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Sustentabilidade, criatividade e coragem para arriscar em pauta no terceiro dia de Conecta Varejo CNC

O penúltimo dia de palestras do “Conecta Varejo CNC – Rio Innovation Week”, começou, nesta quinta-feira (05/10), com o tema “IA e Sustentabilidade: Impulsionando Negócios com Tecnologia” que contou com a participação da diretora de Marketing da Edenred – Ticket Log, Patricia Gomes; Rodrigo Brito, head de ESG Brasil e Cone Sul da Coca-Cola; Hálef Soler, head de Inovação da Oracle e Caroline Thomaz Pereira, head de Marketing da Ancar Ivanhoe, que mediou a mesa.

 

Os quatro explicaram ao público o que suas empresas fazem com a Inteligência Artificial e como ajudam os clientes a terem eficiência. O executivo da Coca-Cola destacou a valorização que a empresa dá à sustentabilidade e à Inteligência Artificial. “Ao usar o Chat GPT, ajudamos o pequeno varejo na relação com a sustentabilidade. No Chile, estamos aplicando com sucesso o uso da Coca-Cola retornável. Lá identificamos que ela volta até 35 vezes por consumidor. Isso é fundamental para garantir a diminuição da inserção de garrafas plásticas no meio ambiente”, disse Rodrigo Brito.

 

Com quase 30 anos de experiência no mercado, a engenheira industrial Patricia Gomes destacou que a Edenred Tiket Log ajuda a mover o mundo para um lugar melhor com suas ações de redução de emissão de carbono. “Com a Inteligência Artificial identificamos qual combustível gera menos emissão de gases do efeito estufa. Monitoramos também o comportamento do motorista, não só por causa do meio ambiente, mas também pela sustentabilidade da empresa e do planeta”, afirmou a executiva.

 

No fim da palestra, o head de Inovação da Oracle ressaltou que o futuro do planeta está nas mãos dos seres humanos e que depende das pessoas cuidar do planeta. “Vivemos para duas coisas: reprodução e sobrevivência. Inteligência Artificial e Sustentabilidade não são apenas sobre negócios. São sobre nós. No nosso dia a dia, temos que ver como isso vai nos impactar e como impactará o planeta”, lembrou Hálef Soler.

 

A segunda palestra - “b.Trends – As Tendências dos Eventos Internacionais de Inovação que você precisa saber” no “Conecta Varejo” - foi feita pelo sócio e VP de Planejamento da Binder, Lucas Daibert. Conectado a grandes eventos, que acompanha diretamente por meio da agência de trend, Lucas Daibert apresentou insights e discutiu temas como Inteligência Artificial, mudança climática e o futuro da social media.

 

Em sua apresentação, o executivo falou ao público sobre conhecimento e ignorância. Segundo ele, os eventos aumentam a consciência da nossa ignorância e ensinam a necessidade de novas experiências. Ao concluir sua apresentação, o executivo lembrou que a Inteligência Artificial mudará a educação e que as escolas terão que se inserir na nova tecnologia para se reposicionar.

 

A terceira palestra abordou o foco nas inovações que podem ajudar o varejo em momento de deflação e baixo crescimento de volume de vendas. O painel “O Papel da Inovação no Resultado do Varejo” foi apresentado pela diretora de Marketing da Scanntech, Priscila Ariani.

 

A executiva falou sobre como a tecnologia pode aproximar o varejo de uma melhor compreensão das escolhas do consumidor, do mercado e de resultados. Com atuação na indústria de bens de consumo e supermercadistas, a Scanntech produz ações para aproximar o pequeno e médio varejista da indústria ao oferecer mais abrangência no mercado e disponibilizando informações para conquistar o consumidor. “Conectamos o varejo através da coleta de informações sobre a preferência dos consumidores. É fundamental entender a dinâmica do mercado para tomar as decisões certas. Ter apenas a informação não é suficiente. É preciso saber afunilá-las para poder agir”, explicou.

 

A quarta palestra “Ambidestria Corporativa – A capacidade de executar a estratégia de hoje, enquanto desenvolve o amanhã” abordou à construção da cultura de inovação, demonstrando que todos podem ser inovadores em qualquer segmento, empresa ou área de negócios. O “Conecta Varejo CNC” recebeu o head de Inovação do Carrefour, Charles Schweitzer.

