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Kantar: Brasileiros voltam a fazer compras de abastecimento, usam mais canais e priorizam embalagens menores em 2023

Pesquisa aponta que e-commerce mostra estagnação nos gastos

 

Para enfrentar os desafios relacionados à alta de preços dos últimos anos, 73% dos brasileiros adaptaram os padrões de compra. De acordo com o Consumer Insights 2023 – estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria – apesar da retomada das compras de abastecimento no primeiro trimestre deste ano, os consumidores estão visitando mais canais e priorizando embalagens menores para equilibrar os gastos.

 

As embalagens pequenas marcaram presença em 51% das compras no período citado. Dimensões média (30%), grande (12%), extragrande (2%) e a granel (5%) seguem de longe.

 

De forma geral, atacarejo, supermercado independente e farmácia são os destaques entre os canais de compra de bens de consumo massivo. Na comparação do último trimestre de 2022 com o primeiro deste ano, atacarejos atraíram 3 milhões de novos lares, enquanto supermercados independentes e farmácias conquistaram 1,8 milhões de novos lares, e, simultaneamente, maior desembolso. A alta foi de 22%, 12% e 4%, respectivamente, no tíquete médio.

 

A omnicanalidade também se intensifica no país. No primeiro trimestre de 2023, 55% dos brasileiros visitaram de cinco a sete canais de compras. Ainda houve alta de 22% no gasto médio por lar e crescimento de 60% na frequência.

 

O e-commerce, por sua vez, mostra estagnação nos gastos. A justificativa da Kantar é que o aumento de preços desacelerou os ganhos das famílias e prejudicou a lealdade dos desembolsos. Entre março de 2022 e de 2023, o meio caiu 2,8% em frequência e retraiu 1,1% em tíquete médio.

 

Tipos de compras

 

Um dado curioso é que o tipo de compra muda conforme o momento do mês. Do 1º ao 10º dia, por exemplo, o abastecimento volta a ganhar importância em volume, representando 54,3% no primeiro trimestre de 2023. A tendência é puxada por compradores de 30 a 49 anos de idade e marcas econômicas.

 

Entre o 11º e 20º dia, a proximidade (16,1%) ganha relevância impulsionada por compradores acima de 40 anos de idade e produtos Mainstream. Já do 21º dia até o fim do mês, volta o abastecimento (45%), mas, dessa vez, incentivado por usuários acima de 50 anos de idade e pelas companhias Economy.

 

Os dados acima são do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que acompanha o comportamento do comprador brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão do consumo em 360º dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal. Para dados dentro do lar, o estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Enquanto para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 43 milhões de indivíduos.

 

Sobre a Kantar

 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.

 

Mais informações em www.kantar.com/brazil.

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