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Desbloqueando o acesso: assinatura de smartphones como alternativa para a inclusão digital

*Por Letícia Bufarah, head de marketing da Leapfone

 

Considerado um dos países mais desiguais do mundo, segundo novo estudo lançado pelo World Inequality Lab, em que destaca a discrepância de renda marcada por níveis extremos há muito tempo, o Brasil ainda enfrenta outro cenário preocupante: o do abismo digital. Quase 34 milhões de brasileiros nunca acessam à internet; a maioria deles das classes C, D e E. Aproximadamente 87 milhões não conseguem se conectar todos os dias, de acordo com levantamento do Instituto Locomotiva e da consultoria PwC. Por outro lado, o celular é o dispositivo que permite o acesso à internet mais comum entre os brasileiros.

 

O smartphone é usado com essa finalidade por 99% da populaçãoPara 58% dos usuários em terras brasileiras, o aparelho é o único meio de acesso à internet, ainda segundo a pesquisa. Nesse sentido, trabalhar cada vez mais a democratização frente aos avanços tecnológicos e aos novos hábitos de consumo é, de certa forma, investir na inclusão digital. Portanto, a era dos serviçode assinatura, que chegou também aos celulares, pode ser, sim, uma aliada de destaque para ultrapassar tantos desafios existentes.

 

A modalidade facilita o acesso a aparelhos top de linha com serviçoagregados a preços muito mais em conta. Trata-se de uma porta de entrada para promover conectividade, educação e oportunidades econômicas. Isso porque, além de já se consagrarem ferramentas de apoio dentro e fora das salas de aula, osmartphones (e as fintechs) também têm favorecido uma parcela considerável de brasileiros desbancarizados, possibilitando o ingresso ao sistema financeiro.

 

Ainda nesse contexto econômico, só para ter uma ideia, 79% das transações financeiras foram feitas por celular em 2022, antes 69% no ano anterior. Em 2019, esse percentual era de apenas 28%. Os dados são do boxe do Relatório de Economia Bancária, divulgado pelo Banco Central.

 

Outra vantagem que reflete no bolso é que aassinaturade celulares não comprometem o limite do cartão de crédito porque a cobrança da mensalidade é lançada de maneira recorrente (mês a mês). Portanto, quem adere ao serviço não precisa se preocupar em ter um cartão com limite alto. No modelo de negócio, o consumidor ainda tem flexibilidade de escolha entre aparelhos novos e “como novos” (recondicionados com garantias e menor custo) e ainda pode assim incentivar o consumo consciente, já que o ramo privilegia a economia circular.

 

Enfim, quantos setores, serviços e facilidades foram o impactados com esses dispositivos eletrônicos? Desde o rápido acesso à comunicação adesenvolvimento de aplicativos que transformaram a sociedade e permitiram a criação de novas indústrias e formas de trabalho.

 

O processo de aceleração digital não tem mais volta e o smartphone já se firmou como um dos principais meios de beneficiar a população a acessos ilimitados. Portanto, já é chegada a hora de uma ação conjunta entre governos, empresas e instituições de ensino para criar, de fato, um ecossistema forte e interconectado que deve sustentar todo o potencial para chegar aos 34 milhões de brasileiros ainda desconectados.

 

Sobre a Leapfone

Criada em 2021, a startup Leapfone é pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura. Por meio de um pagamento mensal recorrente, o usuário tem acesso a aparelhos poderosos com direito à troca anual, seguro e assistência técnica. Dessa forma, o objetivo da empresa é democratizar e facilitar o acesso dos brasileiros a smartphones de ponta, transformando a realidade do mercado de telefonia no país. Mais informações em: https://leapfone.com.br ou @leapfone.

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