Últimas

Carnaval no aeroporto: estudantes embarcam para Inglaterra e EUA

 Nesta sexta-feira (9) e sábado (10), selecionados para o Intercâmbio Cultural 2024 partem para quatro semanas de imersão no idioma inglês e na cultura local

Nesta sexta-feira (9) e sábado (10), selecionados para o Intercâmbio Cultural 2024 partem para quatro semanas de imersão no idioma inglês e na cultura local

Novos grupos de estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais embarcam nesta sexta-feira (9) e sábado (10) para o Intercâmbio Cultural 2024 do Centro Paula Souza (CPS). Durante quatro semanas, os jovens terão a oportunidade de realizar um curso intensivo de língua inglesa e aprender sobre a cultura local.

Na sexta, três grupos partem em direção à Inglaterra, somando um total de 61 estudantes, divididos entre as cidades de Londres, Bristol e Worthing. A experiência inédita foi conquistada graças a muita dedicação aos estudos.

“No meu primeiro dia na Etec, assisti ao vídeo de uma aluna que tinha feito o intercâmbio em Londres e coloquei na minha cabeça que eu seria a próxima. Me dediquei muito, nunca faltei a uma aula, fui eleita representante de classe, me envolvi em diversos projetos e finalmente consegui. No dia em que vi meu nome na lista abracei minha coordenadora e choramos juntas de emoção”, conta Natécia Maia Caetano, estudante do curso técnico de Administração da Etec de Cubatão.

No sábado, a festa no aeroporto será ainda maior, com um total de 120 estudantes na sala de embarque. Três grupos partem com destino às cidades de Londres, Oxford e Leeds, na Inglaterra.  E outros três grupos em direção a San Diego, Nova York e Chicago, nos Estados Unidos.

“Logo na minha primeira viagem internacional vou conhecer Nova York, uma cidade tão importante na minha área de atuação, e sede da empresa onde faço estágio atualmente. Quando contei sobre o intercâmbio, meus gestores ficaram tão empolgados quanto eu! Sempre tive a Fatec como primeira opção no Ensino Superior e tenho certeza de que a decisão estava certa”, diz Vinicius Vian Zecchin, estudante do curso de Gestão Financeira da Fatec Osasco.

Experiência internacional

O intercâmbio prevê um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com duração de quatro semanas, com as seguintes despesas pagas: passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, além de ajuda de custo e tag de identificação das malas.

O programa de Intercâmbio Cultural 2024 ofereceu 332 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino na Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Foram selecionados os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD).

Realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015, e retomado em 2022, o programa já levou mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores para experiências internacionais.  

Foto: Divulgação

Natécia e Vinicius, alunos da Etec de Cubatão e da Fatec Osasco, viajam, respectivamente, para Londres e Nova Iorque

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu). 

Nenhum comentário