Colégio Santo Agostinho e Escolas Sociais Agostinianas conquistam Selo ODS Educação 2025, consolidando compromisso com a Ecologia Integral e qualidade educacional
Certificação integra as unidades a um grupo seleto de instituições de ensino do país alinhadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
As unidades do Colégio Santo Agostinho e Escolas Sociais Agostinianas celebram uma importante conquista: o recebimento do Selo ODS Educação 2025. Com isso, todas as unidades do Colégio Santo Agostinho – em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima e Divinópolis – assim como suas escolas sociais em Minas Gerais, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro, passam a integrar o seleto grupo de apenas 129 instituições de ensino no Brasil reconhecidas por sua efetiva contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).
A iniciativa do Selo ODS Educação, concedido pelo Instituto Selo Social, tem como propósito valorizar e estimular organizações educacionais, tanto públicas quanto privadas, que promovem ativamente as metas da Agenda 2030, com foco especial no ODS 4 – Educação de Qualidade. A premiação formal das instituições certificadas está prevista para o próximo ano, em um evento que celebrará o impacto dessas ações transformadoras.
A Rede Lius Agostinianos, marca que representa o Colégio Santo Agostinho e as Escolas Sociais, se inscreveu para concorrer à certificação com um projeto piloto que consolidou as diversas ações e iniciativas já adotadas pela Instituição em seus Programas de Ensino. Marcela Poeiras, coordenadora de Processos de Gestão e Sustentabilidade da Rede Lius, destaca que a obtenção do selo, logo na fase inicial dessa proposta, reforça a relevância e o impacto social e ambiental dos projetos da instituição, evidenciando seu compromisso com a responsabilidade social.
"Essa certificação é um testemunho do trabalho integrado e do compromisso de toda a nossa comunidade educacional. Começamos com um projeto piloto que já revelou a força e a abrangência das nossas ações, e o Selo ODS Educação 2025 nos impulsiona a ir além. É indicativo de que estamos no caminho certo para uma educação que não apenas forma, mas transforma, conectando nossos alunos e professores aos desafios globais da sustentabilidade", afirma.
As ações que resultaram na conquista do selo abrangem tanto as unidades do Colégio quanto as Escolas Sociais. A expectativa é que, a partir de 2026, essa iniciativa se consolide como um processo institucional estruturado, ampliando a mobilização de projetos, educadores e estudantes. “Há um compromisso permanente de intensificar a integração entre as práticas pedagógicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo o engajamento de toda a comunidade escolar”, explica Marcela.
Projeto destaque
Entre os projetos apresentados para obter a certificação, o destaque fica para o Projeto Institucional de Gestão de Resíduos – Rumo à Escola Lixo Zero. Desenvolvido de forma integrada em todas as Unidades, essa iniciativa está fortemente alinhada ao ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, especialmente à meta 12.8, que visa garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.
O projeto tem como objetivo principal a separação correta e a destinação adequada de resíduos para reciclagem e compostagem. Um dos indicadores de impacto mais significativos é o percentual de resíduos desviados de aterros sanitários, que alcançou 48% entre janeiro e setembro de 2025, com a meta de aumentar continuamente esse resultado.
O impacto social do projeto é notável: a existência de ecopontos nas Unidades tem incentivado a comunidade do entorno e a comunidade escolar a separar seus resíduos, especialmente em locais onde não há coleta seletiva regular. Mais de 8.500 crianças e 1.300 adultos já foram beneficiados diretamente por essa iniciativa.
Educação transformadora e Ecologia Integral
Rodrigo Mourão, gestor de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Rede Lius, enfatiza que o Selo ODS Educação comprova, de forma estruturada e transparente, o impacto sustentável da educação promovida pela Rede Lius Agostinianos. “Ele evidencia o alinhamento não apenas com os ODS e a Agenda 2030, mas também com a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que propõe o cuidado com a Casa Comum. Essa é uma educação que transforma, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e comprometida com a preservação do planeta.”
Ele ressalta que, na Rede Lius, a Ecologia Integral, que integra as dimensões ambiental, econômica, vida cotidiana, social, cultural e ética, não é apenas um conceito, mas um valor intrínseco que orienta a Instituição. “Essa visão norteia a proposta pedagógica e o compromisso de formar uma comunidade escolar consciente e preparada para enfrentar os desafios do mundo atual, em profunda conexão com a espiritualidade de Santo Agostinho, que inspira a prática educativa e a reflexão interior da Instituição.”
Ele acrescenta que “a conquista do Selo ODS Educação 2025 reafirma nossa convicção de que educar é um ato de responsabilidade social. Quando a educação é orientada por valores, propósito e compromisso com o futuro, ela se torna uma das ferramentas mais poderosas de transformação do mundo."
Nenhum comentário