Paciência: o trabalho da assessoria de imprensa não pode ser a curto prazo!
Para uma marca ganhar cada vez mais visibilidade,
credibilidade e reputação em seu mercado de atuação, a parceria com a
assessoria de imprensa precisa ter constância
O trabalho da assessoria de imprensa pode ser resumido
em duas palavras-chaves: paciência e persistência. Mesmo nos dias de hoje, onde
a concorrência é muito acirrada, ainda é possível se deparar com profissionais
assessores que prometem “mundos e fundos” a seu cliente em um curto prazo.
Infelizmente essa prática ocorre mais do que pensamos,
mas a história não é bem por aí! O trabalho da assessoria de imprensa é levar
credibilidade à imagem da empresa do seu cliente, seja ele um produto ou
serviço. Para isso, as matérias são publicadas com cunho jornalístico, ou seja,
o trabalho é orgânico, pois a ideia não é aparecer em formato de publicidade
onde é possível comprar um espaço e publicar o que o cliente deseja.
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias
Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a
marca de empresas no mercado por meio da mídia – pontua que costuma alertar a
seus clientes que a assessoria é como um passo de formiguinha, além do mais,
você planta hoje e colhe logo mais à frente.
“Para a marca ganhar cada vez mais visibilidade,
credibilidade e reputação em seu mercado de atuação, a parceria com a
assessoria de imprensa precisa de uma constância. Afinal, quem não é visto não
é lembrado, não é mesmo?! Há casos em que o resultado é muito mais rápido que o
esperado entre essa ligação da empresa com os veículos de comunicação, porém,
deve ser algo com constância, daí a necessidade de um trabalho contínuo”, diz.
Vale lembrar que quem tem o poder de decidir o que
será publicado ou não é apenas os jornalistas de redação e os chefes de pautas.
Por isso, não é possível garantir publicações em veículos, independente de qual
seja ele. Mas de toda forma, um assessor sério e idôneo fará de tudo para que o
seu cliente saia em grandes veículos.
Para isso, é feito de forma constante sugestões de
pautas, releases atrativos para que o jornalista da redação se interesse pelo
material logo nas primeiras linhas que ler o texto e “compre a ideia” de que
aquele assunto será bom.
Imagem se constrói!
Brito reforça que a imagem da empresa se constrói aos
poucos na mídia. “Um trabalho de assessoria quando bem feito tem sucesso
garantido, e digo isso para ambas as partes, pois a médio e a longo prazo é
possível trazer para o cliente resultados que sozinho ele jamais conseguiria
alcançar”, enfatiza a diretora de comunicação.
Renata ainda dá algumas dicas antes do cliente fechar
acordo com alguma assessoria de imprensa: verifique a experiência da agência de
comunicação; os resultados obtidos; e trabalhados anteriores.
“Costumo falar ao cliente que ele não deve ter pressa,
até mesmo para não atropelar as estratégias que possam estar no planejamento.
Quanto mais um assessor consegue extrair informações da marca, melhor será o
resultado. Daí a importância de as duas partes andarem sempre juntas, pois o
porta-voz da marca precisa estar sempre disponível, o que aumenta as chances de
alinhar a melhor estratégia para criar e até mesmo melhorar a imagem da marca
na imprensa. Lembre-se: de degrau em degrau é possível alcançar o topo do
sucesso”, finaliza Brito.
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br
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