Últimas

ABF entrega prêmios de Internacionalização, Fornecedor e Estande Sustentável durante a Franchising Week 2023

  • Em sua terceira edição, Prêmio ABF Destaque Franchising de Internacionalização consagrou as redes Bateras Beat – Music School, Calçados Bibi, Chilli Beans, Doutor Sofá e Tropicool
  • Lançado pela Associação Brasileira de Franchising este ano, o Prêmio ABF Destaque de Fornecedor do Ano foi conquistado pelas empresas Prosseling, Franquias Extranet e GoaKira
  • 13º Prêmio Estande Sustentável, entregue na ABF Franchising Expo, condecorou as marcas AlphaGraphics, Kumon e Santander Getnet


São Paulo, julho de 2023
– A ABF Franchising Week foi palco da entrega de dois importantes reconhecimentos: os prêmios ABF Destaque Franchising de Internacionalização e o de Fornecedor do Ano. As chancelas valorizam o ecossistema de franquias do País. O anúncio dos vencedores e a entrega dos troféus foram feitos durante a semana do setor, realizada de 26 a 28 de junho em São Paulo.
Em sua terceira edição, o Prêmio dedicado às marcas brasileiras com presença internacional condecorou cinco redes: Bateras Beat – Music School (Educação), Calçados Bibi e Chilli Beans (Moda), Doutor Sofá (Limpeza e Conservação) e Tropicool (Alimentação).

Instituída em 2020, a premiação é realizada no âmbito do Franchising Brasil, programa de apoio e incentivo à expansão das marcas brasileiras no exterior, fruto de uma parceria entre a ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo da chancela é destacar as redes que obtiveram sucesso internacional em quatro categorias: Importância do case para a marca, Inovação, Complexidade e Relação com o Franchising Brasil.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “expandir uma marca para além dos horizontes nacionais é um desafio, mas o nosso franchising tem se destacado. A força do Made in Brasil é resultado da maturidade que alcançamos ao longo dos anos com o intenso trabalho de cada um que integra toda a cadeia do setor”.

Há de fato um intenso trabalho para expandir além-fronteiras as marcas brasileiras – que têm apelo no exterior – e de valorização das melhores práticas nacional e internacionalmente. De acordo com Natan Baril, diretor Internacional da entidade, “os produtos e serviços brasileiros são cada vez mais desejados pelos consumidores mundo afora e a ABF e a Apex-Brasil não medem esforços para que nossas marcas estejam cada vez mais presentes globalmente, além de trabalharmos em prol de um franchising melhor, íntegro e honesto dentro e fora do Brasil”.

Após análise do Comitê Gestor do Franchising Brasil, sagraram-se vencedoras as cinco marcas. Segundo Bruno Amado, gerente internacional da ABF e executivo do Franchising Brasil, o Prêmio avança a cada ano, refletindo o próprio desenvolvimento das marcas brasileiras. “É gratificante acompanhar o desempenho de cada vez mais franquias brasileiras em seu processo de internacionalização. Com esta premiação, queremos não apenas reconhecer os esforços das marcas vencedoras em sua busca por novos mercados fora do Brasil, como também incentivar franquias que ainda não estão tão avançadas neste processo a investirem cada vez mais energia nesta estratégia de expansão”, conclui.

1º Prêmio ABF Destaque Franchising de Fornecedor do Ano

Lançado pela Associação Brasileira de Franchising agora em 2023, o Prêmio ABF Destaque de Fornecedor do Ano foi entregue às empresas Prosseling, que conquistou o 1º lugar com o case “Fogão Turbinado”; Franquias Extranet, em 2º, com o case “Extranet para o Agro”, e GoaKira, em 3º, com o case “GoaKira e Oggi Sorvetes”.

O prêmio tem o objetivo de prestigiar essa categoria tão importante, homenageando as empresas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no País. Os três fornecedores vitoriosos se destacaram em áreas como Qualidade, Inovação, Atendimento ao Cliente, Sustentabilidade e Parceria Estratégica.

Criar o máximo de pontos de contato com os associados é uma das ações estratégicas da Comissão de Fornecedores.  “Há todo um trabalho das redes de franquias em homologar fornecedores, que são parceiros de negócios estratégicos. Reconhecer os fornecedores do franchising é valorizar toda a cadeia de valor do setor e suas boas práticas”, ressalta Baril, que também é diretor da Comissão.

Para o coordenador do colegiado, Beno Krivkin, “enaltecer o trabalho dos fornecedores é uma maneira de dar visibilidade a eles e o Prêmio tem esse propósito”.

Prêmio Estande Sustentável na 30ª ABF Expo

Além das duas condecorações entregues na ABF Franchising Week, a entidade anunciou e entregou os certificados a três marcas vencedoras do Prêmio Estande Sustentável da 30ª ABF Franchising Expo (maior feira de franquias do mundo, realizada de 28/6 a 1º/7 em São Paulo e que integra a Franchising Week).

Os premiados foram AlphaGraphics, Kumon e Santander Getnet, representando respectivamente as categorias Micro, Pequeno e Médio. Os certificados foram entregues pelo presidente da ABF, Tom Moreira Leite, Adriana Auriemo, vice-presidente da Associação, e Hermano Junior, diretor de Negócios da Informa.

Neste ano, o valor que seria referente aos troféus físicos foi integralmente doado em forma de cestas básicas para o Projeto Quebrada Alimentada, que distribui alimentos para famílias em vulnerabilidade social na zona norte de São Paulo.
Em sua 13ª edição, o Prêmio Estande Sustentável é um reconhecimento e valorização da ABF e da Informa Markets às marcas expositoras que adotam boas práticas socioambientais e de responsabilidade social em seus espaços, como redução do consumo de água e energia elétrica, reciclabilidade do estande, desperdício de alimentos e controle da emissão de gases causadores do efeito estufa.

As informações e dados apurados são analisados pela BR+10, empresa de gestão ambiental especializada na administração de resíduos, logística reversa e coleta seletiva.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Nenhum comentário