Franquia Instituto Visão Solidária aposta na experiência do cliente para expandir negócio
Ideia central da marca é ser uma empresa
que se diferencie das óticas tradicionais com óculos a preço acessível; IVS
fala sobre suas forças e como a ampla expertise no mercado de óticas tem
ajudado franqueados e suas equipes crescerem com empreendimento
Investir em uma boa experiência para o cliente tem
sido a aposta de grandes redes de franquia, até mesmo como estratégia para
fidelização da marca em uma relação de pós-venda.
Esse tem sido o foco da franquia Instituto Visão
Solidária (IVS) – rede do setor óptico – que busca estar mais presente na
memória do consumidor. A experiência do cliente
escolher sua própria armação, quebra inúmeros paradigmas antigos de que a
armação precisa ser escolhida por um profissional da área.
“Hoje a moda é pessoal, o que é moda pra
mim não é pra você, e em nossas lojas o cliente escolhe a armação que quer,
experimenta quantas quiser sem se preocupar com preço. Além do fato que temos
nossas lentes próprias, onde oferecemos alta tecnologia, preço justo e ainda o
que nunca pode faltar, humanização no atendimento. Nosso jeito diferente de se
comunicar com nosso cliente, torna nosso negócio quase único, gerando uma experiência muito
bacana para esse consumidor. Prova disso é o alto índice de indicações de novos
clientes que compram em nossas lojas”, avalia Tony Cozendey, diretor executivo
da franquia IVS.
Oferecer uma experiência única e personalizada tem
sido a maior estratégia adotada pela rede de franquia para ter um
relacionamento a longo prazo. Para isso, os próprios atendentes das óticas devem
estar treinados ao ter esse contato com o público.
“O que adianta ter uma empresa fortemente reconhecida,
de grande relevância no mercado, mas se o cliente não é bem atendido? Todo o
esforço gasto para diferenciar o seu produto/ serviço não será suficiente para
evitar uma experiência ruim. Lembre-se que o melhor marketing ainda continua
sendo o boca a boca, e ao ter essa experiência negativa é claro que as pessoas
falarão mal da sua empresa para outras pessoas. O seu produto pode ser bom, mas
é necessário dar uma atenção nessa interação entre cliente e empresa, não
somente no atendimento, mas em todas as etapas do funil de vendas”, enfatiza o
executivo.
Apostar no valor acessível
A ideia central da franquia IVS é ser uma
empresa que se diferencie das óticas tradicionais, através do modelo
diferenciado e inovador. Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o
carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças
comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$ 49,99, enquanto
os óculos de sol são encontrados a partir de R$ 79,99, o valor é mais barato
porque a empresa tem o intuito de tornar o uso de óculos acessível para todos,
sem perder a qualidade de nenhum modelo de óculos.
São mais de dois mil modelos de armações
nas lojas, sendo todos de marcas próprias, entre eles, o do próprio Tony
Cozendey que assina uma linha exclusiva para a rede de franquias.
Expertise do fundador
Cozendey desde sempre foi uma pessoa
comunicativa e toda sua vida profissional está ligada ao segmento das óticas, e
olha que ele começou cedo, aos 15 anos, no interior de Rondônia.
O empresário utiliza todo esse know-how conquistado
por anos em vários setores dentro das óticas que trabalhou, incluindo
indústrias, para repassar a seus franqueados e colaboradores das unidades.
“É imprescindível o cliente ter uma experiência ímpar
desde o primeiro contato, e isso se estende ao atendimento, preço, e até mesmo
na embalagem do produto. Todo esse valor agregado tem um peso importante na
experiência do cliente”, explica Cozendey.
De acordo com relatório “Tendências da experiência do
cliente 2021”, da Zendesk – plataforma para o serviço de atendimento ao cliente
– 50% dos clientes afirmaram que mudam para um concorrente após uma experiência
ruim, e 80% fazem isso após mais de uma experiência ruim, enquanto 75% dos
clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que
proporcionam boas experiências.
Suporte diferenciado
O negócio da franquia IVS consegue ser comandado até
mesmo por investidores que não tem experiência com vendas. Isso só é possível
devido ao suporte oferecido pela franqueadora, que oferece apoio para a escolha
do local para instalação da franquia; software operacional e gerencial;
investimento em marketing para fixação e divulgação da marca; capacitação
contínua para o franqueado; capacitação contínua para a equipe de funcionários;
orientação sobre a gestão da unidade franqueada e suporte em diversas áreas do
negócio.
“Acredito muito que um suporte de qualidade faz
crescer não somente o franqueado, mas também a própria marca. Por isso, a
importância de contar com uma equipe de expansão que tenha expertise no
assunto, e do treinamento constante dos franqueados para que a qualidade do
negócio permaneça sempre alta”, finaliza Tony Cozendey, diretor executivo da
franquia IVS.
Sobre o Instituto Visão Solidária
O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 180 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses. www.institutovisaosolidaria.com.br
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