A Ascensão do Threads: Um Olhar Detalhado no Novo Aplicativo de Mensagens do Instagram
Vinícius Taddone*
Começa mais uma fase na
jornada do Social Media, que é de estudar a mais nova sensação da Web,
desbancando tópicos como Chat GPT e Inteligência Artificial que vinham
dominando os perfis dos criadores de conteúdos digitais. Threads é a mais nova
rede social do grupo Meta.
O Threads é um
aplicativo de mensagens criado pelo Instagram, concebido originalmente para
facilitar a comunicação entre ‘Melhores Amigos’ ou contatos próximos na
plataforma. A ideia era proporcionar um espaço mais privado e focado onde os
usuários podem compartilhar fotos, vídeos e mensagens com um grupo selecionado
de contatos do Instagram.
Foi lançado pela
primeira vez em outubro de 2019, com um grupo privado de pessoas para atender
seu propósito original. Ele foi projetado para funcionar em conjunto com o
Instagram desde o princípio.
Porém, em julho de
2023, mais precisamente dia 5 de julho de 2023, às 20h, o app esteve disponível
para toda a massa, e com algumas mudanças.
Seu novo propósito é de
uma rede social descentralizada, principalmente para uso no formato texto.
A notícia de seu
lançamento ganhou a web, onde seria lançado no dia 06/07/2023 às 11h, mas, por
alguma razão (talvez de posição dos planetas), a empresa antecipou. Assim, como
estava antes disponível para reserva somente em IOS, minutos depois do
lançamento, já estava disponível também para ANDROID.
A Meta divulgou que o
plano deles é fazer com que o Threads seja parte do Fediverso, uma rede social
de diferentes servidores operados por terceiros que se conectam e podem se
comunicar entre si.
O Fediverso (ou
Fediverse) é uma coleção interconectada de redes sociais independentes, onde
cada servidor pode estabelecer suas próprias regras e políticas. Todos esses
servidores independentes, também chamados de instâncias, se comunicam uns com
os outros através de um protocolo comum, permitindo que os usuários se conectem
uns com os outros, mesmo que estejam em servidores diferentes.
Mastodon é um exemplo
proeminente de uma plataforma de mídia social no Fediverso. Outros exemplos
incluem PeerTube (para compartilhamento de vídeo), PixelFed (para
compartilhamento de imagens), e muitos outros. Cada um desses sistemas pode se
comunicar entre si, o que permite aos usuários do Mastodon, por exemplo,
seguirem usuários do PeerTube.
O Fediverso é
descentralizado e foi criado para ser uma alternativa às redes sociais
tradicionais controladas por empresas, onde os usuários têm mais controle sobre
seus próprios dados e interações.
No entanto, a
descentralização também tem seus desafios e limitações. Por exemplo, a exclusão
de conteúdo ilustra uma dessas limitações. Ainda assim, eu vejo o Fediverso
como um passo na direção certa para uma internet mais democrática e centrada no
usuário.
O ActivityPub é um
protocolo de rede social descentralizado baseado na web. Ele fornece uma
estrutura cliente-servidor para a criação, atualização e exclusão de conteúdo,
bem como a entrega de notificações e conteúdo. Foi desenvolvido como parte do
projeto Social Web Working Group, da World Wide Web Consortium (W3C) e
tornou-se um padrão recomendado pelo W3C em janeiro de 2018.
O protocolo permite que
servidores diferentes (ou “instâncias”) em uma rede social descentralizada
(como o Fediverso) se comuniquem e compartilhem conteúdo. Assim, um usuário em
uma instância pode seguir e interagir com usuários em outras instâncias.
Plataformas como Mastodon, PeerTube e PixelFed usam o protocolo ActivityPub
para esses fins.
Hoje como rede é óbvio
que o Twitter é mais encorpado, tem anos há frente de evolução, muito mais
recursos que o Threads. Mas pra mim o Threads não tem comparação. Será muito
melhor. Justamente por estar no FEDIVERSO. Ele tem uma capacidade de
crescimento infinitamente maior que o Twitter.
Outra coisa sobre o
lançamento que é um dado importante… a Meta me lançou o Meta Quest 3 e o que
aconteceu? Logo na sequência a Apple entrou na briga com o Apple Vision Pro,
que assumiu rapidamente as notícias abafando a Meta. Depois e em paralelo, só
ouvimos sobre Inteligência artificial e o chat GPT, logo, a Meta vem com uma
nova rede social… boommmm só se fala de Threads. A estratégia de antecipação
veio para assumir os holofotes novamente.
*Vinícius Taddone é diretor de marketing e fundador da VTaddone® vtaddone.com.br
Nenhum comentário