Sustentabilidade, criatividade e coragem para arriscar em pauta no terceiro dia de Conecta Varejo CNC
O penúltimo dia de palestras do “Conecta Varejo CNC
– Rio Innovation Week”, começou, nesta quinta-feira (05/10), com o tema “IA e
Sustentabilidade: Impulsionando Negócios com Tecnologia” que contou com a
participação da diretora de Marketing da Edenred – Ticket Log, Patricia Gomes;
Rodrigo Brito, head de ESG Brasil e Cone Sul da Coca-Cola; Hálef Soler, head de
Inovação da Oracle e Caroline Thomaz Pereira, head de Marketing da Ancar
Ivanhoe, que mediou a mesa.
Os quatro explicaram ao público o que suas empresas
fazem com a Inteligência Artificial e como ajudam os clientes a terem
eficiência. O executivo da Coca-Cola destacou a valorização que a empresa dá à
sustentabilidade e à Inteligência Artificial. “Ao usar o Chat GPT, ajudamos o
pequeno varejo na relação com a sustentabilidade. No Chile, estamos aplicando
com sucesso o uso da Coca-Cola retornável. Lá identificamos que ela volta até
35 vezes por consumidor. Isso é fundamental para garantir a diminuição da
inserção de garrafas plásticas no meio ambiente”, disse Rodrigo Brito.
Com quase 30 anos de experiência no mercado, a
engenheira industrial Patricia Gomes destacou que a Edenred Tiket Log ajuda a
mover o mundo para um lugar melhor com suas ações de redução de emissão de
carbono. “Com a Inteligência Artificial identificamos qual combustível gera
menos emissão de gases do efeito estufa. Monitoramos também o comportamento do
motorista, não só por causa do meio ambiente, mas também pela sustentabilidade
da empresa e do planeta”, afirmou a executiva.
No fim da palestra, o head de Inovação da Oracle
ressaltou que o futuro do planeta está nas mãos dos seres humanos e que depende
das pessoas cuidar do planeta. “Vivemos para duas coisas: reprodução e
sobrevivência. Inteligência Artificial e Sustentabilidade não são apenas sobre
negócios. São sobre nós. No nosso dia a dia, temos que ver como isso vai nos
impactar e como impactará o planeta”, lembrou Hálef Soler.
A segunda palestra - “b.Trends – As Tendências dos
Eventos Internacionais de Inovação que você precisa saber” no “Conecta Varejo”
- foi feita pelo sócio e VP de Planejamento da Binder, Lucas Daibert. Conectado
a grandes eventos, que acompanha diretamente por meio da agência de trend,
Lucas Daibert apresentou insights e discutiu temas como Inteligência
Artificial, mudança climática e o futuro da social media.
Em sua apresentação, o executivo falou ao público
sobre conhecimento e ignorância. Segundo ele, os eventos aumentam a consciência
da nossa ignorância e ensinam a necessidade de novas experiências. Ao concluir
sua apresentação, o executivo lembrou que a Inteligência Artificial mudará a
educação e que as escolas terão que se inserir na nova tecnologia para se
reposicionar.
A terceira palestra abordou o foco nas inovações
que podem ajudar o varejo em momento de deflação e baixo crescimento de volume
de vendas. O painel “O Papel da Inovação no Resultado do Varejo” foi
apresentado pela diretora de Marketing da Scanntech, Priscila Ariani.
A executiva falou sobre como a tecnologia pode
aproximar o varejo de uma melhor compreensão das escolhas do consumidor, do
mercado e de resultados. Com atuação na indústria de bens de consumo e
supermercadistas, a Scanntech produz ações para aproximar o pequeno e médio
varejista da indústria ao oferecer mais abrangência no mercado e
disponibilizando informações para conquistar o consumidor. “Conectamos o varejo
através da coleta de informações sobre a preferência dos consumidores. É
fundamental entender a dinâmica do mercado para tomar as decisões certas. Ter
apenas a informação não é suficiente. É preciso saber afunilá-las para poder
agir”, explicou.
A quarta palestra “Ambidestria Corporativa – A
capacidade de executar a estratégia de hoje, enquanto desenvolve o amanhã”
abordou à construção da cultura de inovação, demonstrando que todos podem ser
inovadores em qualquer segmento, empresa ou área de negócios. O “Conecta Varejo
CNC” recebeu o head de Inovação do Carrefour, Charles Schweitzer.
