sinalizar compras e contratar serviços.

Também existem os e-mails de vendas para ofertar produtos e serviços, mas deve ser planejado seguindo alguns critérios, como histórico de compras ou lista de itens favoritos no site.

Formatos ideais para fazê-los

O formato ideal de e-mail marketing precisa considerar a largura do conteúdo, pois não existem padrões. Entretanto, ele precisa ser responsivo para que possa ser acessado por diferentes telas.

O peso das imagens também conta muito, levando em conta que o tamanho aceito pelos provedores é de 100 kbs, e somando todas as imagens presentes, o máximo são 500 kbs.

O ideal é que o assunto tenha entre 20 e 41 caracteres, pois se for muito mais longo, pode ser cortado na visualização mobile.

Por fim, na escola de berçário de 0 a 1 ano também precisa se atentar ao tamanho do preheader, que é a primeira frase à direita do assunto no e-mail. Existe a possibilidade de incluir em alguns provedores, como no caso do Gmail.

Mas, afinal, como fazer e-mail marketing?

Para trabalhar com uma boa estratégia de e-mail marketing, o primeiro passo é construir uma lista de contatos. Para captar os leads, existem várias técnicas que podem ser usadas, como a landing page.

Trata-se de uma página específica onde os visitantes vão preencher seus dados em troca de algum material, como ebook, planilha, entre outros.

Depois, a empresa precisa escolher seu nome de remetente, e uma das melhores técnicas para isso é usar um e-mail real, excluindo formatos como contato@empresa.com.br.

Uma empresa especializada em coreografia para dança dos noivos deve aplicar a pessoalidade, porque isso influencia as taxas de abertura e cliques, além de gerar empatia nos usuários.

Outro passo fundamental nesse processo é definir a estratégia de comunicação, voltando a atenção para quem é o público, quais ações a organização quer realizar com o e-mail, a linguagem que utiliza e o que considera como sucesso para a ação.

Responder essas perguntas é essencial para ter mais assertividade nas estratégias de e-mail marketing. Só depois de definir esses aspectos é que a organização pode começar a criar o template.

Além de uma escrita uníssona, a comunicação visual precisa ser contínua, ou seja, assim que o contato abrir o e-mail, rapidamente vai perceber qual é a empresa e o conteúdo abordado.

Outra coisa que uma clínica de exame admissional particular precisa estabelecer um calendário para otimizar o relacionamento com o público. Deve-se buscar um ponto de equilíbrio para o disparo de e-mails, evitando o excesso ou a falta.

Para isso, é necessário determinar a periodicidade, a frequência, a estrutura e o calendário de conteúdos.

Para que as mensagens cheguem até as pessoas certas, é fundamental analisar o público e dividi-lo em nichos. Esse trabalho vai permitir que o negócio se comunique de maneira segmentada e correta com cada prospect.

Depois de enviar os conteúdos, é muito importante analisar a estratégia para saber se ele está trazendo os resultados esperados.

A análise feita por uma escola com jardim de infância se baseia em métricas, como taxa de abertura, taxa de clique, número de conversões e quantidade de reclamações de spam.

Isso é fundamental para otimizar a estratégia e os investimentos em si, além do mais, vai possibilitar que a organização alcance o resultado esperado e seja bem-sucedida ao enviar os e-mails.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma estratégia muito importante e que precisa fazer parte do planejamento de comunicação e divulgação de qualquer negócio.

É uma forma de se aproximar do público-alvo e dos potenciais clientes, além de ser muito útil para estreitar a relação com quem já compra com a marca para fidelizar essas pessoas.

Seguindo as estratégias certas e com base em um bom planejamento, o e-mail cria uma linha de comunicação próspera para a marca e interessante para o consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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