 

Ele começou explicando à plateia o que é ambidestria. Segundo o executivo, é o uso dos lados direito (criatividade) e esquerdo (racionalidade) do cérebro ao mesmo tempo. O head de Inovação do Carrefour afirmou que as pessoas não estão preparadas para estimular as duas ao mesmo tempo. “Não estamos preparados para o pensamento exponencial e disruptivo. Precisamos estimular a criatividade. Isso é inovação, qualquer melhoria é inovação”, afirmou.

 

Durante a palestra, Charles Schweitzer provocou o público ao explicar que a Netflix é o que se chama de inovação radical. Por quê? Porque de acordo com ele, o serviço de streaming nada mais é do que a representação das locadoras de filmes da década de 1980.

 

A palestra “Desvendando o Código do Sucesso: como a Microsoft potencializa o engajamento dos colaboradores para impulsionar resultados e performance financeira”, no “Conecta Varejo”, foi apresentada pela diretora de Soluções para Experiência do Empregado da Microsoft, Leylah Macluf.

 

A executiva mostrou a missão da gigante da informática de capacitar pessoas e das organizações de alcançar objetivos. Para ela, funcionários capacitados são a chave para uma vantagem competitiva duradoura para as empresas. Leylah também falou sobre como a cultura de bem-estar e de alto desempenho podem trazer bons resultados. “Nós potencializamos a produtividade com a Inteligência Artificial, que veio para gerar oportunidades, encontrar as melhores soluções e gerar boa performance financeira”, disse.

 

Leylah Macluf ressaltou que treinamento e gestão de conhecimento garantem a alta performance na Microsoft que, segundo ela, pensa em qualidade de vida dos empregados como um dos principais pontos para a excelência em produtividade.

 

"Finanças do futuro: Inovação e democratização do crédito" foi o tema da palestra do head de inovação do Bradesco, Fernando Freitas, que contou com a presença da economista da CNC Iris Janote. Ele destacou que a mudança no comportamento do consumidor desafia as empresas a se adequarem para atender as expectativas desses consumidores. “É preciso estar onde está o cliente”, esclareceu. E para oferecer essas melhorias, ao longo dos últimos cinco anos o setor passou por diversas mudanças que se refletiram no consumo.

 

“Há cinco anos o brasileiro tinha, em média, 1,5 bancos, hoje a média pulou para cinco”. Com essa realidade, surgiu uma nova forma de avaliar a segurança de crédito dos clientes, por meio de dados diversos e do compartilhamento de informações das várias instituições onde a pessoa tem crédito, e até, “pelo score nas redes sociais”. A partir dos cruzamentos desses dados, as instituições podem conhecer melhor seus clientes e oferecer serviços personalizados.

 

Arriscar! Essa é a dica da influenciadora digital e empresária Camila Coutinho para crescer no mercado. Ela participou do talk “Autenticidade e Inovação como Diferenciais para o Sucesso”, nesta quinta-feira (dia 05), às 15h, ao lado de Letícia de Freitas e Castro, head de Comunicação e Marketing da ASSERJ, na conferência Conecta Varejo CNC, no Rio Innovation Week.

 

Comunicadora e Founder & CEO do Garotas Estúpidas e da GE Beauty, além de uma das mais importantes influenciadoras, Camila é uma empreendedora visionária. Em 2019, lançou a marca de haircare GE Beauty. Sua trajetória é inspiradora, evidenciando sua habilidade de se adaptar às mudanças no cenário digital e empresarial. Para Camila, a inovação é uma realidade constante: “Tem que tentar criar coisas autênticas, é preciso ousar, arriscar. Dar a cara a tapa”. Depois dessas dicas, a jornalista Letícia resumiu a apresentação em uma palavra: inspiração.

 

“A Farmácia do Futuro é um resgate da farmácia do passado”. A frase é de Renato Camargo, vice-presidente de Clientes nas Farmácias Pague Menos e Extrafarma, durante sua apresentação no Rio Innovation Week.

 

Camargo ressaltou que a farmácia do futuro não vai ficar brigando por preços, mas vai fidelizar os clientes oferecendo serviços. E explicou que, com a telemedicina, hoje as farmácias podem dar apoio ao atendimento médico, como acontecia há vários anos. Nas unidades da rede que representa, o cliente pode chegar doente, receber um atendimento médico virtual, realizar até 60 exames e, depois que o médico tiver avaliado os resultados, adquirir os remédios.

 

Ele contou que a rede investiu em tecnologia, além de personalizar os serviços de acordo com a região do país: “No Norte e no Nordeste temos o atendimento por telefone. O uso de aplicativos é mais comum e no interior, operamos melhor com site.”

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