Ele começou explicando à plateia o que é
ambidestria. Segundo o executivo, é o uso dos lados direito (criatividade) e
esquerdo (racionalidade) do cérebro ao mesmo tempo. O head de Inovação do
Carrefour afirmou que as pessoas não estão preparadas para estimular as duas ao
mesmo tempo. “Não estamos preparados para o pensamento exponencial e
disruptivo. Precisamos estimular a criatividade. Isso é inovação, qualquer
melhoria é inovação”, afirmou.
Durante a palestra, Charles Schweitzer provocou o
público ao explicar que a Netflix é o que se chama de inovação radical. Por
quê? Porque de acordo com ele, o serviço de streaming nada mais é do que a
representação das locadoras de filmes da década de 1980.
A palestra “Desvendando o Código do Sucesso: como a
Microsoft potencializa o engajamento dos colaboradores para impulsionar
resultados e performance financeira”, no “Conecta Varejo”, foi apresentada pela
diretora de Soluções para Experiência do Empregado da Microsoft, Leylah Macluf.
A executiva mostrou a missão da gigante da
informática de capacitar pessoas e das organizações de alcançar objetivos. Para
ela, funcionários capacitados são a chave para uma vantagem competitiva
duradoura para as empresas. Leylah também falou sobre como a cultura de
bem-estar e de alto desempenho podem trazer bons resultados. “Nós
potencializamos a produtividade com a Inteligência Artificial, que veio para
gerar oportunidades, encontrar as melhores soluções e gerar boa performance
financeira”, disse.
Leylah Macluf ressaltou que treinamento e gestão de
conhecimento garantem a alta performance na Microsoft que, segundo ela, pensa
em qualidade de vida dos empregados como um dos principais pontos para a
excelência em produtividade.
"Finanças do futuro: Inovação e democratização
do crédito" foi o tema da palestra do head de inovação do Bradesco,
Fernando Freitas, que contou com a presença da economista da CNC Iris Janote.
Ele destacou que a mudança no comportamento do consumidor desafia as empresas a
se adequarem para atender as expectativas desses consumidores. “É preciso estar
onde está o cliente”, esclareceu. E para oferecer essas melhorias, ao longo dos
últimos cinco anos o setor passou por diversas mudanças que se refletiram no
consumo.
“Há cinco anos o brasileiro tinha, em média, 1,5
bancos, hoje a média pulou para cinco”. Com essa realidade, surgiu uma nova
forma de avaliar a segurança de crédito dos clientes, por meio de dados
diversos e do compartilhamento de informações das várias instituições onde a
pessoa tem crédito, e até, “pelo score nas redes sociais”. A partir dos
cruzamentos desses dados, as instituições podem conhecer melhor seus clientes e
oferecer serviços personalizados.
Arriscar! Essa é a dica da influenciadora digital e
empresária Camila Coutinho para crescer no mercado. Ela participou do talk
“Autenticidade e Inovação como Diferenciais para o Sucesso”, nesta quinta-feira
(dia 05), às 15h, ao lado de Letícia de Freitas e Castro, head de Comunicação e
Marketing da ASSERJ, na conferência Conecta Varejo CNC, no Rio Innovation Week.
Comunicadora e Founder & CEO do Garotas
Estúpidas e da GE Beauty, além de uma das mais importantes influenciadoras,
Camila é uma empreendedora visionária. Em 2019, lançou a marca de haircare GE
Beauty. Sua trajetória é inspiradora, evidenciando sua habilidade de se adaptar
às mudanças no cenário digital e empresarial. Para Camila, a inovação é uma
realidade constante: “Tem que tentar criar coisas autênticas, é preciso ousar,
arriscar. Dar a cara a tapa”. Depois dessas dicas, a jornalista Letícia resumiu
a apresentação em uma palavra: inspiração.
“A Farmácia do Futuro é um resgate da farmácia do
passado”. A frase é de Renato Camargo, vice-presidente de Clientes nas
Farmácias Pague Menos e Extrafarma, durante sua apresentação no Rio Innovation
Week.
Camargo ressaltou que a farmácia do futuro não vai
ficar brigando por preços, mas vai fidelizar os clientes oferecendo serviços. E
explicou que, com a telemedicina, hoje as farmácias podem dar apoio ao
atendimento médico, como acontecia há vários anos. Nas unidades da rede que
representa, o cliente pode chegar doente, receber um atendimento médico
virtual, realizar até 60 exames e, depois que o médico tiver avaliado os
resultados, adquirir os remédios.
Ele contou que a rede investiu em tecnologia, além de personalizar os serviços de acordo com a região do país: “No Norte e no Nordeste temos o atendimento por telefone. O uso de aplicativos é mais comum e no interior, operamos melhor com site.”
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